Conecte-se conosco

header-top







 

21/07/2026
 

Geral

TRAGÉDIA DE PETRÓPOLIS: Município organiza ação de solidariedade a famílias desabrigadas

Redação

Publicado

em

Nesta quarta-feira, 23, o Gabinete do Prefeito de Canoas  deu início a uma ação de solidariedade em apoio às famílias atingidas pela tragédia das fortes chuvas em Petrópolis, no Rio de Janeiro. De acordo com os organizadores, a arrecadação, que busca mobilizar funcionários públicos e comunidade, segue até sexta-feira, 25.

Material de higiene, roupas íntimas, toalhas de banho e roupa de cama são os itens que devem ser arrecadados por Canoas. Essa iniciativa é resultado de um acordo de cooperação assinado nesta terça-feira, 22, em apoio à cidade fluminense, pelos municípios que integram a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) está fazendo esse grande movimento em vários municípios do Brasil para o envio de ajuda humanitária para Petrópolis. O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, é vice-presidente de Relações Internacionais da FNP. Mais informações pelos telefones: 3476.3400 e 99322.5764.

Veja onde fazer as doações em Canoas:

– Paço Municipal, sede da Prefeitura (Rua Ipiranga, 11, Centro). Atendimento das 8h às 18h
– Defesa Civil de Canoas (Rua Bandeirantes, 450, Bairro Nossa Senhora das Graças). Atendimento das 8h às 12h e das 13h às 18
– Câmara de Vereadores (Rua Ipiranga, 123, Centro)
– Farmácias da rede Maxxi Econômica
– Cinco subprefeituras de Canoas:
Sudeste – Marechal Rondon, 100, Niterói;
Sudoeste – Rua Edgar Fritz Muller, 430, Rio Branco;
Nordeste – Av. Boqueirão, 3166 (térreo), Estância Velha;
Noroeste – Rua Candelária, 441, Mathias Velho;
Centro – Rua Euclides da Cunha, 280, Centro.
– Pontos de coleta também no Canoas Shopping e no ParkShopping

Doações preferencialmente de:

– Material de higiene
– Roupas íntimas
– Toalhas de banho
– Roupa de cama

Tragédia

A tragédia em Petrópolis é considerada a maior já registrada, superando as ocorrências de 1988 e de 2011 no município – já são mais de 180 mortos e mais de 1,5 mil desabrigados. Em pouco mais de duas horas, a cidade histórica perdeu a capacidade de escoamento, quando aconteceram os deslizamentos;

O acordo assinado entre a FNP e a prefeitura de Petrópolis prevê, além de troca de experiências entre municípios que passaram por situação semelhante, sugestão de programas e políticas públicas de assistência social e econômica, captação de recursos nacionais e internacionais para prevenção e implantação de medidas necessárias à mitigação e enfrentamento de desastres e a instituição de uma Comissão Permanente de Prefeitas e Prefeitos de Cidades Brasileiras Atingidas ou Sujeitas a Desastres Naturais, para promover o acompanhamento dessa agenda e facilitar a atuação perante órgãos e instituições nacionais e internacionais.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Canoas tem duas propostas na Consulta Popular 2026; votação segue até domingo

Redação

Publicado

em

A votação da Consulta Popular 2026 começou nesta segunda-feira, 20, e segue até domingo, 26. Em Canoas, duas propostas foram incluídas no processo após as etapas locais e regionais de definição das prioridades.

As demandas apresentadas pelo município envolvem a destinação de recursos para ações de prevenção a enchentes e para políticas sociais voltadas à primeira infância imigrante.

A votação pode ser feita por meio de uma conta gov.br no portal da Consulta Popular ou pelo WhatsApp da assistente virtual GurIA, pelo número (51) 3210-3939. Para participar pelo aplicativo, o eleitor deve enviar a mensagem “Quero votar na Consulta Popular”.

A Consulta Popular é realizada pelo Governo do Estado em parceria com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), responsáveis pela organização do processo nas 28 regiões do Rio Grande do Sul.

As propostas mais votadas serão incluídas no orçamento estadual de 2027. O Estado prevê a destinação de R$ 60 milhões, distribuídos entre os Coredes conforme critérios técnicos.

Continuar a ler

Geral

Canoas realiza seminário sobre economia solidária nos dias 22 de julho e 5 de agosto

Redação

Publicado

em

Vereadores fixam novos horários para as sessões ordinárias a partir de hoje

A Câmara Municipal de Vereadores de Canoas recebe, nos dias 22 de julho e 5 de agosto, o seminário “A Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento de Canoas/RS”. O evento ocorre das 13h às 18h, na sede do Legislativo, localizada na Rua Ipiranga, 123, no Centro.

A atividade é organizada pela Comissão Especial de Políticas Públicas de Economia Solidária da Câmara, pelo Fórum Canoense de Economia Solidária, pelo Programa Paul Singer e pela Prefeitura de Canoas.

A programação prevê debates com representantes do poder público, empreendedores, entidades e integrantes da comunidade sobre temas relacionados à economia solidária, como geração de trabalho e renda, inclusão social e desenvolvimento sustentável.

A participação é gratuita e exige inscrição prévia. A programação e o formulário de inscrição estão disponíveis aqui.aqui.

O seminário também terá transmissão ao vivo pelo canal da Câmara Municipal de Vereadores de Canoas no YouTube.

Continuar a ler

Geral

Jairo Jorge é anunciado como superintendente da nova área de Relações Governamentais da ULBRA

Redação

Publicado

em

A Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) anunciou a criação da Superintendência de Relações Governamentais e Cidades (SRGC), estrutura voltada ao desenvolvimento de projetos nas áreas de inovação, governança e qualificação para municípios. A nova superintendência será coordenada pelo jornalista e gestor público Jairo Jorge da Silva.

Segundo a universidade, a iniciativa denominada ULBRA Cidades terá como foco ações de formação, pesquisa e desenvolvimento de soluções voltadas à gestão pública. Entre os temas previstos estão a Nova Lei de Licitações, a Reforma Tributária, o saneamento básico, a resiliência climática e o uso de Inteligência Artificial na administração pública.

De acordo com a instituição, a superintendência também oferecerá cursos de educação executiva, consultorias e atividades de apoio voltadas a prefeituras e câmaras municipais. Entre os projetos anunciados estão um MBA em Gestão de Cidades e Governança Pública, cursos de extensão sobre Inteligência Artificial e resiliência climática, além da criação do programa Novas Mentes, do Observatório de Cidades e do GovLab ULBRA.

A universidade informou ainda que será criado um Conselho de Gestores, formado por 20 prefeitos e prefeitas da Região Metropolitana e do interior do Rio Grande do Sul. O grupo deverá realizar encontros periódicos com a Reitoria para discutir demandas dos municípios e aproximar pesquisas acadêmicas da gestão pública.

Outro projeto anunciado é o Fórum ULBRA 497, que reunirá especialistas para debates sobre temas relacionados à administração pública, como segurança, educação e prevenção de desastres naturais. A instituição também informou que pretende ampliar ações de extensão por meio do programa ULBRA Comunidade.

Liderança do projeto

Jairo Jorge da Silva é jornalista e possui MBA em Políticas Públicas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Ao longo da carreira, atuou no jornalismo e exerceu funções na administração pública.

Foi secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), onde participou de iniciativas relacionadas ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Também foi prefeito de Canoas por três mandatos e integrou a diretoria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Rede Mercocidades e do Comitê de Cidades de Periferia da CGLU – Cidades e Governos Locais Unidos.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques