Clima
Defesa Civil RS alerta para instabilidades climáticas no Estado nos próximos dias
De acordo com a Defesa Civil, na quinta-feira, 20, instabilidades atuam sobre áreas da metade Norte do Estado, Centro e Costa Doce. Os volumes variam entre 15 e 25 mm/dia, podendo passar pontualmente dos 35 mm/dia no Noroeste, Norte e parte da Serra.
No decorrer da noite, o fluxo de umidade vindo do norte do país também traz chuva e vento fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo no Noroeste, Missões, Centro e Oeste gaúcho. Com o avanço das instabilidades, os ventos devem passar dos 65 km/h.
Previsão do final de semana
Na sexta-feira, 21, as instabilidades se espalham novamente sobre todo o RS, com chuvas fortes a intensas acompanhadas de descargas elétricas, queda de granizo e rajadas de vento que podem passar dos 70 km/h.
Os acumulados ficam entre 30 a 45 mm/dia, podendo ficar acima dos 80 mm/dia no Oeste, Missões, parte da Campanha, Centro, Vales e RMPOA.
No sábado, 22, as condições favorecem as instabilidades com chuva e vento pontualmente fortes sobre a metade Sul. Na Campanha, Sul e Costa Doce, há risco de chuva forte, queda de granizo e ventos acima dos 80 km/h.
Os acumulados pontuais podem chegar aos 25 mm/dia, especialmente no Sul gaúcho.
No domingo, 23, persistem as instabilidades com chuva e vento pontualmente fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo sobre a maioria das regiões.
Na Campanha, Centro, Sul, Costa Doce e Vale do Rio Pardo, os acumulados variam entre 15 e 25 mm/dia, podendo passar pontualmente dos 40 mm/dia.
Chuvas seguem na segunda-feira
A tendência é que, na segunda-feira, 24, as chuvas moderadas a pontualmente fortes tendem a seguir atuando sobre a metade Norte do Estado, com volumes passando dos 80 mm/dia no Centro-Norte, Vales, Serra e Litoral Norte.
Alerta
Ao final deste aviso, os acumulados poderão variar entre 50 e 70 mm sobre o Estado, devendo passar pontualmente dos 150 mm no Oeste, Missões, Campanha, Centro, Vale do Rio Pardo, Costa Doce, parte da Região Metropolitana e Litoral Médio. Na sexta e domingo, devem ser registrados os maiores volumes do período.
Clima
Ferramenta de alerta da Defesa Civil para desastres entra em operação nas regiões Sul e Sudeste
A partir desta quarta-feira, 4, o novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional, o Defesa Civil Alerta, entrará em operação nas regiões Sul e Sudeste e estará disponível em casos de desastres de grande perigo. A tecnologia foi criada em parceria com o Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras.
Redes 4G e 5G
A ferramenta utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso. Os alertas são disparados para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio do usuário.
No último fim de semana, um alerta demonstração foi enviado para 36 municípios do Rio Grande do Sul e, também, para a cidade de Belo Horizonte (MG) como forma de mostrar a funcionalidade do Defesa Civil Alerta para a população.
As cidades gaúchas que receberam o alerta demonstração foram: Três Forquilhas, Itati, Três Coroas, Porto Mauá, Pedro Osório, São Sebastião do Caí, Maquiné, São Lourenço do Sul, Muçum, Encantado, Cruzeiro do Sul, Dom Pedrito, São Vendelino, Eldorado do Sul, Porto Xavier, Estrela, Iraí, Pelotas, Rolante, Alegrete, Igrejinha, Quaraí, Parobé, São Jerônimo, Montenegro, Rosário do Sul, Pântano Grande, Barra do Guarita, Uruguaiana, Itaqui, Capão do Leão, Caxias do Sul, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Cachoeira do Sul e Santa Maria.
A ferramenta será integrada às outras formas de alerta já utilizadas pela Defesa Civil. Ela será empregada exclusivamente em casos de desastres extremos ou severos, que representem risco iminente à população.
Clima
Defesa Civil do Rio Grande do Sul realiza demonstração de nova ferramenta de alerta
No sábado, 30, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul realizou uma demonstração da nova ferramenta Defesa Civil Alerta, enviando um alerta para 36 municípios de diversas regiões do Estado utilizando a tecnologia cell broadcast.
O envio do alerta foi feito em duas etapas. O primeiro foi às 15h para os seguintes municípios: Alegrete, Dom Pedrito, Itaqui, Quaraí, Rosário do Sul, Uruguaiana, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Pântano Grande, Capão do Leão, Pedro Osório, Pelotas e São Lourenço do Sul.
O segundo ocorreu às 15h05, abrangendo Porto Xavier, Porto Mauá, Barra do Guarita, Iraí, Caxias do Sul, São Vendelino, São Sebastião do Caí, Estrela, Encantado, Cruzeiro do Sul, Muçum, Eldorado do Sul, Igrejinha, Itati, Maquiné, Montenegro, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Parobé, Rolante, São Jerônimo, Três Coroas e Três Forquilhas.
Os militares do Centro de Operações da Defesa Civil (Codec) estadual utilizaram a Interface de Divulgação de Alertas Públicos para enviar a mensagem aos celulares dos municípios com o seguinte conteúdo:
“Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de Emergência no RIO GRANDE DO SUL. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA”.
A mensagem foi limitada devido ao número restrito de caracteres disponíveis.
Moradores de municípios vizinhos também podem ter recebido a mensagem devido à proximidade das torres de sinal de telefonia.
O que foi avaliado na demonstração
Durante o teste, foi verificado o funcionamento da ferramenta de alertas cell broadcast. Essa nova tecnologia, criada em parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as quatro grandes operadoras de telefonia, utiliza a rede celular para enviar alertas com aviso sonoro e vibratório, sobrepondo-se a qualquer outro conteúdo exibido na tela do usuário.
Os técnicos do Codec, responsáveis pelo envio do alerta, relataram que o exercício transcorreu conforme o planejado, sem intercorrências.
Durante a execução, foram monitorados diversos aspectos da ferramenta, como a velocidade de envio da mensagem, a efetividade na recepção do alerta pelos celulares nos municípios e o funcionamento da tecnologia cell broadcast. O processo foi concluído dentro do cronograma.
A ferramenta será integrada às outras formas de alerta já utilizadas pela Defesa Civil Estadual a partir de 4 de dezembro. Ela será empregada exclusivamente em casos de desastres extremos ou severos, que representem risco iminente à população
Clima
Defesa Civil emite alerta para condição meteorológica nos dias 19 a 21 de novembro
Os acumulados poderão variar entre 140 a 190 mm no Litoral Norte, e 65 a 100 mm na Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra, Vales, Centro, Missões, Oeste e parte da Campanha. Nas demais regiões, os acumulados devem ser inferiores a 40 mm.
Na terça-feira, 19, uma frente fria estacionária aliada a um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, e ao transporte de umidade vinda do Oceano, contribuem na ocorrência de chuvas fortes e temporais isolados, especialmente no Oeste, Centro, parte da Campanha e na metade Norte do Estado.
Acúmulos de água e rajadas de vento
Os acumulados variam entre 70 e 90 mm/dia no Oeste, Missões e parte do Centro. No Litoral Norte, os volumes ficam em torno de 60 mm/dia, e abaixo de 40 mm/dia nas demais regiões. As rajadas de vento ficam entre 40 e 60 km/h nas áreas com instabilidades.
Na quarta-feira, 20, os sistemas meteorológicos seguem atuando e intensificam ainda mais as chuvas, que tendem a ser volumosas em boa parte do território gaúcho.
Os acumulados de precipitação ficam entre 60 e 85 mm/dia na RMPOA, Serra e parte do Centro, entre 70 e 110mm/dia no Litoral Norte, e abaixo de 40 mm/dia nas demais regiões. As rajadas de vento se intensificam em todas as áreas, variando entre 50 e 75 km/h.
Na quinta-feira, 21, o sistema de baixa pressão e o transporte de umidade do Oceano permanecem favorecendo pancadas de chuva no Litoral Norte e no Extremo Norte gaúcho.
Os acumulados ficam entre 10 e 30 mm/dia nessas regiões. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, há pancadas de chuva fraca, com volumes inferiores a 10 mm/dia. As rajadas de vento variam entre 50 e 65 km/h em todo o Estado.
Atenção para chuvas e ventos fortes
A Defesa Civil orienta: feche bem janelas e portas, desligue os aparelhos elétricos, feche o registro de água e gás, se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de segurança, não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas, e evite atravessar alagamentos a pé ou de carro. Abrigue animais domésticos e mantenha-os em segurança.
Consulte a Defesa Civil local sobre os Planos de Contingência e saiba como agir em caso de desastre. Emergência ligue 190 ou 193.
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Prefeitura de Canoas prorroga estado de calamidade pública até 10 de março de 2025
- Política1 semana atrás
Prefeito Jairo Jorge cumpre agendas em Brasília em busca de recursos para pagar empresas que fizeram limpeza após enchente em Canoas
- Luto1 semana atrás
Ex-governador Alceu Collares morre aos 97 anos; governador decreta luto oficial de três dias
- Transporte1 semana atrás
Reabertura das estações da Trensurb em Porto Alegre vira presente de Natal para os gaúchos
- Serviços1 semana atrás
Saiba como serão as entregas do Cartão Cidadão durante as celebrações de Ano-Novo
- Trânsito1 semana atrás
Campanha de verão do DetranRS usa analogia entre situações sociais e no trânsito
- Cultura1 semana atrás
Festival Porto Verão Alegre traz atrações de humor para o Sesc Canoas de 18 de janeiro a 15 de fevereiro; confira programação
- Geral6 dias atrás
Fundo de Assistência Social de Canoas recebe R$ 80 mil do Estado