Conecte-se conosco

header-top


 






 

19/11/2024
 

Geral

Palestra sobre racismo no esporte reúne ex-árbitro e ex-jogador da Seleção em Canoas

Redação

Publicado

em

Palestra sobre racismo no esporte reúne ex-árbitro e ex-jogador da Seleção em Canoas

O racismo no esporte será o tema central de uma palestra promovida pela Semana da Arte e da Cultura Negra e organizada pela Coordenadoria da Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes de Canoas.

Entrada gratuita

O evento reunirá dois grandes nomes do esporte gaúcho: o ex-árbitro Márcio Chagas e o ex-jogador do Internacional e da Seleção Brasileira Pinga. A atividade será realizada na terça-feira, 19, às 10 horas, no Auditório Sady Schwitz, com entrada gratuita e aberta ao público.

A Semana da Arte e Cultura Negra, iniciativa da Prefeitura de Canoas, é promovida pela Secretaria de Cultura e pela Coordenadoria da Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, em parceria com o Colegiado Setorial Afro-Indígena. A programação segue até quarta-feira, 20.

Geral

Dia Nacional do Conselho Tutelar: você sabe para que serve o órgão?

Redação

Publicado

em

Dia Nacional do Conselho Tutelar você sabe para que serve o órgão

No Dia Nacional do Conselho Tutelar (CTs), celebrado nesta segunda-feira, 18, Canoas reitera a importância desse órgão na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

O município conta com quatro CTs, que abrangem todos os bairros, sob a coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e suporte da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social (SMAS).

Conforme o coordenador-geral dos CTs de Canoas, Rogério Behn, o Conselho Tutelar é o “fiscal” dos direitos das crianças e adolescentes.

“O órgão ‘fiscaliza’ se a família, os órgãos públicos e a sociedade estão assegurando os direitos infantojuvenis. As atribuições do CT, previstas no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), são atuar no combate às formas de negligências, às violências físicas e psicológicas, ao abuso e à exploração sexual, ao trabalho infantil e outras formas de violações de direitos”, explica.

No trabalho, os conselheiros tutelares realizam a escuta qualificada, orientam, notificam e encaminham casos denunciados e/ou identificados, além de aplicar as medidas protetivas referentes a cada situação.

“Os conselheiros tutelares são vinculados ao município no sentido de que é dever da Prefeitura dar todo o suporte e as condições necessárias para que eles possam exercer seu papel perante a sociedade. São profissionais essenciais para assegurar a preservação dos direitos de crianças e adolescentes da nossa cidade”, destaca o secretário municipal da Assistência Social, Saulo Gil.

Os quatro CTs de Canoas (Sudoeste, Sudeste, Noroeste e Nordeste) funcionam em uma sede centralizada, na Rua Domingos Martins, 400, de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h. “Sexta é dia de colegiado e reunião com a rede de proteção, sendo o atendimento pelo número 34257613.

Nos demais dias e horários, o plantão atende no (51) 99327-5389”, ressalta Behn, que está em seu quinto mandato. “Acredito na Doutrina da Proteção Integral e na força que o CT tem de assegurar tanto os direitos quanto a segurança e proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência”, salienta.

Os Conselhos Tutelares de Canoas:

Microrregião 1 – Sudoeste
Centro, Mato Grande, Fátima, Rio Branco e Ilha das Garças
(51) 99230-7440

Microrregião 2 – Sudeste
Marechal Rondon, Nossa Senhora das Graças e Niterói
(51) 99230-6110

Microrregião 3 – Nordeste
Estância Velha, Olaria, Guajuviras, Igara, São José e Brigadeira
(51) 99230-6105

Microrregião 4 – Noroeste
Industrial, São Luís, Mathias Velho e Harmonia
(51) 98255-2481

 

Continuar a ler

Geral

Crianças produziram presentes as mães em situação de privação de liberdade em Guaíba

Redação

Publicado

em

Crianças produziram presentes as mães em situação de privação de liberdade em Guaíba

Na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba, Rio Grande do Sul, a ONG Visão Mundial, organização humanitária presente no Brasil há quase 50 anos, em parceria com o PECAN, promoveu uma ação transformadora nos dias 9 e 10 de novembro.

Mais de 60 crianças e adolescentes reuniram-se no local para presentear as suas mães em situação de privação de liberdade, proporcionando momentos de visitação e renovando laços de afeto e esperança entre as famílias.

A iniciativa aconteceu no “Espaço da Gurizada”, uma iniciativa da Unicef, tendo a Visão Mundial como parceiro implementador, área criada originalmente para acolher crianças afetadas pelas enchentes na região e mantida após a crise.

Crianças produziram presentes as mães em situação de privação de liberdade em Guaíba

Crianças produziram presentes as mães em situação de privação de liberdade em Guaíba

Nesse ambiente seguro e acolhedor, as crianças confeccionaram pulseiras e desenhos, presentes simbólicos para suas mães. A ação reforça a importância do contato familiar para as mulheres encarceradas, que, segundo dados do Conselho da Comunidade da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, recebem visitas em apenas 20% dos casos, índice muito inferior ao do encarceramento masculino.

“Foi um momento em que nos sentimos menos isoladas e pudemos ver nossos filhos felizes,”relatou uma das apenadas. “A presença das crianças trouxe cor e esperança ao nosso dia”, afirmou Thiago Crucciti, Diretor Nacional da ONG Visão Mundial.

A ação foi essencial para reduzir o estigma e o abandono que essas mulheres enfrentam. “Essas mães lidam com o preconceito constante e com a solidão, enquanto seus filhos também sofrem com a ausência materna. Esse gesto simples é uma forma de resistência e esperança diante de um contexto tão difícil”, concluiu.

Dados do Infopen revelam que o tráfico de drogas é o principal motivo pelo qual as mulheres são presas, representando 62% das condenações ou processos em andamento para detentas no Brasil.

Frente a essa realidade, a Visão Mundial reafirma seu compromisso com ações que fortaleçam a conexão familiar e promovam a dignidade e reintegração social dessas mulheres.

Sobre a Visão Mundial (World Vision)

A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça.

A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade.

Para mais informações: http://www.visaomundial.org.br/ .

Continuar a ler

Geral

Prefeito Jairo Jorge vistoria andamento das obras nas escolas municipais de Canoas

Redação

Publicado

em

Prefeito Jairo Jorge vistoria andamento das obras nas escolas municipais de Canoas

Na manhã de terça-feira, 12, o prefeito Jairo Jorge, junto com a Secretaria de Educação e o Escritório de Projetos, acompanhou o andamento das obras em escolas municipais. Na EMEF Assis Brasil, no bairro Mato Grande, os alunos retornaram às aulas após a enchente, no dia 5 de agosto, já utilizando a nova sede da escola. A estrutura conta com nove salas de aula, totalmente modernas e equipadas, com capacidade para receber até 660 alunos.

EMEF Rui Cirne Lima

Na EMEF Rui Cirne Lima, as obras de construção do novo prédio estão em ritmo avançado, com entrega ainda em dezembro. A nova estrutura vai mais do que dobrar a capacidade da escola, podendo receber até cerca de 500 alunos, com espaço mais adequado para os estudantes e professores. As obras também seguem na EMEF Ministro Rubem Ludwig, que já está na segunda fase.

EMEF Ceará

Já na EMEF Ceará, o prefeito conferiu as novas salas modulares que estão recebendo os alunos desde o dia 4 de novembro. O espaço conta com nove salas de aulas, uma sala para os professores, cozinha, depósito e quatro banheiros. Da antiga estrutura danificada pela enchente, apenas a quadra esportiva ainda pode ser utilizada. O restante está interditado e será demolido.

CEIA

A última vistoria foi no Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) Professora Ana Lúcia Ribeiro Jacobsen, no bairro Mathias Velho. O local retomou os atendimentos para cerca de 150 alunos na sua sede no início de novembro. Ainda são realizadas obras e melhorias pontuais na estrutura.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm