Geral
Senai-RS oferece 4,5 mil vagas gratuitas com intenção é capacitar trabalhadores da indústria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) lança nesta segunda-feira, 10, o Programa de Qualificação para a Indústria Gaúcha com 4,5 mil vagas gratuitas para trabalhadores da indústria e público em geral. São cursos com mais de 160h que serão disponibilizados em todas as unidades do Senai no Estado, em áreas ligadas às vagas de emprego definidas com as indústrias e sindicatos industriais, conforme a região. A falta de trabalhador qualificado é um problema recorrente apontado pelas indústrias conforme pesquisas da UEE (Unidade de Estudos Econômicos da FIERGS).
“A intenção é qualificar empregados da indústria, atendendo o crescimento da produção do setor, assim como inserir novos profissionais, capacitando desempregados”, explica o diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein. “É uma chance do trabalhador se atualizar e crescer na empresa, assim como para a empresa ter o pessoal mais capacitado e pronto para contribuir na evolução do setor”, destaca Trein.
São 14 áreas abrangidas atualmente no Programa: Alimentos e Bebidas; Construção Civil (Edificações, Instalações e Pesada); Couro e Calçados; Eletroeletrônica; Logística; Madeira e Mobiliário; Metalmecânica (Fabricação Mecânica, Mecânica, Metalurgia e Soldagem); Polímeros e Tecnologia da Informação.
A oferta de cursos se dará conforme as vagas para indústrias das regiões. As inscrições devem ser feitas presencialmente nas unidades operacionais do Senai-RS com encaminhamento da indústria, sindicatos ou desempregados interessados.
Informações pelo telefone 0800 051 8555 ou pelo site https://www.senairs.org.br/qualifica-industria
Geral
Governo do Estado assina portarias sobre mineração no Lago Guaíba e uso de areia de dragagens no RS

O governador Eduardo Leite assina na próxima segunda-feira, 25, duas portarias relacionadas à atividade minerária no Lago Guaíba e ao aproveitamento da areia retirada em dragagens de manutenção das hidrovias do Rio Grande do Sul.
A cerimônia está marcada para as 15h, no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
As portarias tratam da regulamentação ambiental da mineração no Lago Guaíba e do uso econômico da areia removida durante serviços de dragagem nas hidrovias gaúchas.
Também devem participar do ato a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, e o presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Renato Chagas.
Policial
Idosa de 72 anos é encontrada morta em casa em Porto Alegre e neto é preso após confessar o crime

Uma idosa de 72 anos foi encontrada morta dentro de casa na manhã desta sexta-feira, 22, na Rua Sete, no bairro Bom Jesus, zona leste de Porto Alegre. A vítima foi identificada como Cecilia Zonta de Castro.
De acordo com a Brigada Militar, o neto da vítima procurou o 11º Batalhão e confessou ter cometido o crime. Em seguida, ele levou os policiais até a residência da família, onde a idosa foi encontrada morta na cama. O homem, que não teve a identidade divulgada, foi preso em flagrante.
Ainda conforme o relato do suspeito aos policiais militares, ele seria responsável pelos cuidados da avó e afirmou que ela teria passado a madrugada agitada, o que teria impedido o seu descanso.
A suspeita inicial é de que a vítima tenha sido morta por asfixia. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) foi acionado e irá determinar a causa da morte.
A Polícia Civil informou que o caso está sendo investigado como feminicídio, por se tratar de um contexto de conflito familiar.
Policial
Operação Mercato prende três suspeitos de integrar rede de tráfico em São Leopoldo

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 21, a Operação Mercato contra um grupo investigado por tráfico de drogas em São Leopoldo. A ação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia do município, com apoio de agentes da 3ª Região Metropolitana.
Cerca de 35 policiais civis cumpriram três mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão nos bairros Campestre, Cohab, Duque e Rio Branco. As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara Criminal de São Leopoldo.
Segundo a investigação, os alvos integravam uma rede de tráfico de drogas com atuação concentrada no bairro Jardim América. Três pessoas foram presas durante a operação.
De acordo com a Polícia Civil, dois suspeitos atuavam na entrega de entorpecentes na região, enquanto um homem de 30 anos seria responsável por facilitar a movimentação financeira do esquema. As investigações apontam ainda que os entregadores abasteciam um ponto de venda de drogas em via pública próximo a um mercado, enquanto o proprietário do estabelecimento armazenava diariamente o dinheiro arrecadado com a comercialização dos entorpecentes.
Os presos possuem antecedentes policiais por crimes como tráfico de drogas, homicídio doloso, roubo, furto, porte ilegal de arma de fogo e lesão corporal.

Oportunidade1 semana atrásRS Qualificação Recomeçar divulga datas e locais de cursos gratuitos em Canoas

Economia1 semana atrásPIS/Pasep 2026 começa a ser pago para nascidos em maio e junho nesta sexta-feira, 15
Assistência Social1 semana atrásCanoas promove sessão gratuita com exibição do último capítulo de “Três Graças” nesta sexta-feira

Sem categoria1 semana atrásCanoas realiza próxima mesa temática da revisão do Plano Diretor na próxima terça-feira, 19

Saúde1 semana atrásYpê pede chave PIX para reembolsar consumidores após suspensão de produtos pela Anvisa

Policial3 dias atrásOperação Mercato prende três suspeitos de integrar rede de tráfico em São Leopoldo

Policial4 dias atrásPolícia Civil deflagra Operação Judas para investigar esquema criminoso em empresa de Cachoeirinha

Esporte5 dias atrásCanoas abre inscrições para programa de auxílio esportivo 2026




















































