Saúde
Vacinação para idosos a partir de 60 começa neste sábado, 24

Os Idosos com 60 anos ou mais já começaram a receber a vacina Astrazeneca contra a Covid-19 na manhã deste sábado, 24, em Canoas. Os 20 pontos de vacinação começaram a funcionar às 8h e devem ir até às 15h (ou enquanto durarem as doses).
Inicialmente, estava prevista a vacinação da população acima de 61 anos, mas a Prefeitura decidiu ampliar a faixa etária, ainda pela manhã. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência em Canoas. O atendimento acontece por ordem de chegada, com distribuição de senhas.
A vacinação será exclusiva para a população acima de 60 anos. A aplicação das segundas doses para idosos e profissionais da saúde será retomada na próxima semana nas unidades básicas de saúde.
Doações – A população que passar pelos pontos de vacinação neste sábado poderá colaborar com a campanha de doação de agasalhos e alimentos organizada pela Defesa Civil de Canoas. As caixas coletoras estarão distribuídas nos 20 locais.
Pontos de Vacinação
NORDESTE
– CSF CAIC – Rua Vinte e Um de Março, 100, Setor 4 A, Guajuviras
– CSF Guajuviras – Av. 17 de Abril, 1991, Guajuviras
– UBS Igara – Rua Dr. Alfredo Angelo Filho, 68, Igara
– UBS São José – Rua João Pessoa s/n°, São José
– CSF São Vicente – Rua Valter de Oliveira Ilha, 90, Estância Velha
– CSF Estância Velha -Rua São Mateus s/n°, Estância Velha
NOROESTE
– SF Harmonia – Rua Machado de Assis, 201, Harmonia
– UBS Santo Operário -Rua da Associação, 331, Vila Cerne
– UBS São Luis – Rua Teófilo Otoni, 268, São Luis
– CSF Praça América – Av. Rio Grande do Sul, 420, Mathias Velho
– CSF União – Rua São Borja, 395, Mathias Velho
SUDESTE
– UBS Concoban – Rua Rodrigues Alves, 769, Niterói
– CSF Niterói – Rua Marechal Rondon, 132, Niterói
– UBS Fernandes – Rua Gomes Freire de Andrade, 1036, Niterói
– CSF Primeiro de Maio – Rua Primeiro de Maio, 534, Niterói
SUDOESTE
– UBS Fátima/Prata – Rua Buttembender, 244, Fátima
– CSF Mato Grande – Rua República, 460, Mato Grande
– UBS Pedro Luiz da Silveira – Rua Mauá, 1724, Rio Branco
– UBS Rio Branco – Rua Edgar Fritz Müller, 83, Rio Branco
CENTRO
– Central de Especialidades – Av. Brasil, 438, Centro
Saúde
Prefeito de Canoas se reúne com Simers para buscar apoio na contratação de pediatras para o Hospital Universitário

O prefeito de Canoas, Airton Souza, e o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, reuniram-se na manhã desta terça-feira, 29, para discutir alternativas para a recomposição do corpo clínico da Clínica da Criança, instalada no Hospital Universitário (HU).
O objetivo do encontro, conforme a gestão municipal, foi buscar o apoio da entidade sindical para garantir a integralidade das escalas médicas, especialmente na área de pediatria.
Durante a reunião, o prefeito destacou a dificuldade de encontrar pediatras disponíveis no mercado, especialmente no período de inverno, e reforçou a importância do apoio do Simers para viabilizar o pleno funcionamento da clínica.
A estrutura foi reaberta no último dia 21, mas teve o atendimento suspenso poucos dias depois devido à falta de profissionais para completar a escala.
O presidente do Simers confirmou o cenário de escassez de médicos pediatras no Estado e explicou que a reabertura de novos leitos pediátricos na região contribuiu para a redistribuição desses profissionais. Segundo Matias, médicos que atuavam no HU foram contratados por outras instituições de saúde, o que agravou a situação local.
A Prefeitura informou que a Associação Saúde em Movimento (ASM), responsável pela gestão do HU, foi notificada e está buscando novos profissionais, inclusive fora do Rio Grande do Sul. A administração municipal também reiterou o compromisso com o pagamento em dia dos médicos da Clínica da Criança e afirmou que continua trabalhando para quitar dívidas herdadas da gestão anterior.
De acordo com a Prefeitura, o tema será levado ao Ministério da Saúde ainda nesta semana, em busca de apoio federal para a manutenção e ampliação dos serviços pediátricos em Canoas.
Saúde
Sesc Canoas oferece atendimentos nutricionais com foco na saúde integral durante o inverno

Com a chegada do inverno, manter o equilíbrio do corpo e da mente exige atenção redobrada. No Sesc Canoas, o serviço de Nutrição se destaca por oferecer atendimentos personalizados, acessíveis e com foco na saúde integral, valorizando a alimentação como pilar fundamental para o bem-estar em qualquer época do ano.
O serviço de Nutrição da Unidade conta com tecnologia atualizada para avaliação e acompanhamento nutricional, profissionais capacitados e um atendimento acolhedor, que reconhece a individualidade de cada pessoa.
“Uma alimentação adequada fornece energia, fortalece o sistema imunológico e previne doenças. No frio, mais do que nunca, precisamos desse cuidado para manter o organismo em equilíbrio, sem abrir mão do prazer à mesa”, explica Danielle Lodi, nutricionista do Sesc Canoas, mestre e especialista em Saúde Coletiva e doutoranda em Epidemiologia.
Os agendamentos podem ser realizados diretamente no Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) ou pelo Whatsapp (51) 3456-2013.
Saúde
Clínica da Criança reaberta em Canoas fecha por falta de pediatras, denuncia Simers

A Clínica da Criança, reaberta nesta semana pela Prefeitura de Canoas, foi novamente fechada por falta de profissionais na escala médica. A denúncia foi feita pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), que esteve no local na quarta-feira, 23, após receber relatos de irregularidades no atendimento.
De acordo com o presidente do Simers, Marcelo Matias, e o vice-presidente, Felipe Vasconcelos, que visitaram a unidade instalada junto ao Hospital Universitário, a situação é grave. “É inadmissível abrir uma clínica pediátrica com UTI sem ter escala de médicos para atender”, afirmou Matias.
Segundo o sindicato, uma pediatra intensivista permaneceu por quase 36 horas consecutivas de plantão, sem substituição, devido à ausência de outros profissionais. A médica só deixou o local após a transferência da criança internada na UTI para outra unidade do Hospital Universitário.
Diante do cenário, o Simers anunciou que levará o caso ao conhecimento do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers) e da Secretaria Estadual da Saúde. A reabertura da Clínica da Criança ocorreu mediante pactuação da Prefeitura com o governo estadual para o recebimento de recursos públicos.
O que diz a Prefeitura
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que o Hospital Universitário (HU) é gerido pela instituição Associação Saúde em Movimento (ASM), vencedora de processo licitatório, desde 16 de dezembro de 2024.
“No momento, a administração municipal já notificou a ASM e articula as medidas cabíveis em âmbito administrativo e jurídico para garantir a assistência aos pacientes de Canoas e dos municípios referenciados através da regulação do governo do Estado. A Prefeitura de Canoas reitera que a assistência e bem-estar dos pacientes é o mais importante e que priorizará o trabalho para que a ASM cumpra as escalas na Clínica da Criança e em todo o HU”.
- Economia1 semana atrás
Empresas de Canoas afetadas pela enchente podem receber linha de crédito de até R$ 20 milhões do BNDES
- Empresas & Negócios5 dias atrás
Havan inaugura megaloja em agosto em Canoas
- Geral1 semana atrás
DetranRS divulga lista dos beneficiados para a CNH Social
- Geral5 dias atrás
ATENÇÃO! Simulado de emergência mobilizará 130 voluntários no Mathias Velho no sábado, 26
- Serviços7 dias atrás
Estado lança “Identidade Fácil”, sistema pioneiro no país para agilizar emissão da nova carteira de identidade
- Esporte1 semana atrás
Projeto em Canoas oferece aulas gratuitas de boxe a jovens no contraturno escolar
- Saúde6 dias atrás
Clínica da Criança reaberta em Canoas fecha por falta de pediatras, denuncia Simers
- Esporte1 semana atrás
Taça Integração de Canoas nas modalidades masculino e feminino acontece neste final de semana