Conecte-se conosco

header-top







 

14/08/2026
 

Esporte

GUERRA NA UCRÂNIA: “Foi uma experiência aterrorizante. Ficamos dois dias sem dormir”, relata jogador canoense

Redação

Publicado

em

Conversamos nesta semana com o canoense Yago Backhaus Menezes, jogador de futebol do ARS Football Europa, que atua no Uzhhorod, na Ucrânia. Yago é mais um dos tantos brasileiros que tiveram que deixar o país que vem sendo bombardeado pela Rússia. Yago estava na Polônia e nos contou como foi a chegada até a fronteira.

“Nosso técnico avisou que a sirene havia tocado e que o país estava em guerra. Que não daria para ficar e partimos. Tivemos um problema com o transporte que nos levaria até a fronteira, então seis atletas do clube foram levados em uma van (mas depois tiveram que descer e ir a pé por quase três horas), enquanto eu e mais dois dirigentes fomos em um carro. Levamos mais de 14 horas até lá. A avenida era um caos e os carros tomaram conta da contramão. Chegando lá, havia apenas dois militares para uma multidão. Ao todo, o grupo que estava a pé levou quase 24hs para conseguir passar pelo portão”, conta Yago.

No momento em que conversamos, no início desta semana, o jogador já estava com a equipe na cidade de Cracóvia, na Polônia. Ele contou que chegou a ficar quase dois dias sem dormir pela incerteza de onde iriam se hospedar. Ainda, que a experiência foi aterrorizante, também porque viram muitas pessoas não conseguirem atravessar para o outro país, incluindo idosos e crianças.

Yago na estrada para fronteira entre Ucrânia e Polônia / Arquivo pessoal

Chegada ao Brasil

Voltamos a falar com o atleta nesta quinta-feira, 10, dia em que ele finalmente desembarcou em Brasília, após três paradas: Lisboa, Cabo Verde e Recife. Ele e um grupo de brasileiros foram trazidos para o Brasil em um avião da FAB. “Fomos muito bem tratados pelos militares brasileiros. Só tenho a agradecer”, contou aliviado.

Brasileiros em voo para o Brasil / Arquivo pessoal

História

Yago Backhaus tem 22 anos, começou a jogar bola aos seis anos de idade na escola Futuro Craque, em Canoas. Chegou a integrar categorias de base de times como Internacional, Grêmio, Ivoti e Novo Hamburgo. Mais tarde, passou a fazer parte de um projeto que o levou para jogar futebol na Polônia, mas, quando a pandemia começou, voltou ao Brasil. Em 2022, surgiu novamente a oportunidade de voltar para a Europa, só que desta vez na Ucrânia, que ainda não estava em guerra declarada.

Yago Backhaus / Arquivo pessoal

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Canoense de 15 anos conquista título do MFC 6 por finalização no primeiro round

Avatar

Publicado

em

O lutador Juliano Gavião, de 15 anos, conquistou o título do MFC 6, evento de MMA, após finalizar o adversário ainda no primeiro round. Morador do bairro Mathias Velho, em Canoas, o atleta venceu a disputa utilizando ground and pound e, na sequência, um mata-leão.

Juliano entrou no combate buscando levar a luta para o chão. Durante a disputa, conseguiu controlar o adversário e aplicou golpes no ground and pound. Na tentativa de sair da posição, o oponente cedeu as costas.

O atleta aproveitou a oportunidade e encaixou o mata-leão, encerrando o combate por finalização no primeiro round.

Aos 15 anos, Juliano tem o jiu-jitsu como uma de suas principais bases e também treina MMA. Ele representa a Sombra Team MMA e a Guigo Jiu-Jitsu Canoas.

O treinamento é acompanhado pelo pai, Nilton Gavião, que também é lutador profissional de MMA. A preparação envolve técnicas de luta agarrada e trocação para as competições de MMA.

Com a vitória no MFC 6, Juliano soma mais um resultado à trajetória esportiva iniciada ainda na adolescência. O atleta, que é morador de Canoas, segue participando de competições de jiu-jitsu e MMA.

Continuar a ler

Esporte

2ª Corrida do 15º BPM terá percursos de 3 km, 5 km e 10 km em Canoas

Avatar

Publicado

em

2ª Corrida do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM) será realizada no sábado, dia 22 de agosto, em Canoas. A concentração dos participantes está prevista para as 15h, com largada às 16h, na sede do batalhão, localizada na Avenida Santos Ferreira, nº 4321.

A programação terá provas de 3 km, 5 km e 10 km, além da Corrida Kids, destinada às crianças e realizada dentro do quartel.

Os percursos de 3 km e 5 km passarão pela Avenida Santos Ferreira e pela Avenida Dr. Severo da Silva. Já o trajeto de 10 km também incluirá a Rua Dr. Iran Maciel, Rua Açucena e Rua Aurora.

No local, também estão previstas atividades como apresentações da Banda da Brigada Militar e de DJ, além de food trucks, chimarródromo, brinquedos para crianças e espaços de exposição.

Inscrições aqui: https://www.corrida15bpm.com.br/

Continuar a ler

Esporte

Pegasus Vôlei conquista título da 2ª Taça de Vôlei em Nova Santa Rita

Avatar

Publicado

em

Nova Santa Rita sediou, no último sábado, 8, o encerramento da 2ª Taça Sicredi de Vôlei de Quadra – Categoria Masculino. O Pegasus Vôlei ficou com o título, seguido pelo Asgard Vôlei, em segundo lugar, e pelo Corona Vôlei, na terceira colocação.

Organizada pela Liga Nova Santa Rita, em parceria com o Sicredi e a Prefeitura de Nova Santa Rita, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a competição foi disputada ao longo de vários sábados.

O prefeito Rodrigo Battistella destacou a realização do torneio e a parceria entre as instituições envolvidas.

“É muito gratificante ver uma competição desse nível acontecendo em Nova Santa Rita, reunindo atletas, equipes e famílias em torno do esporte. A parceria entre a Liga, o Sicredi e a Prefeitura permite que possamos ampliar cada vez mais as oportunidades para quem pratica esporte no município. Parabenizo todas as equipes pela participação e, especialmente, os campeões e os destaques individuais.”

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Júlio Cezar, comentou sobre o desempenho das equipes durante o campeonato.

“Tivemos uma competição de altíssimo nível, com grandes jogos e muita competitividade. Foram vários sábados de muito esporte, integração e emoção. Isso mostra a força que o vôlei vem conquistando em Nova Santa Rita e reforça nosso compromisso de apoiar e incentivar cada vez mais as modalidades esportivas.”

Para o organizador da Liga Nova Santa Rita, Halyson Roque, a segunda edição amplia a presença da competição no calendário esportivo do município.

“Encerrar mais uma Taça Sicredi com esse nível de participação e de qualidade dentro de quadra é motivo de muita satisfação. Tivemos grandes jogos, atletas de alto nível e uma competição muito equilibrada. Agradecemos às equipes, ao Sicredi e à Prefeitura pela parceria e a todos que contribuíram para que esses sábados de vôlei fossem um sucesso.”

Além da classificação das equipes, a competição teve premiações individuais. Os atletas reconhecidos foram:

  • Melhor Levantador: Fortunatto – Furakão Vôlei
  • Melhor Defensor: Lucas – Corona Vôlei
  • Melhor Saque: Denzel – Corona Vôlei
  • Melhor Ataque: Enzo – Asgard Vôlei
  • MVP: Denilson – Pegasus Vôlei

Com o encerramento do torneio, o Pegasus Vôlei terminou na primeira colocação da competição, seguido por Asgard Vôlei e Corona Vôlei.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques