Conecte-se conosco

header-top







 

09/03/2026
 

Geral

Semana de Canoas tem longa programação de atividades

Redação

Publicado

em

Começa nesta segunda-feira, 21, a Semana de Canoas. Durante o período serão realizados diversos eventos em alusão ao aniversário de 82 anos da cidade. Na programação da atividade, destaque para inauguração das Salas Google, conferência internacional sobre mobilidade urbana, da entrega de duas Escolas Municipais de Educação Infantil e de unidades habitacionais do Condomínio Santa Fé, além da abertura da UBS Fátima, mutirões de cadastramento no CadÚnico e o plantio de 1.500 mudas.

Confira parte da programação da 82ª Semana de Canoas

21/06 – Segunda-feira

10h – Abertura da Semana de Canoas
Outorga da Medalha Pinto Bandeira (HNSG, HPSC e HU)
Local: Praça da Emancipação

13h30 às 17h – Conferência sobre Mobilidade e Desenvolvimento de Canoas
Programação manhã: BID – ICLEI – WRI – Toyota Foundation – UITP
Local: ParkShopping

18h – Reabertura da Antiga Estação de Trem
Local: Centro

20h – Live Show com Emerson Ribeiro

8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Centro de Canoas / calçadão

22/06 – Terça-feira

09h – Entrega de pavimentação asfáltica Guajuviras/MQ1
Local: Guajuviras, próximo à PECAN

10h – Programa de Gerenciamento de Pavimentos – usina de asfalto (visita)
Local: Brigadeira

11h – Entrega Praça das Acácias
Local: Igara

13h30 – Sessão Solene em comemoração à Semana de Canoas (online)
Local: Câmara de Vereadores

16h – Entrega da EMEI Beija-Flor
Local: Rua Santa Cruz, 154, bairro Niterói

17h – Lançamento Serviço Telemedicina – Canoasprev (online)

19h – E-Sports – Competição de Jogos Virtuais nas Escolas SMEL (online)

20h – Live Show com Cardeal Missioneiro Fábio Duzac

8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Praça da Brigada, no Guajuviras

23/06 – Quarta-feira

8h30 – 1ª Reunião do Conselho da Cidade
Local: Império Casa de Eventos (ERS-386)

14h – Entrega da UBS Fátima
Local: Rua Butenbender, 244, bairro Fátima

15h – Entrega da EMEI Pé-de-Moleque
Local: Rua José Danilo Menezes, 120, bairro Estância Velha

16h – Entrega de Regularização Fundiária no Carlos Drummond de Andrade – BREHM (SMDUH)
Local: Guajuviras

8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Ginásio EMEF Thiago Wurth, na Avenida Rio Grande do Sul, 4340, bairro Mathias Velho

19h30 – Live CICS – Empreendedorismo na cidade de canoas – segmento Indústria

20h – Live Show com Vinny Lacerda

24/06 – Quinta-feira

9h – Lançamento Atleta Cidadão do Futuro, PLAFS, (online)

10h – Entrega da Quadra de Hóquei com Grama Sintética
Local: Centro Olímpico Municipal, na Rua Araguaia, 1151, bairro Igara

14h – Entrega Sala do Conhecimento – Espaço Google (7 salas)

15h30 – Entrega EMEI Tia Maria Lúcia
Local: Rua Bagé, 1435, bairro Niterói

17h – Reabertura da Villa Mimosa com exposição
Local: Avenida Guilherme Shell, 6270, Centro

20h – Live Show com apresentação DTG Tropeiros do Ouro Negro e A Trinca

8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Praça Imaculada (Rio Branco)

25/06 – Sexta-feira

9h – Entrega das unidades habitacionais do condomínio Santa Fé (grupo 01)
Local: Olaria

11h30 – Entrega da obra da Vala da Curitiba
Local: Mathias Velho

14h – Entrega das unidades habitacionais do condomínio Santa Fé (grupo 02)
Local: Olaria

16h – Reabertura Hangar Cultural (SMCULT)
Local: Guajuviras

17h – Formatura “Multiplicadores Googles”, na Secretaria de Educação (online)

20h – Live Show com Clube do Pagode

8h às 17h – Mutirão Cadastro Único
Local: Praça da Juventude (Niterói)

26/06 – Sábado

9h 14.ª Prefeitura na Rua edição especial no Centro – Lançamento do projeto Cidade do Cuidado
Local: Praça da Emancipação

14h Bosque da Saudade, com plantio Fazenda Guajuviras
Local: Guajuviras

16h – Reabertura Praça CEU – Mahatma Gandhi
Local: Rio Branco

20h – Live Show Dante Ramon Ledesma e Recuerdos de Milonga

27/06 – Domingo

9h – Ato Inter-religioso (Coord. Integração Institucional)

11h – 1ª Cavalgada Solidária

20h – Live Show Tributo Tim Maia com Tonho Crocco

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo do Estado lança Programa Estadual de Proteção e Promoção dos Direitos das Mulheres

Redação

Publicado

em

O Governo do Rio Grande do Sul realiza, nesta terça-feira, 10, o lançamento do Programa Estadual de Proteção e Promoção dos Direitos das Mulheres. O ato está marcado para as 9h30 no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

A proposta reúne ações organizadas em quatro eixos de atuação: governança, acolhimento, capacitação e desenvolvimento, e enfrentamento à violência.

O lançamento ocorre no Salão Negrinho do Pastoreio (Praça Mal. Deodoro, s/n, Centro Histórico – Porto Alegre), na sede do Executivo estadual.

Continuar a ler

Geral

Prêmio Picucha Milanez será entregue nesta terça-feira, dia 10; saiba quem são as homenageadas

Redação

Publicado

em

A Câmara Municipal de Canoas realiza, nesta terça-feira, 10, a cerimônia de entrega do Prêmio Picucha Milanez. A homenagem reconhece dez mulheres com trajetórias de destaque em diferentes áreas de atuação e pelo trabalho desenvolvido junto à comunidade.

A premiação é concedida anualmente pelo Legislativo municipal e tem como objetivo valorizar iniciativas e histórias de mulheres que contribuem para o desenvolvimento social, cultural e comunitário da cidade.

Criado em 1997 por meio de decreto legislativo, o prêmio leva o nome de Maria Filomena Rumi Milanez, conhecida como “Vó Picucha”. Nascida em Rivera, no Uruguai, em 1888, ela se mudou ainda criança para a região onde hoje está localizada Canoas.

Picucha ficou conhecida pela forte atuação comunitária, especialmente na mobilização de moradores e no incentivo a ações sociais. Entre suas contribuições está a participação na mobilização que ajudou na construção do Hospital Nossa Senhora das Graças, além do trabalho voltado ao cuidado e apoio de crianças em situação de vulnerabilidade.

Homenageadas

Mara Lúcia Togni Pereira construiu sua trajetória profissional na área da saúde, atuando como Técnica e Instrumentadora Cirúrgica, profissão da qual hoje está aposentada. Há mais de duas décadas também trabalha como podóloga, mantendo o cuidado com a saúde e o bem-estar das pessoas. Inspirada pelos pais, fundadores do Lions Clube Canoas Santa Rita, desenvolveu forte atuação voluntária e há 19 anos participa de ações sociais promovidas pelo Lions, com iniciativas voltadas à saúde, educação e apoio a famílias em situação de vulnerabilidade – indicação da bancada do PSD.

Edna Aparecida Alegro é auditora fiscal aposentada da Receita Federal, com mais de 34 anos de atuação no serviço público federal. Especialista nas áreas de assistência social e certificação de entidades beneficentes, tornou-se referência nacional no fortalecimento de políticas públicas e organizações da sociedade civil. Desde 2015 atua em Canoas, onde liderou a reestruturação da Associação Pestalozzi, garantindo a continuidade do atendimento a pessoas com deficiência e implantando programas de inclusão e aprendizagem profissionalizante – indicação da bancada do PL.

Priscila Rosa dos Santos recebe a homenagem em reconhecimento à sua luta por justiça após a morte de sua irmã, a enfermeira Patrícia Rosa dos Santos, vítima de feminicídio em 2024. Desde então, transformou o luto em mobilização social, dando visibilidade ao caso e reforçando a importância do enfrentamento à violência contra a mulher. Sua atuação tornou-se símbolo de resistência e defesa da memória da irmã e de tantas outras vítimas – indicação da bancada do PV.

Angélica Giovanella Marques é delegada da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e atualmente responde pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Canoas. Formada em Direito pela PUCRS e pós-graduada em Processo Civil, ingressou na Polícia Civil em 2019 e assumiu o cargo de delegada em 2022. Seu trabalho é voltado ao acolhimento das vítimas e ao combate à violência de gênero, contribuindo para a proteção e garantia de direitos das mulheres – indicação da bancada do Progressistas.

Shirley Dilecta Panizzi Fernandes é advogada com atuação na área de Direito do Trabalho Empresarial desde 1992, prestando assessoria jurídica a empresas de diversos segmentos. Também atua como professora convidada em cursos de pós-graduação da Universidade Feevale, nas áreas de Direito do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho, contribuindo para a formação de novos profissionais – indicação da bancada do NOVO.

Claci Lutz Allenbrandt, conhecida como Gladis, reside em Canoas há mais de três décadas e tem forte atuação comunitária no bairro Guajuviras. Desde 2003 dedica-se a atividades de apoio à comunidade e à defesa dos direitos dos usuários do sistema de saúde, participando de conselhos locais e auxiliando moradores em demandas relacionadas ao acesso aos serviços públicos – indicação da bancada do PSDB.

Fernanda Gonçalves Bassôa é jornalista formada pela Unisinos e atua há mais de duas décadas na comunicação. Trabalhou por nove anos como repórter policial no Grupo Editorial Sinos e atualmente é repórter correspondente do jornal Correio do Povo em Canoas, função que exerce há mais de uma década. Seu trabalho é marcado pelo compromisso com a informação e pela cobertura de temas relevantes para a sociedade – indicação da bancada do Republicanos.

Isabel Ferrari é jornalista e comunicadora reconhecida nacionalmente por sua atuação na defesa da inclusão e da neurodiversidade. Mãe de uma criança autista, transformou sua experiência pessoal em trabalho de conscientização social, promovendo debates sobre maternidade atípica, direitos das pessoas com deficiência e políticas públicas de inclusão – indicação da bancada do PDT.

Priscila Pereira é fisioterapeuta e atua há duas décadas em ações sociais em Canoas. Atualmente é gerente geral da Ação Social Santa Isabel, instituição com mais de 60 anos de atuação no município, além de coordenar iniciativas em abrigos e projetos voltados ao acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. Seu trabalho é marcado pela dedicação ao cuidado e à assistência social – indicação da bancada do União Brasil.

Miriam Ribeiro Cabreira é engenheira mecânica e servidora da Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP) desde 2007. Com trajetória marcada pela atuação sindical, tornou-se em 2022 a primeira mulher eleita presidenta do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (Sindipetro-RS). Sua liderança representa um marco na ampliação da participação feminina em espaços de representação da classe trabalhadora – indicação da bancada do PT.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa leva serviços públicos ao bairro Rio Branco neste sábado

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas promove neste sábado, 7, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, com oferta de diversos serviços públicos para moradores do bairro Rio Branco.  

A atividade ocorre das 9h às 12h, na EMEF Nelson Paim Terra, localizada na Rua Primavera, 1676.  

Durante a ação, a população poderá acessar atendimentos em áreas como saúde, assistência social, emprego e habitação. Também estarão disponíveis serviços relacionados ao bem-estar animal, orientações do Procon e emissão de documentos de identidade. Além disso, a programação inclui a doação de mudas de plantas e atividades voltadas para crianças.  

A iniciativa busca aproximar os serviços da administração municipal da comunidade e facilitar o acesso da população a atendimentos públicos. De acordo com a prefeitura, o evento será cancelado em caso de chuva. 

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques