Conecte-se conosco

header-top


 






 

08/04/2025
 

Geral

Fiscalização apreende caçambas clandestinas no bairro Harmonia

Redação

Publicado

em

Foram apreendidas três caçambas na rua Engenheiro Kindler, no bairro Harmonia, por operarem de maneira irregular e clandestina. Os equipamentos não possuíam o documento de Controle de Transporte de Resíduos (CTR), nem apresentavam a identificação obrigatória. A fiscalização ocorreu na quarta-feira, 31, com o apoio de equipes da Secretaria de Serviços Urbanos.

“Além da emissão do CTR, as caçambas devem ser identificadas e sinalizadas com adesivos refletivos para garantir a visibilidade noturna. Esta ação vai além de aplicar a lei, é cuidar da nossa cidade e evitar o descarte irregular de resíduos, garantindo a segurança de todos”, destaca o fiscal da Diretoria de Limpeza Urbana, Diego Menezes.

O proprietário das caçambas tem 60 dias para reivindicar a posse. Ele receberá multas de mais de R$ 5 mil por caçamba por violar a legislação municipal.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Arte pela reciclagem: Canoas recebe o Pimp Nossa Cooperativa

Redação

Publicado

em

Arte pela reciclagem Canoas recebe o Pimp Nossa Cooperativa

No dia 12 de abril, o Pimp Nossa Cooperativa, ação do Pimp My Carroça, desembarca em Canoas, Rio Grande do Sul, para revitalizar a Cooperativa Mãos Dadas. Por meio da grafitagem dos muros e paredes da cooperativa, ações de saúde e bem estar e da implementação de melhorias na segurança do trabalho, o projeto fortalece a estrutura de cada cooperativa pimpada, tornando-as referência socioambiental no território.

Na ocasião, artistas de Canoas e região irão colorir os muros da associação de materiais recicláveis constituindo uma verdadeira exposição a céu aberto. A ação prevê ainda melhorias na sede, como a pintura de sinalização de segurança do trabalho, além da distribuição de kits com camisetas, luvas, máscaras e óculos de proteção individual.

Os profissionais da reciclagem necessitam de visibilidade e reconhecimento, desde as catadoras e catadores que atuam de forma autônoma nas ruas até aqueles organizados em cooperativas e associações. Todos são essenciais para a gestão de resíduos urbanos.

A ação oferece um espaço de reconhecimento e valorização, onde a arte e a cultura se tornaram ferramentas de ressignificação sobre o trabalho dos catadores. A presidenta da Mãos Dadas, Janaína Moura, comenta sobre a importância do espaço:

“Passo a ajudar pessoas que a vida melhorou após ingressar na cooperativa, pessoas que catavam puxando carroça na chuva, no sol, com a renda que tirava mal dava para sobreviver. Mães que moravam de favor com seus filhos sofrendo humilhação, após vir trabalhar na cooperativa conseguiram alugar uma casa para viver. E não menos importante o trabalho ambiental e social”.

A programação do evento contará com atividades culturais, oficinas e ações de saúde para as cooperadas e cooperados. Entre os destaques, estão oficinas de graffiti, discotecagem, apresentações musicais e atividades voltadas ao bem-estar dos trabalhadores.

“O Pimp Nossa Cooperativa é uma ação que transcende a revitalização estética do espaço, lançando um poderoso holofote sobre o real potencial do trabalho dos catadores de materiais recicláveis”, afirma a diretora executiva do Pimp My Carroça, Nanci Darcolléte.

O evento é uma realização do Pimp My Carroça, com apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da Tetra Pak.

Sobre o Pimp My Carroça

O Pimp My Carroça surge em 2012 a partir de um evento colaborativo no Vale do Anhangabaú. Foram reformadas e pintadas carroças de catadoras/es de materiais recicláveis, além de atendimento de saúde e atividades culturais. Nos últimos 12 anos, foram criadas diversas áreas, programas e ações com base em nossa missão: promover visibilidade e a remuneração justa de catadoras e catadores de materiais recicláveis.

Auxílios e programação 

Durante a ação, serão distribuídos kits de segurança do trabalho (EPIs) para os cooperados, artistas e equipe. Confira a line-up de artistas e programação completa:

Artistas participantes:

Programação:

08h00

– Abertura + discotecagem

– MC Tia Crazy + DJ Ita

08h30

– Tenda dos Erês: pinturas de rosto, desenhos e brincadeiras

09h00

– Oficina de trança Nagô com Jacihair

09h00

– Manicure com Carol Moreira

10h30

– Oficina de graffiti com Danna

11h00 

– Show do Circo Jardim com palhaço

13h30

– Discotecagem com DJ Abú

13h30

– Oficina de trança Nagô com Jacihair

13h30

– Manicure com Carol Moreira

14h00

– Oficina de graffiti com Danna

14h00

-Show de rap com Muka MC

14h30

-Show de rap com Thymen

15h00

-Show de sertanejo com Jonnas Nunes

16h00

-Apresentação D’Vilas

_________________________________________________________________________

 

Serviço:

Pimp Nossa Cooperativa

Cooperativa Mãos Dadas

12 de agosto | 8h-17h

R. Prof. Ney Lobo, 85 – Fátima, Canoas

_______________________________________________

Continuar a ler

Comunidade

Iniciada distribuição de telhas para famílias com casas atingidas pelo temporal em Canoas

Redação

Publicado

em

Iniciada distribuição de telhas para famílias com casas atingidas pelo temporal em Canoas

Na manhã de sábado, 5, as equipes da Defesa Civil de Canoas iniciaram a distribuição de telhas para as famílias com residências atingidas pelo temporal da segunda-feira, 31. Os fortes ventos e chuva afetaram, segundo o órgão municipal, o total de 301 residências do município.

De acordo com a getsão municipal, no primeiro dia das entregas foram beneficiadas cerca de 40 casas das regiões mais afetadas. O item de construção está sendo entregue somente após uma vistoria prévia das condições do imóvel e constatação da real do quantitativo de telhas. A população atingida pelo fenômeno climático foi auxiliada, em um primeiro momento, com lonas que serviram como uma medida paliativa diante da chuva.

“Estamos iniciando a distribuição de telhas para os moradores que foram atingidos pelo último temporal da segunda-feira. A entrega ocorre para as famílias com residências que receberam a vistoria realizada pela Defesa Civil e Assistência Social. Estamos hoje (sábado) com cinco equipes entregando telhas nos bairros Mathias Velho, Harmonia, Operário, Fátima e Rio Branco”, explica o secretário da Defesa Civil de Canoas, Vanderlei Marcos.

As irmãs Juceleia e Jussandra Barbosa, que moram na rua Antônio Ficagna, no bairro Fátima, ficaram felizes com a ajuda vinda por parte do Poder Público. Elas residem em um endereço com três casas no mesmo terreno. “Aquela tarde foi terrível. Era tenha voando por tudo e eu pensei que a casa vinha abaixo”, disse Juceleia, apontando para o estrago na parte do telhado.

“É muito boa essa ajuda por quê, agora, a gente não tinha de onde tirar dinheiro para comprar novas telhas”, acrescenta.

A Defesa Civil de Canoas seguirá, ao longo dos próximos dias, o cronograma de vistorias e entregas de telhas para os demais moradores cadastrados.

 

Continuar a ler

Geral

Ações estratégicas são traçadas para eventual nova incidência de temporal em Canoas

Redação

Publicado

em

Ações estratégicas são traçadas para eventual nova incidência de temporal em Canoas

Equipes de diferentes secretárias municipais participaram, no final da manhã desta quarta-feira, 2, de uma reunião estratégica sobre ações a serem adotadas em caso de concretização da previsão de temporal no município. A tendência de instabilidade, segundo os prognósticos dos institutos de meteorologia, está prevista para a tarde desta quarta.

No encontro realizado no Gabinete de Gestão Integrada (GGI), na sede da Secretária Municipal de Segurança Pública (SMSP), os participantes traçaram ações de rápida resposta em caso de incidência de fortes rajadas de ventos e chuvas mais volumosas.

Além da participação de membros das principais pastas finalisticas e os subprefeitos, o planejamento ainda contou com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros.

“Há novamente uma previsão de temporal na nossa cidade. Portanto, nós pedimos para a população que, nos horários que estiver ocorrendo o temporal, evite de circular na rua. Se vocês já estiverem na rua busquem um abrigo seguro. Estamos preparados para dar uma resposta rápida para proteger a população”, destacou o secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas, Vanderlei Marcos.

Casos de emergência

De acordo com a Defesa Civil, casos de emergência relacionados a chuva, ventos, quedas de árvores ou outras intempéres podem ser comunicados nos telefones 190, 193 ou no (51) 98255 0805.

Em razão do telefone operacional dos bombeiros – 193, ainda estar inoperante, a orientação da corporação é que a população acione o número (51) 51 98448 0679. A Guarda Municipal (GM) de Canoas também está de prontidão no telefone 153, enquanto que as demandas de sinalização devem ser comunicadas à Diretoria de Trânsito, no número 156.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques