Conecte-se conosco

header-top


 






 

05/05/2025
 

Geral

Famílias canoenses seguem sendo atendidas pela Defesa Civil após temporal

Redação

Publicado

em

Famílias canoenses seguem sendo atendidas pela Defesa Civil após temporal - Foto: Thiago Guimarães

O Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), em colaboração com a Defesa Civil, continua monitorando as condições meteorológicas e o nível dos rios que afetam diversos pontos do município.

Na Praia do Paquetá, na rua da Barca e na região da Fazendinha, observou-se um aumento no nível das águas da bacia do Rio do Sinos ao longo do dia da quarta-feira, 27.

Visita às famílias

De acordo com a Prefeitura, agentes da Defesa Civil estão realizando patrulhas regulares e esforços de conscientização junto aos moradores ribeirinhos para incentivá-los a evacuar as áreas afetadas. O fornecimento de energia elétrica já foi interrompido na região.

Famílias canoenses seguem sendo atendidas pela Defesa Civil após temporal - Foto: Thiago Guimarães

Famílias canoenses seguem sendo atendidas pela Defesa Civil após temporal – Foto: Thiago Guimarães

Nos bairros Rio Branco e Niterói, houve extravasamento das águas do Rio Gravataí em alguns pontos. O primeiro local a registrar extravasamento compreende uma área de aproximadamente 100 metros da rua Hermes da Fonseca, que é uma área vulnerável e situada abaixo do nível da via pública, ficando fora da zona protegida pelo dique, conforme explicou Guilherme Molin, Secretário de Obras.

Um dos residentes impactados pelo aumento do nível do rio, que resultou em extravasamento através das tubulações devido às inundações, é Marcos Fernando Job Ferreira, morador de Canoas há cerca de 55 anos.

Ele afirmou: “Moro neste endereço há cerca de 55 anos. Aqui, a rua é mais baixa, e não tivemos como bloquear essas tubulações para evitar a entrada da água”.

No bairro Niterói, algumas residências na rua General Sebastião Barreto também foram invadidas pelas águas.

Na Rua D, localizada no bairro Olaria, o Arroio Brigadeira também transbordou na noite de terça-feira, 26, e afetou algumas construções em uma área de invasão. Uma família composta por sete pessoas foi evacuada e recebeu assistência no abrigo estabelecido pela Prefeitura no bairro Mathias Velho.

No bairro Mato Grande, as ruas Antônio Wobeto e Elizabeth Finkler enfrentam inundações devido às águas de um banhado na região. A Diretoria de Trânsito, da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, providenciou a sinalização da área, e a Prefeitura disponibilizou um veículo coletivo para transportar os moradores das 5h às 23h30, levando-os a um local seguro onde podem acessar o transporte público ou caminhar com segurança.

A Guarda Municipal está ativamente envolvida em apoiar as demandas decorrentes das fortes chuvas que afetam a cidade. O foco principal de monitoramento está na Praia do Paquetá e na Vala da Madrinha, onde a GM mantém uma base móvel de apoio à comunidade e realiza patrulhamento contínuo.

As informações são de que o efetivo permanece em serviço 24 horas, com equipes alternando turnos. Na Vala da Madrinha, o objetivo é garantir que o trabalho das equipes da Prefeitura seja executado sem interrupções, ao mesmo tempo em que se protege os servidores e equipamentos.

Casos de emergência

Em casos de emergência relacionados às inundações, a Defesa Civil pode ser contatada pelos números (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, enquanto o Corpo de Bombeiros está disponível pelo telefone 193.

A Guarda Municipal (GM) de Canoas também está à disposição no telefone 153, e para relatar transtornos no trânsito, você pode ligar para a Diretoria de Trânsito no número 156.

Caso seja necessário, os ginásios das EMEFs Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima) e Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho) estão preparados para receber famílias desabrigadas ou desalojadas.

Geral

Trabalhadores são homenageados no 1° de Maio da Reconstrução no Parque Eduardo Gomes

Redação

Publicado

em

Trabalhadores são homenageados no 1° de Maio da Reconstrução no Parque Eduardo Gomes

Na quinta-feira, 1º de maio, o Parque Eduardo Gomes (Avenida Guilherme Schell, 3600) foi palco de um evento especial em homenagem ao Dia do Trabalhador. A atividade, realizada das 10 às 17 horas, contou com entrada gratuita e foi promovida sem o uso de recursos públicos municipais.

Com o tema “1º de Maio da Reconstrução”, a iniciativa celebrou o empenho e a dedicação dos trabalhadores em seu cotidiano. Ao longo do dia, o público pôde aproveitar uma programação diversificada, com apresentações artísticas, atrações musicais e atividades culturais pensadas para valorizar e reconhecer a importância do trabalho em suas múltiplas formas.

Segundo o Secretário de Cultura e Turismo, Pinheiro Neto,

“Hoje acontece o 1 de maio da reconstrução, Dia do Trabalhador, evento realizado sem um real de dinheiro público, apenas com trabalho e dedicação dos voluntários, aquele mesmo espírito de solidariedade que tomou conta do nosso país, no ano passado. Por isso, hoje celebramos a vida.”

O Prefeito, Airton Souza, também comenta que “hoje estamos aqui no Parque Eduardo Gomes, no 1° de Maio da Reconstrução, um evento da Prefeitura de Canoas e nesse ano, sem custo nenhum, com estrutura própria e com auxílio de voluntários, estamos promovendo a esperança aos trabalhadores canoenses.”

Continuar a ler

Geral

Trensurb comunica adiamento da abertura das inscrições para concurso público

Redação

Publicado

em

Trensurb comunica adiamento da abertura das inscrições para concurso público
A Trensurb comunicou, na segunda-feira, 28, o adiamento do período de inscrições do concurso público para provimento de 64 vagas e formação de cadastro reserva. Em razão de impugnações recebidas, a abertura do período de inscrições fica adiada por 60 dias a contar de 28 de abril.
O cronograma atualizado será divulgado oportunamente, junto às atualizações que se fizerem necessárias.
Para mais informações acesse concursos.objetivas.com.br/informacoes/2531/.
Continuar a ler

Geral

Abertas inscrições gratuitas para qualificação na construção civil focada na reconstrução em Canoas

Redação

Publicado

em

Abertas inscrições gratuitas para qualificação na construção civil focada na reconstrução em Canoas

A Prefeitura Municipal de Canoas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (SENAI-RS), abre as inscrições para um curso de qualificação totalmente gratuito na área da construção civil.

De acordo com a administração municipal, o objetivo, além de preparar os cidadãos para demandas do mercado de trabalho no ramo da construção civil é de acelerar a recuperação de instituições de ensino atingidas pela enchente, uma vez que as aulas práticas serão realizadas em cinco escolas da rede municipal de ensino.

O curso abrange diversas áreas essenciais para a construção civil, incluindo reparos em alvenaria, pintura predial, hidráulica residencial, reparos em revestimentos cerâmicos, reparos em circuitos elétricos residenciais, reparos em telhados, em edificações de madeira e em esquadrias de madeira.

Inscrições

As inscrições já estão abertas e os interessados podem comparecer à Rua Doutor Barcelos, 969, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com os seguintes documentos: RG, CPF e declaração de solicitação de matrícula gratuita (que será emitida no ato da inscrição pela unidade operacional do SENAI). As inscrições permanecem abertas por tempo indeterminado.

O Termo de Cooperação firmado entre a Prefeitura e o SENAI-RS tem validade de 12 meses, e as turmas serão formadas e as aulas ministradas conforme a demanda identificada no decorrer do período. O número de vagas para o curso será definido de acordo com as necessidades específicas de cada uma das escolas participantes.

Programa SENAI da Reconstrução e Capacitação Comunitária

Esta iniciativa integra o Programa SENAI de Reconstrução e Capacitação Comunitária, que tem como um dos seus pilares a contribuição para a retomada da economia regional, oferecendo novas perspectivas de emprego e renda para a população canoense.

A SENAI é responsável pelas aulas, com instrutores, o material didático completo e a emissão dos certificados de conclusão do curso. Já a Prefeitura de Canoas será responsável por indicar os participantes para o curso, realizar a divulgação da ação, acompanhar o desempenho dos alunos e garantir a infraestrutura necessária para a realização das aulas, incluindo o espaço físico nas escolas, transporte para os alunos (se necessário), materiais e equipamentos.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques