Transporte
Subsídio ao Transporte Coletivo é aprovado e passagem segue gratuita em Canoas

Nesta manhã, durante a sessão extraordinária ocorrida na Câmara Municipal de Canoas, o Plenário aprovou o Projeto de Lei No 28/2024, que trata da concessão de subsídio no transporte coletivo do município.
A medida foi proposta como resposta ao Estado de Calamidade Pública declarado em virtude das fortes chuvas que afetaram a cidade deste ano.
O projeto, apresentado pelo executivo, visa mitigar os impactos econômicos e sociais que os alagamentos causaram à população. A proposta foi submetida à Câmara e recebeu apoio unânime dos vereadores presentes.
Principais Pontos do Projeto de Lei:
Concessão de Subsídio:
A lei permite ao Município conceder subsídios tarifários ao serviço de transporte público coletivo de passageiros, visando facilitar o acesso da população a esse serviço essencial durante o período de calamidade pública.
Critérios e Execução:
O subsídio será concedido diretamente à concessionária do serviço de transporte coletivo, com base no número de usuários subsidiados e no valor da tarifa técnica a ser fixado por decreto do Poder Executivo Municipal.
Fiscalização e Acompanhamento:
A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade será responsável pelo acompanha e fiscalização do cumprimento das disposições da lei.
Duração e Financiamento:
A lei terá validade enquanto perdurar o Estado de Calamidade Pública, que foi declarado em 6 de maio de 2024 e reconhecido pelo Congresso Nacional. O financiamento do subsídio será realizado mediante abertura de crédito adicional suplementar na Lei Orçamentária de 2024, utilizando recursos do Fundo Livre.
O prefeito Jairo Jorge destacou a importância da medida, afirmando que ela é “essencial para garantir a continuidade dos serviços públicos e apoiar a população de Canoas em um momento de grande fragilidade socioeconômica”.
Segundo o projeto, a administração municipal espera minimizar os impactos negativos na mobilidade urbana e proporcionar alívio àqueles que foram mais afetados pelas recentes adversidades climáticas.
Transporte
Reunião entre Trensurb e Seapa alinha operação de transporte para Expointer 2025

Na tarde de segunda-feira, 22, representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapa) do Governo do Rio Grande do Sul estiveram na sede da Trensurb para alinhar ações operacionais e de comunicação sobre a mobilidade durante a Expointer 2025. A comitiva da secretaria foi recebida pelo diretor de Operações da Trensurb, Ernani Fagundes.
Durante o encontro, Fagundes destacou a importância de a Trensurb operar integralmente no período da feira, considerada uma das maiores exposições agropecuárias da América Latina.
“Para tanto, estamos ajustando nossos cronogramas de obras e assumindo intervalos maiores entre os trens aos sábados, para conseguirmos ter uma janela maior para a reconstrução da via férrea e contribuir para o atendimento ao público nos dias de evento”, explicou.
A edição de 2025 da Expointer acontecerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro. A expectativa da organização é receber cerca de 1 milhão de visitantes ao longo dos nove dias de programação.
A Trensurb, tradicionalmente, tem papel fundamental na mobilidade durante o evento, sendo um dos principais meios de transporte utilizados pelos visitantes.
Transporte
Operação da Trensurb no sábado, 19, tem alteração em função de obras para garantir trens em horário integral na Expointer

A Trensurb informou que no sábado, 19, os trens circularão em via única, em ambos os sentidos, no trecho que compreende as estações Aeroporto, Anchieta e Niterói. Nesse trecho, eles passam pelas plataformas na via normalmente utilizada pelas composições que transitam em direção à Estação Novo Hamburgo.
De acordo com a empresa, as plataformas estarão sinalizadas para melhor orientar os usuários, mas é importante ter atenção aos indicadores de destino dos trens. Em função das alterações na operação, os intervalos entre viagens ao longo de todo o dia serão de 25 minutos (normalmente, variam de 12 a 20 minutos).
Ônibus
A fim de permitir a continuidade dos trabalhos de reconstrução da via, necessários devido aos impactos da enchente de maio de 2024, o serviço de trens segue sendo complementado pelo uso de ônibus, no trecho entre as estações Mercado e Mathias Velho, nos dias úteis e sábados, após as 20h, e, aos domingos, durante todo o horário de operação.
48ª Expointer
As alterações de sábado ocorrem a fim de assegurar que, durante o período de realização da 48ª Expointer, a circulação de trens aconteça em toda a linha, de Mercado a Novo Hamburgo, durante todo o horário de funcionamento do sistema, das 5h às 23h, sem necessidade de serviço complementar de ônibus.
A feira ocorre no Parque Assis Brasil, em Esteio, junto à estação da Trensurb no município, de 30 de agosto a 7 de setembro. Historicamente, o período do evento é o de maior movimento no metrô gaúcho. As mudanças na operação irão permitir que os trabalhos de reconstrução da via férrea sejam acelerados, iniciando na sexta à noite e se estendendo até a madrugada de segunda-feira.
Transporte
Trensurb avança em obra essencial na via férrea para restabelecer velocidade normal dos trens

Durante todo o último fim de semana, a Trensurb seguiu realizando uma obra estratégica de recuperação e modernização da via férrea na região da Estação Farrapos. A intervenção, que compreende a remoção completa e substituição do lastro britado, dormentes e fixações, tem como objetivo entregar uma via com padrão equivalente ao de uma estrutura nova.
Segundo a chefe do Setor de Via Permanente da Trensurb, Laís Oliveira, “essa não é uma manutenção rotineira, é uma renovação completa. É como zerar a vida útil da via, substituindo todo o material comprometido por novos componentes”.
A obra também contempla as rampas de acesso à estação, promovendo melhorias estruturais. Com a recuperação das subestações de energia elétrica de tração e da sinalização, essa renovação da via férrea permitirá eliminar as restrições de velocidade impostas por segurança, que chegaram a reduzir de 90km/h para 50km/h o tráfego em alguns trechos — o que impactava diretamente no tempo total de viagem dos trens.
Mesmo com os transtornos temporários causados pela execução da obra, a Trensurb reforça que os benefícios serão significativos e duradouros.
“Queremos entregar uma via com o máximo de desempenho possível. Com isso, conseguimos reduzir o tempo de deslocamento e melhorar a experiência de nossos usuários”, finaliza Laís.
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