Conecte-se conosco

header-top







 

17/09/2025
 

Geral

Em entrevista, Delegada Tatiana Barreira Bastos conta detalhes e desafios da profissão

Redação

Publicado

em

Em virtude da data de 21 de abril, em que se comemora o Dia do Policial Civil, conversamos com a atual titular da 4ª Delegacia de Polícia de Canoas, Tatiana Barreira Bastos, que nos contou os desafios da profissão, preconceitos, maior união com a comunidade e qualificação dos trabalhos em Canoas.

Nossa equipe iniciou a conversa perguntando sobre a execução do trabalho da profissão de Tatiana. Ela nos respondeu que é uma atividade extremamente dinâmica. “Eu costumo dizer que muito mais do que jurídica, é também uma atividade de cunho social muito relevante, nós somos responsáveis pela apuração das práticas infracionais, da materialidade e de indícios suficientes de autoria, buscando a responsabilização criminal daqueles infratores”.

Rotina de gabinete

Ainda, a Delegada explicou que existe uma intensa demanda de rotina de gabinete, que é de despacho das ocorrências policiais, despacho dos expedientes, relatórios e conduções de todas as investigações policiais, de todas as atividades de rua, diligências externas e cartorárias, e também de inteligência e operacionais. “Além das ações externas, como mandados de busca e apreensão, prisão, investigações de campo, quando é necessário ter um planejamento mais amplo”, explicou.

Mulher na polícia

Tatiana destacou o fato de que ser mulher não é nenhum obstáculo, pois não é necessário nada além de uma capacidade intelectual, do curso de Direito, e uma formação também nas práticas operacionais, como uso de arma de fogo e técnicas de imobilização etc. “Mas, é claro, que mesmo nos dias de hoje, por ser mulher, ainda sofremos preconceito. Muitas pessoas ainda acreditam que ser policial exige muito mais forças físicas ou algum atributo que as mulheres não tenham, o que já comprovamos há muito tempo, inclusive as delegadas do estado do Rio Grande do Sul entraram na área na década de 70, então já faz algum bom tempo que a  gente consegue através da nosso trabalho, firmeza, condutas, posturas instrucionais, provar que temos igual capacidade que os homens e ainda algumas qualidade que eu costumo dizer que são tipicamente femininas que nos dão algumas vantagens, como ser mais observadoras, ter mais paciência, exercitar mais empatia com quem estamos ali atendendo e ouvindo. Então eu acho que as mulheres na Polícia Civil humanizaram e deram muito mais qualidade, mais participação comunitária, ou seja, qualificou os seus espaços de rotina, tudo isso graças a participação feminina”, enfatizou Tatiana.

Sonho realizado

Filha de policiais federais, o pai delegado federal e a mãe papilografista federal, Tatiana foi criada praticamente dentro de uma delegacia. “Desde cedo eu despertei o amor, e paixão, me sinto vocacionada para o exercício da atividade policial. Cursei Direito, me formei, e com 23 anos de idade passei no concurso para Delegada de Polícia, justamente a profissão que eu escolhi, e da qual nunca me arrependi, apesar da correria, do risco e estresse. É muito mais do que um ofício, nós abraçamos uma missão”, revelou.

Profissão de fascínio e intimidação

“Exercemos um cargo de muita autoridade, então, eventualmente, as pessoas se sentem receosas com a nossa presença, mas isso muito mais no âmbito profissional do que na minha vida pessoal. O que não é fácil mesmo é para nossos familiares, parceiros, maridos, esposas. Tem que ter um pouco de paciência e aprender a lidar com a nossa profissão, pois somos policiais 24hs por dia. E, claro que a postura muitas vezes de autoridade pode tanto exercer um fascínio em algumas pessoas, como intimidar outras”.


Canoas à frente

Tatiana não economizou elogios para a Segurança de Canoas, que, segundo ela, está à frente há tempo no trabalho de integração das forças policiais. Com passagem pela cidade em 2008, ela conta que viu a cidade crescer na área e ser pioneira em muitas práticas, como de monitoramento eletrônico, audiomonitoramento, o que enxerga como um grande aliado no enfrentamento à criminalidade local.  “Hoje nós temos índices muito positivos, queda em todos os indicadores de criminalidade. Então, para mim, realmente, foi um grande presente poder assumir a titularidade da 4ª Delegacia de Polícia de Canoas, porque, além de um trabalho muito focado no enfrentamento ao tráfico de entorpecentes, aos crimes contra os patrimônios, que ocorrem bastante na região, roubo a pedestre, roubo a residências e roubo a estabelecimento comercial, principalmente, nós temos alguns cartórios especializados”.

Cartórios

Tatiana nos contou que no momento a DP trabalha com cartório de crimes de intolerância, o de direito dos animais, “que é um cartório que tem tido muita visibilidade por nossa atuação constante na verificação de denúncia contra maus tratos a animais”, e em breve estarão também com mais um cartório de proteção à pessoa idosa e pessoa com deficiência. Para isso a delegacia está passando por obras, “para melhorias, e qualificando os espaços, dando mais acessibilidade ao prédio para que possamos receber este novo cartório, e também um cartório de mediação, que é muito exitoso, realiza cerca de 20 mediações por mês, então a gente tem realmente muita matéria prima e muito trabalho ali na 4ª DP, o que tem me trazido muito retorno pessoal. Estou muito feliz de estar ali”, finalizou.

Biografia

Tatiana Barreira Bastos é Delegada de Polícia do Rio Grande do Sul desde 2004, atuou na 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Porto Alegre por onze anos (2009 a 2020), foi a primeira Diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (2019 a 2020), atualmente é Diretora da Divisão de Assessoramento Especial do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis de PGV, Pós-graduada em Direito Penal e Processual Penal pelo Instituto de Desenvolvimento Cultural – IDC, Especialista em Gestão e Monitoramento de Políticas de Segurança Pública pela UFRGS, docente da ACADEPOL – Academia da Polícia Civil, do Curso Preparatório para Concursos – C PC, do Curso do Davi André e do Centro de Ensino Integrado de Santa Cruz do Sul – CEISC, Autora das Obras: Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – Análise da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/206) – Um diálogo entre Teoria e a Prática, e Lei Maria da Penha – comentários artigo por artigo e estudos doutrinários. Atualmente, atual titular da 4ª DP de Canoas.

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ulbra recupera ambulância histórica para práticas do curso de Medicina

Redação

Publicado

em

Ulbra recupera ambulância histórica para práticas do curso de Medicina

Na segunda-feira, 15, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) destinou oficialmente uma ambulância para aulas práticas do curso de Medicina, no campus Canoas. O veículo, que já fazia parte do patrimônio da instituição, foi totalmente reformado e adaptado para simular atendimentos do SAMU.

O curso de Medicina da Ulbra já conta com um centro de simulação integrado, que reproduz o circuito completo de atendimento hospitalar. Com a chegada da ambulância, esse espaço passa a ser ainda mais aprimorado, permitindo que os estudantes vivenciem todo o processo de atendimento: desde o socorro do paciente com o veículo, a simulação da regulação médica, até o cuidado prestado na emergência hospitalar.

Ambulância de cinema

O veículo, modelo 1991 Ford F150 XL S, foi importado dos Estados Unidos e é um exemplar raro no Brasil. Na cor branca e com capacidade para cinco pessoas, a ambulância possui suspensão ajustável conforme o terreno e um baú projetado como UTI móvel, características que até hoje não são comuns nas ambulâncias brasileiras. É um modelo frequentemente visto em produções cinematográficas, o que a torna ainda mais singular.

Adquirida em 1996 para o plano Ulbra Saúde, a ambulância já foi utilizada em atendimentos domiciliares, no Hospital Álvaro Alvim (Porto Alegre) para transporte de pacientes e no hospital que a instituição mantinha em Tramandaí. Também teve papel importante em treinamentos práticos das disciplinas de Trauma e Emergência.

A restauração do veículo foi conduzida por Renan Carvalho da Cruz, profissional responsável pela reforma, que durou 40 dias.

“Pegamos essa ambulância que estava há praticamente 15 anos parada e restauramos quase todas as peças, praticamente 100% de restauração. As peças estavam boas, porém velhas, mas é um veículo com material americano, diferenciado, e isso facilitou a restauração”, explica.

Inovação na formação médica

Para o professor Rogério Fett Schneider, docente do curso de Medicina da Ulbra e coordenador do Centro de Simulação, a chegada do veículo representa um avanço significativo na qualificação acadêmica.

“Hoje, com o advento do SAMU, temos muitas ocorrências, tanto emergências clínicas quanto traumáticas, e o atendimento pré-hospitalar é fundamental. Muitos alunos estão atuando em serviços de regulação do SAMU, e o cenário prático vai contemplar também esse contexto, a regulação, o atendimento na rua, o resgate, com todas as formas de urgência e emergência”, conta.

Ele acrescenta que a ambulância fortalece ainda mais a experiência acadêmica dos estudantes. “O veículo vai trazer uma veracidade muito interessante para a capacitação dos alunos. Hoje somos a única universidade com esse cenário de simulação de atendimento pré-hospitalar na íntegra, inclusive com a regulação médica, seguindo protocolos do Ministério da Saúde”, destaca.

Segundo Marcelo Guerra, coordenador do curso de Medicina da Ulbra, a integração da ambulância à simulação reforça a segurança do paciente e a formação prática dos estudantes.

“Estamos cada vez mais integrando a simulação, que é toda a atividade que o aluno faz antes de chegar ao paciente verdadeiro. Então, a simulação tem muito a ver com a segurança dos nossos pacientes. O aluno primeiro treina em ambiente simulado, controlado, e se capacita para quando realmente tiver um caso, saber atuar nessa circunstância”, explica.

Mais informações sobre o curso de Medicina da Ulbra estão disponíveis em: ulbra.br/canoas/graduacao/presencial/medicina/bacharelado

Continuar a ler

Geral

OAB Canoas volta a realizar jantar-baile da advocacia depois de mais uma década

Redação

Publicado

em

OAB Canoas volta a realizar jantar-baile da advocacia depois de mais uma década

A OAB Subseção Canoas retoma, passados mais de dez anos, uma das mais tradicionais celebrações da advocacia local: o Jantar-Baile da Advocacia. O evento será realizado no dia 16 de outubro de 2025, com início às 19h30min, no Salão Blue Moon, reunindo colegas, familiares e convidados em uma noite de confraternização e celebração.

A ocasião terá um significado ainda mais especial, pois marcará também a comemoração dos 45 anos de instalação da Subseção Canoas, ocorrida em 14 de outubro de 1980. Trata-se, portanto, de um momento que une história e tradição, resgatando a memória da advocacia local e reafirmando a força da classe na região de Canoas e Nova Santa Rita.

A retomada do jantar-baile é mais uma iniciativa da atual gestão no sentido de promover uma agenda social mais intensa e integrativa, reforçando a união da advocacia e aproximando ainda mais a instituição de seus membros. Mais do que uma festividade, o reencontro simboliza o espírito de coletividade que sempre pautou a atuação da OAB Canoas ao longo de sua trajetória.

O evento promete ser um marco para todos os advogados e advogadas que diariamente dignificam a profissão, honrando a história da Subseção e projetando o futuro da advocacia em nossa comunidade.

Os convites, que são limitados, estão à venda na plataforma Sympla, em www.sympla.com.br e para localizá-los, basta procurar por “OAB Canoas” no site.

Compre também acessando o QRCode abaixo:

Compre acessando o QRCode abaixo:

Continuar a ler

Geral

Governo divulga lista de 477 novos contemplados no Programa CNH Social

Redação

Publicado

em

Governo divulga lista de 477 novos contemplados no Programa CNH Social

Foi publicada nesta segunda-feira, 15, no Diário Oficial do Estado (DOE) a lista de contemplados na segunda chamada do programa gaúcho da CNH Social, programa social mantido pelo governo Eduardo Leite. Ao todo, são 477 pessoas, que têm até o próximo dia 30 de outubro para abrir seus processos de habilitação em um Centro de Formação de Condutores (CFC) do Estado.

A segunda chamada ocorre, conforme cronograma, para preencher as vagas remanescentes, até o total de 3 mil, número de vagas da edição 2025 da iniciativa.

Dúvidas e mais informações 

Para mais informações, os candidatos podem contatar o DetranRS pelos canais de atendimento:

  • Disque-Detran (0800-905-5555);
  • WhatsApp (800-905-5555);
  • chat on-line no site;
  • Fale Conosco e Ouvidoria no site;
  • atendimentos presenciais em unidades do TudoFácil.

Os Centros de Formação de Condutores credenciados também estão aptos a prestar informações e esclarecer dúvidas.

Continuar a ler
publicidade
SicrediGraduação Lasalle

Destaques