Conecte-se conosco

header-top


 






 

16/05/2025
 

Geral

Transurb comemora aniversário de biblioteca em Novo Hamburgo com ação de compartilhamento de livros

Redação

Publicado

em

Na tarde da próxima sexta-feira, 24, a Trensurb realiza mais uma ação do projeto Livros Livres, do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) – a biblioteca do metrô. A partir das 14h, cerca de 200 exemplares serão deixados nos assentos de trens partindo das estações terminais Novo Hamburgo e Mercado, numa atividade que comemora o aniversário de quatro anos da unidade da biblioteca na Estação Novo Hamburgo. Ela foi inaugurada em 26 de março de 2019, buscando ampliar o alcance das ações culturais e de democratização da leitura da Trensurb. A unidade original, por sua vez, foi aberta em 15 de dezembro de 2008, na plataforma da Estação Mercado.

Para o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto “as bibliotecas são parte de um apoio que nós procuramos dar aos nossos passageiros para que eles tenham, durante o período que estejam conosco aqui, um ambiente de acolhimento, onde podem ver coisas, discutir, tratar de livros, ler coisas, ver poesias”. Segundo o diretor, “a ideia é gerar um ambiente onde todos possam sentir a sensação de pertencimento”. Ele afirma estar satisfeito com o funcionamento da unidade adicional do EMLsT e avalia que iniciativas como essa fazem parte de uma tendência de expansão dos serviços oferecidos: “Captar os passageiros com atividades, coisas que sejam lúdicas, educativas, como é o caso da biblioteca”.

Para retirar livros gratuitamente no EMLsT, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h – porém está temporariamente fechada até quinta-feira, 23. Ampliado somente por meio de doações, o acervo da biblioteca conta com 11,5 mil exemplares, disponíveis para os 7,9 mil associados.

Livros Livres

O projeto Livros Livres foi lançado originalmente pela Trensurb em 2015 e, posteriormente, retomado em 2018, com a parceria do Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Anteriormente, os livros eram disponibilizados para compartilhamento em caixas customizadas em algumas estações, onde os usuários também poderiam deixar seus livros para serem passados adiante. Foi em julho de 2019 que entrou em nova fase, no formato atual, que conta com distribuição dos exemplares no interior dos trens. Em função da pandemia, havia sido interrompido em março de 2020, sendo retomado em edições especiais desde janeiro de 2021.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Canoas vai promover o primeiro Happy Hour da Indústria no dia 28 de maio

Redação

Publicado

em

Canoas vai promover o primeiro Happy Hour da Indústria no dia 28 de maio

Canoas vai promover o primeiro Happy Hour da Indústria com o objetivo de fomentar o setor industrial do município, por meio da apresentação de programas de fomento e palestras sobre inteligência artificial (IA). O evento acontece no dia 28 de maio, quarta-feira, das 18h às 21h30, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS).

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) e do Sindicato das Indústrias Metal Mecânicas e Eletroeletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita (SIMECAN), em parceria com a CICS e com apoio institucional da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e do Governo do RS, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.

Programação

A programação contará com apresentações de programas de fomento como o Fundo Municipal de Desenvolvimento de Canoas (FUMDECAN), atualização das áreas disponíveis em Canoas para instalação de indústrias, Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (FUNDOPEM) e Brasil Mais Produtivo, programa do Governo Federal que visa o aumento da produtividade industrial. A programação encerra com a palestra IA na cadeia de suprimentos.

Para a secretária da SMDEI, Patrícia Augsten, este evento representa mais um passo estratégico na iniciativa de impulsionar o desenvolvimento de Canoas, fortalecer sua economia e oferecer suporte aos empreendedores locais.

“Considerando o severo impacto da enchente no setor industrial e o longo processo de recuperação que muitas empresas ainda enfrentam, nosso principal objetivo neste evento é apresentar os recursos disponíveis para apoiar essa reconstrução e oferecer o auxílio necessário para impulsionar a retomada de suas atividades”, destaca Patrícia.

O palestrante especialista em IA, João Valiati, atuou por mais de 20 anos na transformação de dados gerando valor para diversos setores da indústria. É PhD em Ciência da Computação pela UFRGS, com pós-doutorado no setor de óleo e gás no IFP Energies Nouvelles – France (IFPEN).

No campo da IA aplicada, foi professor/orientador e autor de publicações científicas citadas em revistas científicas renomadas. Atualmente lidera projetos de pesquisa e desenvolvimento que envolvem a temática de Inteligência Artificial para a indústria na Rede SENAI RS de Tecnologia e Inovação.

A entrada é gratuita e a inscrição pode ser feita através do link:

Continuar a ler

Geral

Projeto de lei busca regulamentação da profissão de DJ

Redação

Publicado

em

Projeto de lei busca regulamentação da profissão de DJ

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, a deputada Patrícia Alba afirmou, nesta terça-feira (13), que irá entrar em contato com o Senado Federal para acompanhar o andamento do projeto de lei para regulamentar a profissão de DJ.

Em audiência na comissão o presidente da Associação Gaúcha de DJs (AGDJs), Fábio Lima, e o vice-presidente Douglas Maximiliano (DJ Xaropinho) destacaram que a matéria tramita em Brasília desde 2018.

“Toda profissão deve ser regulamentada para a valorização do trabalho, da atividade ou da arte. Se somarmos forças, vamos destravar esse projeto e alcançar a desejada regulamentação”, destacou Patrícia. De acordo com a AGDJs, são mais de 3 mil profissionais em atividade no Rio Grande do Sul e 268 que fazem parte da entidade.

Continuar a ler

Comunidade

Horta comunitária no Harmonia é reconstruída após a enchente de 2024

Redação

Publicado

em

Horta comunitária no Harmonia é reconstruída após a enchente de 2024
Na Rua Clóvis Beviláqua, n° 1771, está localizada a Horta Comunitária Santa Isabel. O Presidente da Associação dos Amigos da Horta Comunitária Santa Isabel, Arolino Gama, explica que atualmente há 15 horticultores, com 10 metros de terra disponíveis para cada, que plantam de tudo: alface, couve, temperinhos, rúcula, couve flor, repolho, beterraba, cenoura, quiabo, batata doce, abóbora, radiche, pimentão, pimenta e berinjela. Todo sábado acontece uma feira no local para vender os produtos, das 8 às 12 horas.

A engenheira agrônoma da Emater, Caroline de Lima, explica que,

“a Emater é um órgão que presta assistência técnica em extensão rural, tanto para agricultores familiares, quanto para hortas comunitárias, que são os nossos agricultores urbanos, os horticultores aqui do município, nós trabalhamos com execução de algumas políticas públicas, uma relação de parceria e construção de planejamento e durante o ano vamos executando algumas ações em conjunto com as hortas, não só com a Santa Isabel, mas com todas de Canoas, oficialmente temos cinco hortas comunitárias, contando com essa aqui, duas no Harmonia, uma no Mathias, uma no bairro Niterói e uma no Guajuviras.”

Desde a enchente de 2024, a Associação vem reconstruindo a horta aos poucos, com apoio da Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, da Emater, de outros órgãos e da comunidade.

O sistema de irrigação, a estufa e a estrutura de proteção em cima da horta foram destruídos com a água, mas Seu Gama, como é chamado, mostra que muitas coisas já foram consertadas e outras ainda irão ser reconstruídas aos poucos.
Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques