Geral
Caco, o incansável que orgulha Canoas nos seus 82 anos

Para celebrar os 82 anos de Canoas, a equipe do Timoneiro decidiu ressaltar a SOLIDARIEDADE de um canoense, que, junto de sua equipe, deve seguir de exemplo a toda cidade, pois são atos de bondade e o de estender as mãos a quem precisa que dão sentido à coletividade de um povo, a uma cidade.
Estamos falando de Everton Alfonsin, o conhecido Caco, da Cia do Caco, que tem sido incansável em ajudar os que mais precisam. E é através da sua figura inspiradora que iremos homenagear os canoenses nesta data especial. Confira algumas de suas ações (que não cabem aqui).
Aniversário de 81 anos de Canoas teve festa sim!

“No dia 27 de junho de 2020, construímos uma ideia diferenciada para homenagear nossa cidade, após conversar com os artistas Vinny Lacerda, Felipe Karan e nosso secretário de Cultura Mauri Grando, juntamente com sua equipe da Secretária de Cultura de Canoas, e montamos este projeto para comemorar o Niver de nossa cidade. Fizemos um show do Viny e do Felipe e certamente todos ficaram surpresos com o que viram, foram 3 horas e meia de Live”.
Ajuda na pandemia

Em agosto do mesmo ano, Caco, atuando no Conselho do Idoso do município, seguiu ajudando as testagens nas Casas lares de Canoas, em parceria com Secretária de Saúde, Diretoria da pessoa Idosa e Rotary. “O programa CORONA ZERO tem a meta de Fazer o teste de PCR em todas clínicas de Canoas, desta vez o LAR VICENTINO foi o contemplado com 80 testes. Na luta contra o Covid”.
Carreata
Em setembro, ele agradeceu os presentes na carreata, que contou com 178 veículos, e reuniu mais de 3 toneladas de alimentos e roupas a serem doadas.
Dia 25 de novembro

“Quando um Projeto é feito com carinho e dedicação, não tem como dar errado. Hoje as colaboradoras da Ação Social Santa Isabel, Dr. Pierre Prunes e nós, Cia do Caco, estreamos a Ambulância da Ação Social santa Isabel após restaurar ela toda. Junto com a Policia civil, Brigada Militar, Ministério Publico, Defensoria Publica, IGP testamos mais de 600 pessoas com testes de Glicose, Pressão e teste rápido do Covid. Evento especial abrindo os 16 dias de ativismo junto com o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, quero agradecer em especial à Delegada Tatiana Bastos e a Chefe de policia Delegada Nadine Farias Anflor pela acolhida, carinho e confiança”.
Natal também tem presente do Caco

No dia 22 de dezembro uma caravana realizada pela Cia do Caco percorreu as ruas de Canoas.
E ele até se vestiu de Papai Noel

Março foi marcado por dois motivos
“Hoje dois motivos para ter um dia Especial, 1º pelo dia internacional da Síndrome de Down, 2º por poder ajudar 60 famílias no Guajuviras (Contel), mesmo com chuva as pessoas que precisavam foram buscar seus alimentos, a Gabriela, obrigado pela ajuda em organizar as pessoas que realmente precisavam! Certamente hoje foi um dia especial a todos da família @ciadocaco e Família”

E a Páscoa?
Ah! “Conseguimos contemplar em dois dias quase 300 crianças e 180 famílias”

Toneladas de alimentos no seu aniversário
“A palavra que resume o dia 15 de Maio de 2021 é GRATIDÃO”. Caco pediu de presente de aniversário alimentos e itens de higiene para doar à população carente e reuniu mais de cinco toneladas.

Foto: Divulgação
Virou notícia no estado
No último dia 18 de junho, Caco virou notícia novamente, ao equipar um ônibus para atendimentos médicos gratuitos na capital gaúcha.

Obrigada por tudo, Caco, você orgulha Canoas!
Policial
Governo do RJ confirma 121 mortos em megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha; 4 eram policiais

O governo do Rio de Janeiro confirmou nesta quarta-feira, 29, que 121 pessoas morreram durante a megaoperação policial realizada nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da capital. Segundo o secretário da Polícia Civil, Felipe Curi, entre as vítimas estão quatro policiais e 117 suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas. A ação é considerada a mais letal da história do estado.
Moradores da Penha afirmam ter encontrado dezenas de corpos em áreas de mata, que foram levados para a Praça São Lucas, na Estrada José Rucas. A Polícia Civil informou que 63 corpos foram localizados na região da Vacaria, na Serra da Misericórdia, local de intensos confrontos entre agentes e criminosos.
O número de mortos foi atualizado ao longo dos últimos dias. Na terça-feira (28), o governo havia informado 64 mortes. Já na manhã desta quarta, o governador Cláudio Castro (PL) confirmou 58 óbitos, sem explicar a divergência. Mais tarde, a cúpula da Segurança Pública consolidou o número em 121 mortos.
Durante entrevista coletiva, o governador classificou a operação como “um sucesso” e afirmou que apenas os quatro policiais mortos são “vítimas”. Ele destacou que os dados oficiais consideram apenas os corpos registrados no Instituto Médico-Legal (IML).
O secretário da Polícia Militar, Marcelo de Menezes, explicou que a estratégia da operação envolveu o cerco de criminosos na Serra da Misericórdia por meio de uma tática chamada “Muro do Bope”. Já o secretário de Segurança Pública, Victor Santos, disse que o “dano colateral” foi “muito pequeno”, mencionando quatro mortes de civis sem envolvimento com o crime.
Ao todo, 2,5 mil agentes das polícias Civil e Militar participaram da ação, que também resultou em 113 prisões — incluindo 33 suspeitos de outros estados, como Amazonas, Ceará, Pará e Pernambuco. A perícia vai apurar se os corpos encontrados pelos moradores têm relação direta com os confrontos da operação.
Geral
BRDE recebe visita da cônsul-geral da França para tratar de iniciativas de sustentabilidade

Para reforçar as relações de parceria em favor de projetos de alto impacto ambiental na região Sul, a cônsul-geral da França em São Paulo, Alexandra Mias, esteve em visita oficial ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), na manhã desta quarta-feira, 24. O encontro faz parte de uma agenda que a representação diplomática terá ao longo do dia no Rio Grande do Sul, que incluiu audiência com o governador Eduardo Leite e secretários.
A cônsul-geral foi recebida pelo diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior; ao lado do diretor Financeiro do banco, João Paulo Kleinübing, e de Planejamento, Leonardo Busatto. Alexandra Mias estava acompanhada do diretor-adjunto para o Brasil da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Léo Gaborit. Também estavam presentes a chefe de Equipe de Projetos de Desenvolvimento Urbano do Consulado da França, Mathilde Moulino, e a gerente de Projetos da AFD, Camila Leotti. Pelo BRDE, acompanharam ainda o o superintendente Financeiro, Gustavo Trombini; o coordenador de Responsabilidade Socioambiental, Fernando Laurent; o chefe interino do Departamento de Captações e Negócios Internacionais, Natan Hummes, e o chefe interino do Setor de Captação Internacional, Rafael Pereira.
Parceria
Iniciadas ainda em 2018, as relações bilaterais entre o BRDE e a Agência já somam mais de 340 milhões de euros. As operações têm como prioridade financiar projetos com foco na agricultura sustentável, geração de energias limpas e renováveis, uso racional e eficiente da água, gestão de resíduos e cidades inteligentes.
O contrato mais recente foi celebrado ainda em junho deste ano, no valor de 120 milhões de euros (cerca de R$ 770 milhões pela cotação atual), durante o Fórum Econômico Brasil-França, que aconteceu em Paris reunindo autoridades e líderes empresariais dos dois países. Além do presidente do BRDE, o ato contou com a presença do diretor-geral da AFD, Rémy Rioux.
As duas instituições também atuam em conjunto no projeto Aliaza Mais, iniciativa que tem por objetivo oportunizar assistência técnica, incentivos e financiamento de projetos produtivos que aliem maior produtividade para a agropecuária associado à conservação da biodiversidade do Bioma Pampa. Trata-se de parceria com Associação para Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil)/Alianza del Pastizal) e que prevê investimentos de 7 milhões de euros (algo próximo de R$ 40 milhões pela cotação atual) em favor da conservação dos campos nativos do Pampa e, desta maneira, contribuir com os desafios das mudanças climáticas. Deste total, 2 milhões de euros têm origem em aporte do Fundo Francês para o Meio Ambiente Mundial (FFEM).
Geral
Campanha de arrecadação de cabelos termina na quinta-feira, 30, em Canoas

Encerra na próxima quinta-feira, 30, a campanha de arrecadação de mechas de cabelos, promovida pela Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMC), por meio da Diretoria da Mulher. A iniciativa, intitulada Esperança em Cada Fio, é realizada em alusão ao Outubro Rosa, que reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do apoio às mulheres que enfrentam o câncer de mama.
As doações podem ser feitas diretamente na sede da Secretaria, localizada na Rua Fioravante Milanez, 256, quinto andar, das 8h às 18 horas. As mechas devem ter no mínimo 15 centímetros, estar bem amarradas e limpas antes da entrega. Até esta sexta-feira, 24, sete mechas já haviam sido arrecadadas. Elas serão entregues no dia 31 à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas, que fará a confecção das perucas para as mulheres em tratamento do câncer.
Para a secretária-adjunta Carmen Marin, a iniciativa busca resgatar a autoestima das mulheres em tratamento oncológico.
“O projeto é uma iniciativa de grande relevância social, que reforça o compromisso da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão com o acolhimento e a valorização das mulheres. A importância da doação de cabelos é o resgate da autoestima de pacientes, que perdem os fios devido ao tratamento, proporcionando esperança e bem-estar emocional durante a luta contra o câncer. O gesto simboliza a solidariedade, esperança e demonstra que, quando atuamos juntos, podemos transformar a vida de muitas mulheres”, diz.
Diretora da Diretoria da Mulher, Sara Amaral Ávila também destaca a importância da campanha.
“É algo que, com certeza, terá um significado para muitas mulheres que vão receber este cabelo, porque sabemos que é um momento muito difícil da fase do tratamento em que a maioria das mulheres perdem o seu cabelo, que é sua referência do cuidado, da beleza, do autocuidado. É uma forma de contribuirmos envolvendo a comunidade para amenizar um pouquinho a dor destas mulheres”, destaca.

Habitação1 semana atrásCaixa divulga lista de 478 contemplados pelo programa Compra Assistida em Canoas

Política1 semana atrásCâmara de Canoas aprova aumento do IPTU em ruas centrais e fim de zona rural no perímetro urbano

Política1 semana atrásVereadores de Canoas articulam em Brasília busca por R$ 33 milhões para a saúde

Fazenda1 semana atrásMotoristas do RS ainda podem garantir desconto no IPVA 2026 até 31 de outubro

Trânsito6 dias atrásObras no Viaduto da Boqueirão alteram trânsito na BR-116 em Canoas

Geral6 dias atrásPrefeito anuncia vale-alimentação para servidores municipais e redução de horário da administração municipal

Cultura1 semana atrásCanoas recebe a 6ª edição do Dia Internacional da Animação entre os dias 25 e 28 de outubro

Trânsito1 semana atrásTrânsito na BR-116 em Canoas terá desvios neste sábado, 25, por obras no viaduto





















































