Conecte-se conosco

header-top







 

02/06/2026
 

Saúde

Terceira dose em idosos acima de 70 anos inicia nesta sexta-feira, 17

Redação

Publicado

em

A Secretaria Municipal da Saúde anunciou que começa a aplicar a dose de reforço contra a Covid-19 em idosos a partir desta sexta-feira, 17. De acordo com a nota, poderão receber a terceira dose os canoenses acima de 70 anos e que fizeram a segunda dose até 11 de março, independentemente do imunizante aplicado. O governo do Estado anunciou a ampliação do público, após reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), realizada na tarde de segunda-feira, 13.

Atendimento

O atendimento acontece nos 27 postos de saúde, das 8h às 17h. A distribuição de senhas se encerra às 16h45. É necessário apresentar documento de identidade e carteirinha com o registro das duas doses. Para o reforço, será utilizado o imunizante da Pfizer, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.

Instituições de Longa Permanência

O município iniciou na segunda-feira, 13, a aplicação da terceira dose para idosos maiores de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs). A imunização seguirá nos próximos dias com a visita das equipes de saúde aos locais.

Pontos de vacinação

  • CAIC – Rua Vinte e Um de Março, 100, Setor 4 A, Guajuviras
  • Guajuviras – Av. 17 de Abril, 1991, Guajuviras
  • Igara – Rua Dr. Alfredo Ângelo Filho, 68, Igara
  • Santa Isabel – Rua Coronel Vicente, 191, Centro
  • São José – Rua João Pessoa s/n°, São José
  • Estância Velha – Rua São Mateus s/n°, Estância Velha
  • Harmonia – Rua Machado de Assis, 201, Harmonia
  • Santo Operário – Rua da Associação, 331, Vila Cerne
  • São Luis – Rua Teófilo Otoni, 268, São Luis
  • União – Rua São Borja, 395, Mathias Velho
  • Cerne – Rua Eng. Kindler, 1460, Vila Cerne
  • Natal – Rua Nossa Senhora da Conceição, 285, Harmonia
  • Praça América – Av. Rio Grande do Sul, 420, Mathias Velho
  • São Vicente – Rua Walter de Oliveira Ilha, 90, Olaria
  • Olaria – Rua Alberto Rodrigues de Oliveira Alves, 25, Olaria
  • Central Park – Av. das Canoas, 272, Central Park
  • Mato Grande – Rua República, 460, Mato Grande
  • Concoban – Rua Rodrigues Alves, 769, Niterói
  • Niterói – Rua Marechal Rondon, 132, Niterói
  • Fernandes – Rua Gomes Freire de Andrade, 1036, Niterói
  • Nova Niterói – Rua Quaraí, s/nº, Niterói
  • Primeiro de Maio – Rua 1º de Maio, 534, Niterói
  • Boa Saúde – Rua Boa Saúde, 1640, Rio Branco
  • Prata – Rua Buttenbender, 244, Fátima
  • Fátima – Rua João Nicolau, 218, Fátima
  • Pedro Luiz da Silveira – Rua Mauá, 1724, Rio Branco
  • Rio Branco – Rua Edgar Fritz Müller, 83, Rio Branco
Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Canoas inicia Operação Inverno nesta segunda-feira para reforçar atendimento de casos gripais

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas inicia nesta segunda-feira, 1º, a Operação Inverno, ação que prevê horários estendidos em unidades de saúde e atendimento voltado a pacientes com sintomas gripais e respiratórios até 30 de setembro. A medida tem como objetivo reduzir a procura por atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais do município durante o período de maior circulação de vírus respiratórios.

Durante a operação, moradores com sintomas como tosse, coriza, febre, dor no corpo e outros sinais de síndrome gripal poderão procurar atendimento nas unidades de referência definidas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

As Unidades de Saúde Mathias Velho e Mato Grande terão atendimento ampliado até as 22h. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Niterói seguirá com atendimento clínico e pediátrico 24 horas por dia.

Também haverá aplicação de vacinas de segunda a sexta-feira, em horário ampliado, nas unidades participantes.

Segundo a SMS, uma ambulância ficará disponível para o transporte de pacientes entre as unidades de saúde e a UPA Niterói durante o período da operação.

Continuar a ler

Saúde

HU de Canoas recebe nesta segunda-feira, 1º, novo angiógrafo para ampliar atendimentos

Redação

Publicado

em

O Hospital Universitário (HU) de Canoas recebe nesta segunda-feira, 1º, às 11h, um novo angiógrafo que será utilizado na realização de cateterismos e procedimentos vasculares e cardíacos. O equipamento, avaliado em R$ 4 milhões, permitirá ampliar a capacidade de atendimento da unidade e contribuir para a redução da fila de espera de pacientes.

Com a aquisição, o hospital passará a ter capacidade para atender cerca de 600 pacientes por mês, o dobro da média atual. O HU é referência em procedimentos intervencionistas cardiológicos para Canoas e outros 12 municípios da região.

De acordo com o prefeito de Canoas, Airton Souza, o antigo equipamento apresentava frequentes problemas técnicos.

“O Hospital Universitário enfrentava dificuldades constantes com problemas técnicos no antigo aparelho, o que gerava transtornos para pacientes e profissionais. A entrega desse novo equipamento mostra o nosso compromisso em investir e qualificar a saúde pública para atender melhor a população”, afirmou.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Ana Boll, o equipamento foi adquirido com recursos da Associação Saúde em Movimento (ASM), responsável pela gestão do hospital, com apoio do Município.

“A entrega também marca o início da ampliação do setor de Hemodinâmica do HU, que deverá receber novos equipamentos e ampliar especialidades nos próximos meses”, destacou.

A superintendente do Hospital Universitário, Tatiani Pacheco, explicou que o novo angiógrafo permitirá aumentar a realização de procedimentos eletivos, atualmente impactados pela alta demanda de urgência e emergência.

“Temos atualmente quase 400 pacientes aguardando procedimentos. Como o hospital é referência para casos graves, muitas vezes a rotina acaba sendo absorvida pelas emergências. Com esse novo aparelho, conseguiremos ampliar a capacidade de atendimento e avançar na redução dessa fila”, disse.

A previsão é de que um segundo angiógrafo seja entregue ainda neste ano por meio de recursos federais repassados pelo programa Agora Tem Especialistas e pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

O angiógrafo é utilizado em exames e procedimentos minimamente invasivos para diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares e circulatórias. O equipamento permite a realização de cateterismos, angioplastias, implantação de stents e outros procedimentos com maior precisão e menor risco cirúrgico, favorecendo uma recuperação mais rápida dos pacientes.

Continuar a ler

Saúde

Vacinação contra a gripe é liberada hoje para toda a população de Canoas nas UBSs

Redação

Publicado

em

Inicia nesta segunda-feira, 1º, a vacinação contra a gripe para toda a população de Canoas. A ampliação da campanha segue orientação da Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) diante do aumento de casos de síndromes respiratórias e da circulação do vírus influenza no Rio Grande do Sul.

Para receber a dose, os moradores devem comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou outro ponto de vacinação do município portando documento de identificação. A aplicação ocorrerá conforme a disponibilidade de vacinas em estoque nas unidades.

De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 60.848 doses já foram aplicadas desde o início da campanha de vacinação. Desse total, 55.366 foram administradas nas unidades de saúde entre março e maio, enquanto outras 5.482 doses foram aplicadas em ações móveis realizadas em diferentes regiões da cidade.

A ampliação da vacinação ocorre em meio ao aumento das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada à influenza no Rio Grande do Sul. Conforme nota conjunta da Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS), idosos e crianças pequenas estão entre os grupos mais afetados pelas complicações da doença.

O documento também aponta que a maior parte dos casos graves e dos óbitos registrados ocorreu entre pessoas que não haviam recebido a vacina.

A orientação das autoridades de saúde é que a população procure as unidades de saúde para atualização da imunização, especialmente os grupos considerados mais vulneráveis às complicações causadas pela gripe, como idosos, gestantes e crianças.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques