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CICLONE NO RS: Canoenses desabrigados precisam de doações de roupas e mantimentos
Desde o início do período crítico vivido pelos canoenses por conta dos estragos do ciclone extratropical, muitos se solidarizaram e fizeram doações para pessoas e famílias que perderam roupas, mantimentos e ficaram sem acesso às suas casas.
O levantamento feito pela Defesa Civil quanto às doações é muito positivo, porém, alguns itens têm baixa doação, entre eles: calçados infantis (abaixo da numeração 34), produtos de limpeza e roupas masculinas.
Nos últimos dias os canoenses mostraram toda solidariedade, mas ainda é preciso ajudar os atingidos pelas chuvas. Os dias de sol têm ajudado às famílias a reorganizar as casas, fazer limpezas, mas para reconstruir a vida, as ajudas ainda são bem-vindas.
Defesa Civil
Em caso de emergência, os canoenses podem acionar a Defesa Civil de Canoas, pelo telefone (51) 99322-5764 ou o Corpo de Bombeiros (193). Em função da alta demanda de contatos, a Defesa Civil está com um número alternativo: (51) 3476-3400. Solicitações de atendimento também podem ser feitas nas subprefeituras.
Doações
Quem puder doar agasalhos, colchões, alimentos, cobertores, materiais de higiene e limpeza, toalhas e roupas, podem levar o material aos seguintes locais neste final de semana:
– Corpo de Bombeiros (Av. Santos Ferreira, 965, Mal. Rondon)
– Colégio La Salle São Paulo (Rua Lajeado, 1300, Niterói), a partir das 18h (sábado e domingo)
– Postos de doações da Campanha do Agasalho.
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Atingidos pelas enchentes têm até 31 de dezembro para adquirir eletrodomésticos com restituição de imposto
O próximo 31 de dezembro de 2024 é o último dia para que pessoas atingidas pelas enchentes comprem eletrodomésticos dentro do programa Devolve ICMS Linha Branca.
A iniciativa da Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, devolve parte do imposto pago na aquisição desses itens, buscando ajudar a população afetada na reconstrução de seus lares.
Os eletrodomésticos incluídos no programa são fogão de cozinha (a gás, a lenha ou elétrico), refrigerador, lava-roupas (inclusive lava e seca) de até 18kg, máquina de secar roupas de até 10kg, máquina de centrifugar roupas de até 23kg e micro-ondas. A compra pode ser em loja on-line ou física, desde que o estabelecimento esteja localizado no Rio Grande do Sul – clique para conferir a lista de empresas participantes.
Outras duas etapas ainda devem ser cumpridas. O comprador ou compradora deve solicitar a inclusão de seu CPF na nota fiscal e também pedir ao estabelecimento que inclua na nota a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), que representa o código da mercadoria elegível. Os dados estão disponíveis na tabela abaixo.
Há um teto para a devolução de valores referentes a cada item. A restituição do ICMS pode ser de 100% ou parcial, sendo que cada beneficiário(a) pode receber até R$ 1,5 mil. Para saber quem tem direito à devolução, basta acessar este link e fazer a consulta por CPF e data de nascimento.
As pessoas incluídas no programa foram identificadas por meio do Mapa Único do Plano Rio Grande (MUP), que representa a mancha de inundação no Estado. As informações foram cruzadas com endereços de faturas e de cadastros estaduais.
Os cidadãos que residem em áreas atingidas e que não foram contemplados podem fazer contato com a Receita Estadual por meio do Portal da Pessoa Física, na seção Processos Administrativos, e solicitar a inclusão do CPF na base de beneficiários.
Também é possível pedir a análise de notas fiscais de compras emitidas sem o código NCM ou com o código incorreto. Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone 0800 541 2323, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.
Mais detalhes sobre o passo a passo para o recebimento dos valores estão disponíveis no site do Devolve ICMS Linha Branca, no qual também pode ser consultada uma página de dúvidas frequentes.
Formas de devolução
O valor pode ser devolvido aos cidadãos de duas formas. Uma delas é por meio do Cartão Cidadão, usado por quem já é integrante dos programas Devolve ICMS, Volta por Cima, Todo Jovem na Escola ou Professor do Amanhã. Nesse caso, não é preciso fazer nenhuma ação, pois o pagamento se dá de forma automática.
Outra parte dos beneficiários recebe a restituição por meio do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Nesse caso, é preciso que a pessoa esteja cadastrada no NFG. No site ou no aplicativo, os participantes devem clicar em Devolve ICMS Linha Branca e aceitar a declaração de que foram afetados pelas enchentes, confirmando os dados bancários.
Todas as pessoas beneficiadas que tiverem comprado eletrodomésticos entre 1º de maio e 31 de dezembro de 2024 têm até 30 de abril de 2025 para fazer a solicitação de resgate no NFG.
Assim que o pedido é feito, o valor está garantido. O pagamento tem prazo estimado de até 30 dias, podendo chegar a 60 em situações atípicas. O repasse pode ser feito via Pix (somente se a chave for CPF) ou via conta no Banrisul.
A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, que atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos do desastre meteorológico: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro.
Mais de R$ 30 milhões repassados
Somando os seis lotes do Devolve ICMS até agora, a ação de política pública já disponibilizou R$ 30,67 milhões a 122,6 mil pessoas afetadas pelo desastre meteorológico no Rio Grande do Sul. No total, já foram adquiridos 137,4 mil eletrodomésticos.
Há um teto para a devolução de valores referentes a cada item. A restituição do ICMS pode ser de 100% ou parcial, sendo que cada beneficiário(a) pode receber até R$ 1,5 mil. Para saber quem tem direito à devolução, basta acessar este link e fazer a consulta por CPF e data de nascimento.
As pessoas incluídas no programa foram identificadas por meio do Mapa Único do Plano Rio Grande (MUP), que representa a mancha de inundação no Estado. As informações foram cruzadas com endereços de faturas e de cadastros estaduais.
Os cidadãos que residem em áreas atingidas e que não foram contemplados podem fazer contato com a Receita Estadual por meio do Portal da Pessoa Física, na seção Processos Administrativos, e solicitar a inclusão do CPF na base de beneficiários.
Também é possível pedir a análise de notas fiscais de compras emitidas sem o código NCM ou com o código incorreto. Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone 0800 541 2323, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.
Mais detalhes sobre o passo a passo para o recebimento dos valores estão disponíveis no site do Devolve ICMS Linha Branca, no qual também pode ser consultada uma página de dúvidas frequentes.
Formas de devolução
O valor pode ser devolvido aos cidadãos de duas formas. Uma delas é por meio do Cartão Cidadão, usado por quem já é integrante dos programas Devolve ICMS, Volta por Cima, Todo Jovem na Escola ou Professor do Amanhã. Nesse caso, não é preciso fazer nenhuma ação, pois o pagamento se dá de forma automática.
Outra parte dos beneficiários recebe a restituição por meio do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Nesse caso, é preciso que a pessoa esteja cadastrada no NFG. No site ou no aplicativo, os participantes devem clicar em Devolve ICMS Linha Branca e aceitar a declaração de que foram afetados pelas enchentes, confirmando os dados bancários.
Todas as pessoas beneficiadas que tiverem comprado eletrodomésticos entre 1º de maio e 31 de dezembro de 2024 têm até 30 de abril de 2025 para fazer a solicitação de resgate no NFG.
Assim que o pedido é feito, o valor está garantido. O pagamento tem prazo estimado de até 30 dias, podendo chegar a 60 em situações atípicas. O repasse pode ser feito via Pix (somente se a chave for CPF) ou via conta no Banrisul.
A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, que atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos do desastre meteorológico: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro.
Mais de R$ 30 milhões repassados
Somando os seis lotes do Devolve ICMS até agora, a ação de política pública já disponibilizou R$ 30,67 milhões a 122,6 mil pessoas afetadas pelo desastre meteorológico no Rio Grande do Sul. No total, já foram adquiridos 137,4 mil eletrodomésticos.
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Encontrado corpo de mulher que estava desaparecida em Canoas; ex foi preso
Na manhã desta segunda-feira, 4, a Polícia Civil prendeu um homem suspeito de matar a então companheira a facadas e enterrar seu corpo no jardim de casa em Canoas. A vítima foi identificada como Edilene Silveira Sartori, de 38 anos.
Desaparecimento
De acordo com a Polícia Civil, Edilene estava desaparecida desde sexta-feira, 1º de novembro, e o suspeito, que não teve identidade divulgada, teria ido até a delegacia registrar seu desaparecimento.
Naquele momento, de acordo com a Polícia, os policiais teriam suspeitado do homem, que contou ser a última pessoa a vê-la.
Corpo encontrado na casa do suspeito
Nesta segunda-feira, 4, policiais realizaram buscas na casa do homem, onde localizaram o corpo de Edilene com sinais de facadas no abdômen e pescoço. Ela deixa três filhos, de 8, 13 e 16 anos.
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Distribuição de roupas em Canoas: Veja os dias e os locais durante a semana
A Defesa Civil de Canoas iniciou uma série de ações volantes no último sábado, 27. Na Praça Cônego Lotário Steffens, no bairro Rio Branco, foram doados 5 mil itens para 319 pessoas. A distribuição de roupas e calçados para pessoas em situação de vulnerabilidade ou atingidas pela enchente de maio ocorre das 9h às 17h.
Atividades da semana
Na segunda-feira, 29, a primeira atividade da semana ocorreu na Praça Dona Mocinha, no bairro Niterói. Os locais das próximas edições serão anunciados posteriormente.
Próximos locais de distribuição
- Segunda-feira, 29: Praça Dona Mocinha, Niterói (Av. Júlio de Castilhos, 300)
- Terça-feira, 30: Avenida das Antenas, Fátima
- Quarta-feira, 31: Conab, Mato Grande (Rua Santo Antônio, 465)
- Quinta-feira, 1º: Praça do Loteamento Porto Belo, Harmonia
- Sexta-feira, 2: Praça Pio X, Mathias Velho (Av. Rio Grande do Sul, 351)
- Sábado, 3: Praça da Brigada, Guajuviras (Av. Dezessete de Abril, 42)
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