Conecte-se conosco

header-top







 

31/01/2026
 

Geral

Ato Inter-religioso marca 59 anos do Graças

Redação

Publicado

em

Fundado em 29 de junho de 1962, o Hospital Nossa Senhora das Graças chega aos 59 anos como centro de referência em saúde para Canoas e mais de 80 municípios da região metropolitana. Entendendo que ainda não seja o momento para festa, diante das perdas pela pandemia da Covid-19, mas sim de reflexão e agradecimento ao trabalho dos colaboradores diante de tamanho desafio, a data foi marcada nesta terça-feira, 29, por um Ato Inter-religioso. Foram ouvidas palavras de fé e esperança, proferidas pelo vigário episcopal de Canoas e região, padre Francisco Grasselli, e pelo pastor Evandro Viana, da Igreja Embaixada da Fé.

Palavras do presidente da ABC

Quem conduziu o evento foi o presidente da Associação Beneficente de Canoas (ABC), mantenedora do hospital, Luis Antonio Possebon, prestigiado pela gerente assistencial, Enf. Carem Schuquel Keenan, a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Ana Maria Viezzer, o secretário especial de Integração Institucional, Alessandro Bazzanello, representando a administração municipal, e dezenas de colaboradores do Graças. Possebon destacou a força do HNSG no enfrentamento à pandemia, com simplicidade e empatia. “Pedimos que Deus nos abençoe, que a Nossa Senhora das Graças nos proteja e nos mostre o caminho nestes momentos difíceis”.

Religiosidade presente

O padre Francisco lembrou que o hospital é um local onde as pessoas já chegam aflitas, e esta carga emocional afeta ainda seus colaboradores e suas famílias, que se preocupam com seu bem-estar. “Vocês estão aqui para tratar doenças, mas também podem ser atingidos por elas. Mas temos que focar nas palavras da Bíblia, que por 365 vezes usa a expressão ‘não terás medo’, uma para cada dia do ano.”

Já o pastor Evandro relembrou sua própria experiência, de ter perdido o pai recentemente, sob cuidado hospitalares e do SUS. “Temos que procurar ser os melhores naquilo que conseguimos controlar e, diante da impossibilidade, agradecer. Agradecer a Deus pelos 59 anos do Graças, por fazer parte dessa história. E, se não em Deus, no universo, nas instituições, nas pessoas e no amor.”

O secretário Alessandro revelou que nasceu no HNSG e se comprometeu com seus colaboradores a saudar esta história e agradecer ao hospital e as pessoas que fazem a diferença aqui, servindo a comunidade há 59 anos. Ao final, os religioso ofereceram uma bênção à instituição e rezaram o Pai Nosso com os presentes.

Doação de cobertores

Logo após a celebração, o administrador do Nossa Senhora das Graças, Possebon, recebeu a doação de 120 cobertores da rede de postos de combustíveis DFG. A entrega chegou em boa hora, no dia mais frio do ano. Os representantes da empresa, Georgia, Pierre e Renato, também se comprometeram em realizar mais doações para aquecer os pacientes do hospital neste inverno.

Refeições especiais

Ainda para marcar o aniversário do Hospital Nossa Senhora das Graças são oferecidas aos funcionários refeições especiais no dia de hoje, no café da manhã, almoço, lanche e jantar. O serviço de Nutrição preparou também um bolo de aniversário, para a sobremesa.

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Guarda Municipal flagra descarte irregular de lixo em área de preservação no bairro Mato Grande, em Canoas

Redação

Publicado

em

Durante uma ação de patrulhamento preventivo na noite de quarta-feira, 28, a Guarda Municipal de Canoas flagrou um homem descartando lixo e restos de obras em uma área de preservação ambiental no bairro Mato Grande. A ocorrência foi registrada no Loteamento Central Park.

O homem, de 39 anos, foi abordado pelos agentes e recolheu o material descartado de forma irregular. Ele informou que faria a destinação correta dos resíduos em um dos ecopontos do município. O caso foi encaminhado à Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana, que lavrou um auto de infração ambiental. A multa pode ultrapassar R$ 1.100 e pode ser aplicada em dobro caso haja reincidência no período de até seis meses.

A Guarda Municipal realiza patrulhamento contínuo nos bairros de Canoas com o objetivo de prevenir e coibir irregularidades. A corporação também disponibiliza o telefone 153 para denúncias, com atendimento 24 horas por dia. Pelo número, a população pode informar situações como descarte irregular de lixo, maus-tratos a animais, violência doméstica, violência escolar, entre outras ocorrências. O anonimato é assegurado.

Continuar a ler

Policial

Mulher é assassinada a tiros pelo companheiro em Novo Barreiro; RS registra o 11º feminicídio de 2026

Redação

Publicado

em

Uma mulher de 57 anos foi morta a tiros pelo companheiro na manhã desta quinta-feira, 29, em Novo Barreiro, no norte do Rio Grande do Sul. O crime é o 11º feminicídio registrado no Estado em 2026.

De acordo com a Polícia Civil, o homicídio ocorreu por volta das 10h20, na localidade de Linha Jogareta, na zona rural do município, que tem cerca de 4,2 mil habitantes. A vítima, Marlei de Fátima Froelick, se deslocava com familiares até uma propriedade quando foi atacada.

Ao descer do veículo para abrir o portão do terreno, Marlei foi surpreendida pelo agressor, que estava escondido em uma área de mata próxima. O homem, que era companheiro da vítima, efetuou o disparo e não possuía antecedentes criminais.

Após o crime, o suspeito foi hospitalizado com ferimentos causados por arma branca e também por disparo de arma de fogo. Ele permanece internado na Unidade de Tratamento Intensivo. A polícia ainda não esclareceu como as lesões ocorreram.

A Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões informou que a vítima havia registrado ocorrência e solicitado medidas protetivas de urgência à Justiça no dia 12 de janeiro, mas o pedido foi inicialmente negado.

Na quarta-feira, 28, o Tribunal de Justiça concedeu a medida após recurso do Ministério Público. No entanto, o agressor ainda não havia sido comunicado oficialmente até a manhã desta quinta-feira, 29. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Continuar a ler

Policial

10ª vítima de feminicídio no RS em 2026 é morta a facadas em Santa Cruz do Sul

Redação

Publicado

em

Uma mulher de 44 anos foi morta a facadas dentro de casa na noite de segunda-feira, 26, em Santa Cruz do Sul, na Região dos Vales. A vítima foi identificada como Paula Gomes Gonhi.

Segundo a Polícia Civil, o principal suspeito do crime é o companheiro da vítima, Jucemar Padilha, de 31 anos. Ele foi preso em flagrante após receber atendimento médico. Informações iniciais apontam que o homem teria suspeitado de uma traição.

No local do crime, uma faca foi encontrada sobre a cama. Paula apresentava ferimentos no pescoço.

A Brigada Militar foi acionada pelo filho da vítima, um adolescente de 17 anos. O jovem será acompanhado pelo Conselho Tutelar.

Este é o 10º caso de feminicídio registrado no Rio Grande do Sul em 2026. A média é de uma morte a cada 2,6 dias. O número já supera o total de ocorrências registradas em janeiro do ano passado, quando foram contabilizados 9 casos.

Em situações de violência doméstica em andamento, a orientação é ligar para o 190. Quando a agressão já ocorreu, a vítima pode procurar a Delegacia da Mulher ou qualquer delegacia para registrar a ocorrência e solicitar medidas protetivas. Também é possível fazer o registro pela Delegacia Online.

A Central de Atendimento à Mulher funciona 24 horas pelo telefone 180. A Defensoria Pública presta atendimento pelo número 0800-644-5556.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques