Conecte-se conosco

header-top


 






 

09/05/2025
 

Geral

Para manter Medicina, Ulbra propõe ajuste em plano para solucionar impasse com a União

Redação

Publicado

em

Para manter Medicina, Ulbra propõe ajuste em plano buscando solucionar impasse com a União

Para acelerar a reestruturação e ampliar investimentos, a Aelbra, mantenedora da Ulbra, acaba de encaminhar à Justiça um pedido de ajuste no plano de recuperação judicial. A principal modificação é a de que não haverá mais a alienação de sua unidade de Medicina.

Os ajustes não mudam o que foi pactuado com trabalhadores e só alteram as condições de pagamento de uma das quatro classes de credores, a que abrange dívidas quirografárias. Para entrar em vigor, as medidas precisam ser aprovadas pelos credores.

O presidente da Aelbra, Carlos Melke, entende que essa solução encerra o impasse com a União. Ainda que a mais recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em favor da União tenha sido provisória, a Aelbra quer acelerar a reestruturação ao rever a venda da Medicina, que vinha encontrando forte resistência da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e do Ministério da Educação (MEC).

Ao mesmo tempo, a instituição entende que, com os ajustes no plano, oferecerá as garantias necessárias para quitar as dívidas tributárias.

“A Ulbra sairá mais potente do que entrou na Recuperação Judicial. Em pouco tempo conseguimos resgatar a autonomia universitária e elevar o conceito de avaliação da instituição ao nível máximo de excelência perante o MEC. Os novos ajustes no plano buscam equacionar todas as dívidas e garantir estabilidade e segurança jurídica, o que garantirá mais celeridade aos avanços necessários na busca de mantermos o crescimento desse patrimônio do Rio Grande do Sul”, destaca Melke.

A Aelbra ressalta que nada muda para as classes I, II e IV. Com esse pequeno ajuste proposto no plano de recuperação judicial, a única classe que terá alteração é a III, sendo oferecida a possibilidade de converter os créditos em ações da companhia.

Os trabalhadores (classe I) permanecerão com as mesmas vantagens aprovadas no final do ano passado. Já foram pagos R$ 50 milhões no final de 2022 e início de 2023, o que permitiu quitar 100% da dívida com mais de 1,6 mil trabalhadores.

Geral

BRDE integra missão gaúcha na Brazilian Week em Nova York

Redação

Publicado

em

BRDE integra missão gaúcha na Brazilian Week em Nova York

Liderada pelo governador Eduardo Leite, a comitiva gaúcha que estará em Nova York para acompanhar a Brazilian Week 2025, ao longo da próxima semana, terá a participação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

O diretor-presidente do banco, Ranolfo Vieira Júnior, e o diretor de Planejamento, Leonardo Busatto, integram a comitiva que estará nos Estados Unidos com o propósito de apresentar a investidores internacionais as potencialidades do Rio Grande do Sul em setores estratégicos como projetos de energias renováveis, agronegócio, inovação e infraestrutura.

Um dos destaques da programação é a realização, na terça-feira, 13, do RS Day. Organizado pela Agência de Investimentos do RS (Invest RS) em parceria com outras instituições, entre elas o BRDE, o evento levará a grandes empresas globais informações sobre oportunidades de investimentos no estado.

“Vivemos um cenário global de transformações aceleradas, em que os investidores estão cada vez mais atentos a projetos com visão de futuro e sustentabilidade. Nosso papel é mostrar que o Rio Grande do Sul está preparado para oferecer boas oportunidades em setores estratégicos”, acredita Ranolfo.

Durante a missão, estão programados encontros da missão gaúcha com empresas de tecnologia reconhecidas, como Salesforce, IBM e OpenAI. O presidente do BRDE e o diretor de Planejamento estarão presentes, também, na apresentação dos projetos prioritários para o Plano de Desenvolvimento do RS e dos projetos de reconstrução que Leite fará para investidores da Alavarez & Marçal, no Fundo de Investimentos Black Rock e no Brazil & Economy 2025, agenda organizada pelo banco BTG Pactual.

Busatto ainda participará, no encerramento da missão, de uma atividade do GRI Brazil Summit. As atividades da missão iniciam na segunda-feira, 12, e seguem até a quinta-feira, 15.

Continuar a ler

Notícias

Dia D da vacinação contra a gripe é adiado em Canoas por conta da previsão do tempo

Redação

Publicado

em

Dia D da vacinação contra a gripe é adiado em Canoas por conta da previsão do tempo

O Dia D da vacinação contra a gripe, que seria neste sábado, dia 10 de maio, foi adiado em função da previsão do tempo de fortes chuvas na região. O evento foi transferido, a princípio, para o próximo sábado, dia 17 de maio, a confirmar.

A vacinação contemplará todas as idades e grupos e acontecerá das 8 às 17 horas nas Unidades Básicas de Saúde de Canoas.

Continuar a ler

Geral

Começa nesta quarta-feira, 7, a Feira de Dia das Mães da Economia Solidária na Antiga Estação de Trem

Redação

Publicado

em

Começa nesta quarta-feira, 7, a Feira de Dia das Mães da Economia Solidária na Antiga Estação de Trem

A partir desta quarta-feira, 7, até sábado, 10, das 9 às 19 horas, acontece a tradicional Feira de Dia das Mães da Economia Solidária (Ecosol), na Antiga Estação de Trem de Canoas, na Avenida Victor Barreto, 2301, em frente ao Colégio La Salle.

Segundo o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Odavir de Melo Júnior, Juninho, “Além da feira teremos também parceria com diversas atividades de outras secretarias, como a Educação, com atividades infantis, a Saúde, com vacinação e testes rápidos e também participação da Cultura, com várias atrações para os visitantes.”

Já para Dauto Pacheco, expositor da Ecosol, “Conseguimos um espaço muito bom aqui na Antiga Estação de Trem de Canoas e estamos fazendo o possível para que a Feira aconteça, por isso convidamos todos os canoenses a nos visitar e prestigiar o nosso evento”.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques