Geral
Contra demissões, profissionais da Saúde protestam em frente à prefeitura de Canoas

Na manhã desta quarta-feira, 12, um grupo de profissionais da saúde de Canoas fez uma vigília, organizada pela diretoria do Sindisaúde-RS. De acordo com o Sindicato, a intenção foi de cobrar, na reunião de mediação que ocorreu dentro do prédio na tarde do mesmo dia, a garantia da manutenção dos empregos dos 3.267 trabalhadores, sendo mais de 2 mil representados pelo Sindisaúde-RS.
Um comunicado também foi publicado no site do sindicato, dizendo que “O juiz mediador, dr. Rodrigo Trindade, estipulou a data de 28 de janeiro para que o prefeito Jairo Jorge (que participou da reunião) informe um cronograma de como será feito o pagamento das rescisórias aos trabalhadores. Além disso, também deverá ser informado, conforme a ata, qual será o instrumento coletivo que será seguido nesse procedimento”.
Ainda de acordo com o Sindisaúde, o presidente Julio Jesien, em sua fala, cobrou o prefeito Jairo Jorge sobre sua responsabilidade com a transição de contrato após o fim da contratualização com o Gamp. “Um ano administrando o hospital e não fez a licitação!”, avisou Jesien. Lembrou também que foi Jairo Jorge quem contratou o Gamp, fez cobrança sobre o assédio praticado pelos gestores contra os trabalhadores, e também exigiu saber qual o instrumento coletivo a ser utilizado.
Prefeito é confrontado sobre rescisórias
O texto continua: “O prefeito Jairo Jorge foi extremamente evasivo ao tratar das rescisórias, mencionando datas no início de fevereiro. Os sindicalistas presentes à reunião, porém, apontaram a retórica vazia do prefeito, que logo acabou solicitando a reunião em 28 de janeiro para apresentar um plano de pagamento, após um alegado “acerto de contas” que a Prefeitura teria a fazer. Nesse sentido, o representante jurídico do Sindisaúde-RS, advogado Silvio Boff (Escritório Paese, Ferreira), interviu: “O lógico é, se há um acerto de contas que o Município tem que fazer, que pague os valores devidos a quem está precisando primeiro, os trabalhadores, e depois cobre do Gamp”.
Encaminhamentos práticos
– Foi designada a data de 28 de janeiro para que o Município de Canoas apresente cronograma para pagamento das rescisórias, indicação de instrumento coletivo a ser seguido e encaminhamento da situação de empregados com garantia de emprego.
– Até dia 27 de janeiro, será pago o saldo de salários do mês.
– Também até dia 27 de janeiro, o Município se compromete a apresentar os RCTs (rescisões) à Vara de Canoas, para que seja providenciada a liberação do FGTS e o encaminhamento de seguro-desemprego (através de alvará judicial).
– O Município de Canoas informou ainda estar explícito nos editais que as entidades sucessoras à Gamp deverão dar prioridade à recontratação dos empregados da sucedida (Gamp). Houve ainda o comprometimento de não interromper os atendimentos aos pacientes durante a transição.
Prefeitura divulga Nota de Esclarecimento sobre situação de trabalhadores
“Diante de algumas inverdades, que buscam disseminar a insegurança sobre os trabalhadores da área de saúde, vimos esclarecer os seguintes pontos:
1.Desde 1º de janeiro de 2021, a Prefeitura de Canoas, com a posse da nova Administração, vem procurando manter os salários em dia e o pleno funcionamentos do HUC, do HPSC, dos CAPSs e das UPAs.
2.Os depósitos do FGTS passaram a ser feitos a partir de janeiro deste ano, e por solicitação da Prefeitura Municipal, a Justiça do Trabalho, em sentença de dezembro último, determinou que a Caixa Federal deposite, imediatamente, os valores nas contas dos trabalhadores.
3.A preocupação da atual Administração é garantir o emprego dos trabalhadores e a continuidade dos prestadores de serviços. Por isso, orientou que as instituições credenciadas deem prioridade aos atuais colaboradores. Assim, é fundamental que todos participem do processo seletivo. As empresas prestadoras de serviços estão sendo contatadas.
4.O aviso prévio é necessário para realizarmos a transição entre as instituições. A intervenção não foi uma escolha da Prefeitura, mas uma decisão da Justiça Estadual em dezembro de 2018, que designou a Administração Municipal para gerenciar o GAMP.
5.Como instituição designada pela Justiça Estadual, a Prefeitura utilizará todos os recursos disponíveis nas contas do GAMP para o pagamento das rescisões, especialmente dos salários e do aviso prévio, que serão pagos no dia 27 de janeiro. Os demais valores serão pactuados com a Justiça do Trabalho e com a Justiça Estadual, responsável pela intervenção.
6.A Prefeitura de Canoas já agendou reunião de mediação com o TRT da 4ª Região para esta quarta-feira, 12 de janeiro, a fim de buscar soluções conjuntas para as questões trabalhistas que envolvem 3.267 trabalhadores. Também foi solicitada reunião com a 4ª Vara Cível da Comarca de Canoas, com a juíza Luciane Di Domênico Haas, para atualizá-la sobre todos os movimentos, o que tem sido uma prática desde o início desta gestão. Aguardamos o retorno quanto à data.
7.Conforme informado ao juízo da Intervenção, os Termos de Fomento com o GAMP venceriam em 1º de novembro passado. Contudo, foram prorrogados, em caráter excepcional, até o dia 29 deste mês. Assim, a Prefeitura de Canoas realizou processo de seleção emergencial com validade de 180 dias, enquanto finaliza as licitações para o Hospital Universitário de Canoas, para o Hospital de Pronto Socorro Prefeito Dr. Marcos Ronchetti e para as UPAs Prefeito Hugo Simões Lagranha e Prefeito Liberty Dick Conter. Para a administração dos CAPSs já foi realizado o processo licitatório definitivo.
8.Uma Comissão Técnica visitou, na semana passada, hospitais, UPAs e CAPSs administrados pelas quatro instituições, verificando a qualidade dos serviços prestados, a capacidade de gestão destes equipamentos de saúde, bem como a satisfação dos usuários e dos profissionais que nelas atuam. A avaliação aponta que o atendimento realizado é apropriado e do mesmo porte do que se tem em Canoas.
9.Lamentamos que algumas entidades, que hoje atacam a transição para as novas instituições, foram as mesmas que criticaram a renovação por 90 dias dos Termos de Parceria com a GAMP em novembro de 2021. Infelizmente, quando a Administração anterior deixou de depositar o FGTS dos trabalhadores em 2019 e 2020, essas mesmas entidades silenciaram. Esse fato grave já foi informado ao Poder Judiciário e aos órgãos de controle.
10.É triste também que estas mesmas entidades espalhem fake news, dizendo que as trabalhadoras grávidas foram demitidas. As 75 gestantes, 17 lactantes e 26 puérperas continuam vinculadas ao GAMP e não receberam aviso prévio, conforme determina a legislação, bem como, trabalhadores relacionados à Súmula nº 348 do Tribunal Superior do Trabalho.
11.Lembramos que o GAMP, segundo colocado no Processo Licitatório em 2016, assumiu por decisão judicial. Os sérios problemas detectados em 2017 e 2018 revelaram a total falta de controle e fiscalização por parte da Administração Municipal anterior. Os auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) já apuraram a glosa de R$ 20 milhões para o administrador anterior e nenhum valor para o atual gestor.
12.Esse é um momento extremamente difícil com a terceira onda da COVID-19. Por isso, solicitamos o apoio de todos os colaboradores e colaboradoras, bem como de todos os prestadores de serviço para mantermos os serviços e a assistência adequada aos pacientes em nossos hospitais, UPAs e CAPSs para o bem dos canoenses e dos gaúchos de 179 municípios que utilizam estas instituições.
Canoas, 10 de janeiro de 2022 – Comitê de Intervenção.”
Geral
Corsan afirma que água retorna aos bairros Igara e São José a partir do final da tarde

A Corsan afirma que a retomada do abastecimento de água nos bairros Igara e São José, em Canoas, deve ocorrer de forma gradual a partir do final da tarde desta terça-feira, 20. A interrupção ocorreu em razão do rompimento de uma adutora de grande porte na avenida Getúlio Vargas.
Segundo a Corsan, a tubulação é responsável pelo transporte de água tratada para a região e equipes trabalham no local para concluir o conserto e iniciar a retomada do serviço. A normalização completa pode levar algumas horas, conforme a localização dos imóveis e a demanda da rede.
Para informações e solicitações, a Companhia orienta que os moradores utilizem os canais oficiais de atendimento, como o aplicativo Corsan, o site cliente.corsan.com.br, o WhatsApp pelo número (51) 99704-6644 ou o telefone 0800 646 6444, com ligações gratuitas.
Geral
Estado registra mais de 11 mil emissões de identidade pelo sistema Identidade Fácil em 2025

O governo do Estado contabilizou 11.466 emissões de carteiras de identidade por meio do sistema Identidade Fácil entre julho e dezembro de 2025. A plataforma digital é utilizada para a solicitação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e concentra parte do processo de forma on-line.
Disponível no site do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e também em aplicativo para celulares, o sistema permite que o cidadão preencha os dados pela internet e envie a versão digitalizada da certidão de nascimento ou casamento. Para acessar o serviço, é necessário ter conta ativa no gov.br.
Mesmo com a digitalização, a etapa presencial segue obrigatória para a coleta de biometria e fotografia, realizada mediante agendamento. Pessoas que já possuem documento emitido no Rio Grande do Sul podem solicitar a CIN de forma remota. Já quem não se enquadra nos critérios do sistema continua sendo atendido pelo modelo tradicional, com agendamento presencial nos postos do IGP.
A Carteira de Identidade Nacional unifica o número de identificação em todo o país, utilizando o CPF como registro único. O documento possui versão física e digital e é válido em todo o território brasileiro.
Para atendimento presencial, o portal do IGP disponibiliza os endereços das unidades no site: (https://igp.rs.gov.br/onde)
Documentos exigidos
CPF
Certidão de nascimento para pessoas solteiras
Certidão de casamento para casados ou viúvos
Certidão de casamento com averbação para separados ou divorciados
Comunidade
Prefeitura de Canoas inicia reforma do CRAS Rio Branco após danos da enchente de 2024

A Prefeitura de Canoas assinou, na terça-feira, 13, a ordem de início de serviço para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Branco, localizado no Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, conhecido como Praça CEU. O espaço estava inoperante desde a enchente registrada em maio de 2024.
Após a conclusão da obra, o CRAS voltará a ofertar serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Aluguel Social e encaminhamentos à rede socioassistencial. Atualmente, os atendimentos seguem sendo realizados de forma provisória na unidade localizada na Rua Santa Clara, nº 382, no bairro Rio Branco.
A obra integra o processo de recuperação de espaços públicos atingidos pelo evento climático e prevê serviços de manutenção nos vestiários e sanitários externos, melhorias na entrada de energia e adequações na infraestrutura elétrica externa. O investimento é de aproximadamente R$ 221 mil, com recursos da Defesa Civil, por meio do Auxílio Reconstrução.
Durante o ato de assinatura, o prefeito de Canoas, Airton Souza, afirmou que a retomada do espaço representa a devolução de serviços essenciais à população.
“A nossa missão é entregar serviços para a sociedade e para as pessoas que mais precisam. Esse espaço estava abandonado e agora retorna para a comunidade poder usufruir novamente”, disse.
O secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, destacou os impactos da enchente no local e a expectativa da comunidade pela recuperação.
“Esse espaço foi muito atingido pelos eventos climáticos e hoje estamos aqui para comunicar à sociedade que ele vai ser recuperado. É um anseio da comunidade desde 2024”, afirmou.
A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, explicou que a reforma do CRAS faz parte de um conjunto mais amplo de intervenções no complexo.
“Estamos iniciando a reforma do CRAS Rio Branco, que foi fortemente atingido pela enchente, e seguimos com outros processos em andamento para devolver toda a praça à comunidade. A ideia é garantir um espaço mais acolhedor, com mais qualidade nos serviços e voltado especialmente às famílias e às crianças”, declarou.
Moradora do bairro, Ivone Giehl Meurer comemorou o início da obra.
“Esse espaço já estava abandonado antes da enchente. Agora, ver que vai ser recuperado é muito gratificante. As crianças gostam de vir aqui, brincar, usar a quadra, o campo, a pista de skate. Isso tudo é muito importante para a comunidade, principalmente para quem mora perto”, disse.

Geral1 semana atrásParque Canoas de Inovação aprova instalação de duas novas empresas

Mobilidade1 semana atrásCanoas retomará uso de radares móveis para fiscalização do trânsito em 2026

Mobilidade6 dias atrásObras de revitalização da Avenida Guilherme Schell já estão em andamento

Trânsito6 dias atrásTúnel da Domingos Martins integra obra viária para melhoria da mobilidade Urbana

Obras1 semana atrásGoverno do Estado assina contrato autorizando início da duplicação do Caminho do Meio em Viamão

Geral5 dias atrásEstado registra mais de 11 mil emissões de identidade pelo sistema Identidade Fácil em 2025

Obras1 semana atrásSecretaria de Obras inicia substituição do asfalto na Rua Dona Maria Isabel, em Canoas

Saúde6 dias atrásRevitalização da UPA Caçapava tem início após as enchentes de 2024






















































