Eleições 2024
Definidos sete pré-candidatos para a Prefeitura de Porto Alegre; saiba quem são
Cumprindo o prazo eleitoral para definição dos pré-candidatos e candidatas para as eleições municipais 2024, que definem prefeito (a) e vereadores, os partidos concluíram suas convenções no domingo, 5, fechando suas nominatas.
Concorrendo à Prefeitura, são sete nomes confirmados; confira abaixo, em ordem alfabética:
Carlos Alan (PRTB) com o vice João Morsch (DC)
Fabiana Sanguiné (PSTU) com o vice Regis Battista Ethur (PSTU)
Felipe Camozzato (Novo) com a vice Raqueli Baumbach (Novo)
Juliana Brizola (PDT) com o vice Thiago Duarte (UB)
Luciano do MLB (UP) com a vice Amanda Benedett (UP)
Maria do Rosário (PT) com a vice Tamyres Filgueira (PSOL)
Sebastião Melo (MDB) com a vice Bettina Worm
Eleições 2024
Divulgados os nomes dos primeiros Secretários do governo eleito de Canoas
Nesta terça-feira, 19, o prefeito eleito de Canoas, Airton Souza e o vice-prefeito, Rodrigo Busato, divulgaram os dois primeiros nomes que integrarão o futuro governo municipal a partir de janeiro.
Rossano Gonçalves assumirá como Secretário de Governo, e Major Alberto Rocha como Secretário de Segurança.
“Muito me orgulha chegar neste momento de anunciar os dois primeiros nomes que vão fazer estar ao meu lado. Este é o início de uma nova era em Canoas. A era das boas notícias!”, celebra Airton Souza.
Rodrigo Busato, vice prefeito, também comemorou o momento.
“Eu estou muito feliz e orgulhoso deste momento, em teu nome Airton. Faz a gente ver que lá atrás fizemos a escolha certa de apoiar este projeto, aquele que acreditamos ser o melhor para Canoas. Quando temos a missão que nós temos, com o tamanho desse desafio que é reconstruir Canoas, ter pessoas com essa experiência ao nosso lado é fundamental.”
Rossano, que hoje é o responsável pelo Governo de Transição, agradeceu pela confiança.
“Minha vida foi feita de desafios, e eu vim para cá para construir uma proposta e um projeto, e agora vem o mais importante: colaborar com muita lealdade para seguir construindo este projeto que a população escolheu. Trabalharemos para trazer soluções para o nosso prefeito e para a cidade de Canoas”, afirma.
Major Alberto Rocha retorna ao cargo e projeta os primeiros passos.
“Quando estive à frente da secretária em Canoas, realizamos 343 operações integradas entre as forças de segurança municipal, estadual e federal. Este é um dos primeiros movimentos que queremos fazer, que o nosso prefeito já sinalizou a vontade. Além disso, temos o compromisso de construir uma nova sede para a Brigada Militar no bairro Mathias Velho”, projeta o Major Alberto Rocha.
Airton já deu uma primeiro missão para o novo secretário de Segurança.
“Precisamos encontrar formas de incentivar e valorizar os policiais que atuam no município”, destacou o prefeito.
O Presidente estadual do Partido Liberal, o Deputado Federal Giovani Cherini, esteve presente no momento.
“Me honra muito estar nessa mesa onde a grande esperança de Canoas começa a tomar corpo. É uma fase importante e todos tem participação nisso. Uma prefeitura como Canoas precisa de experiência e paciência, e isso o Airton e o Rodrigo tem muita”, completa.
Sobre Major Alberto Rocha
Retorna ao cargo de Secretário de Segurança de Canoas, onde esteve à frente da pasta entre os anos de 2018 e 2020. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela ULBRA, Rocha é atual Secretário de Segurança de Esteio, onde está desde 2021.
Entre as várias atividades na área da segurança que Rocha carrega em seu currículo de mais de 40 anos, está a passagem pelo Palácio Piratini, entre 2008 e 2010, onde foi Chefe da Divisão de Inteligência da Casa Militar do Rio Grande do Sul, no Gabinete da Governadora.
Sobre Rossano Dotto Gonçalves
É natural de São Gabriel, onde foi cinco vezes prefeito. Como gestor municipal, foi pioneiro na adoção do Piso Nacional do Magistério e modernização pedagógica, elevando São Gabriel ao maior IDEB do Centro-Oeste gaúcho.
Criou o Pronto Atendimento 24 Horas, unidades de saúde e moradias populares, além de apoiar o setor industrial e o agronegócio. Presidente de importantes associações regionais, atualmente é vice-presidente do Partido Liberal no Rio Grande do Sul, tendo recentemente coordenado as campanhas vitoriosas para as prefeituras de São Gabriel e Canoas.
Eleições 2024
Airton Souza se manifesta sobre decisão do STJ que mantém condenação
A segunda turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, nesta terça-feira, 12, os embargos de declaração que Airton Souza (PL), prefeito eleito de Canoas, apresentou para tentar derrubar as sentenças de condenação por improbidade administrativas que foram dadas em 1ª e 2ª instâncias.
Momentos depois da decisão, diante da repercussão e dúvidas em relação a sua posse em 1º de janeiro de 2025, o prefeito eleito emitiu nota onde diz que o processo ainda não transitou em julgado (não chegou ao seu fim) e que não altera o resultado da eleição. Airton diz, ainda, que está tranquilo e que os trabalhos de transição de governo seguem. Veja a nota na íntegra abaixo:
“1. A decisão desta terça-feira (12) em nada altera o resultado da eleição e da vontade soberana dos canoenses. Minha candidatura foi homologada pela Justiça Eleitoral porque sou ficha limpa — e continuo sendo.
2. O processo ainda não transitou em julgado, ou seja, ainda não terminou e a minha defesa ingressará com os recursos cabíveis para que a verdade prevaleça. Jamais agi de má-fé, prova disso que o próprio Tribunal de Justiça frisou o fato de não haver dolo na ação, muito menos enriquecimento ilícito. Por esse motivo, confio que mais cedo ou mais tarde a Justiça será feita.
3. Tenho a tranquilidade em dizer que a vontade majoritária dos canoenses será respeitada. Conquistamos uma vitória legítima, tanto em 1º, quanto em 2º turno. Os trabalhos do grupo de transição estão ocorrendo e, a partir de janeiro, iniciaremos as transformações que nossa cidade tanto precisa.
Atenciosamente,
Airton Souza, vereador e prefeito eleito de Canoas”
Eleições 2024
Reunião com equipes de transição definiu prazo de dez dias para que atual gestão responda pedidos da futura
Nesta segunda-feira, 4, aconteceu, no Paço Municipal, a primeira reunião para transição da Administração Municipal. O encontro contou com a participação dos representantes da atual administração – Aristeu Ismailow, Daniele Ilha e Jéssica Estraich – e da futura gestão.
10 dias para gestão atual responder pedidos
Presente no início da reunião, o prefeito Jairo Jorge pontuou melhorias definidas para o período de transição.
“Desta vez, definimos um prazo de 10 dias para que a atual gestão responda os pedidos de informação da futura gestão. Desta forma, garantimos que todas as informações serão passadas em tempo hábil”, explicou o prefeito.
De acordo com o coordenador da Comissão de Transição, Rossano Gonçalves, a primeira reunião foi tranquila.
“Este primeiro momento foi de solicitações de informações e recebemos a garantia de que elas nos serão dadas. É a partir do que recebermos que vamos coordenar a criação dos novos grupos de trabalho”, explica. “Até lá, vamos trabalhar internamente, organizar e dialogar também com o prefeito eleito, Airton Souza, e com o vice, Rodrigo Busato. Quando tivermos tudo em mãos, se dará o próximo passo”, afirma. “Estamos muito otimistas), completa.
Ao final da reunião, foi definido como se dará a continuidade do processo de transição, conforme explicou Aristeu Ismailow.
“A partir do dia de hoje, oficialmente, nós demos início à transição governamental entre a gestão atual, que termina seus trabalhos em 31 de dezembro de 2024, e a nova gestão, cujas atividades começam a partir de 1° de janeiro de 2025. A partir de agora, os próximos passos serão tratados todos por e-mail e, se houver alguma necessidade mais urgente de uma reunião presencial, vai ser marcado entre as equipes”, concluiu Ismailow.
- Coluna3 dias atrás
ECONOMIA: ‘Caminhos para a Inclusão e o Empoderamento’ (por Cristiane Souza)
- Coluna7 dias atrás
PSICOLOGIA: Tenho esquizofrenia, e agora? (por Marianna Rodrigues)
- Eleições 20241 semana atrás
Airton Souza se manifesta sobre decisão do STJ que mantém condenação
- Empresas & Negócios1 semana atrás
Grupo Passarela segue firme em seu plano de expansão e inaugura mais uma loja no Rio Grande do Sul
- Empresas & Negócios7 dias atrás
Confirmada a instalação de uma unidade das lojas Havan em Canoas
- Artigo2 dias atrás
‘400 DIAS, O FIM DO MITO’ (por Carlos Marum – Ex-Ministro de Estado)
- Emprego1 semana atrás
Feirão de Emprego em Canoas oferta vagas na empresa JBS
- Geral1 semana atrás
Iniciada a programação do Mês da Consciência Negra em Nova Santa Rita