Conecte-se conosco

header-top







 

21/10/2025
 

Comunidade

Aids: Canoas, a quarta com maior número de infectados do RS, tem programação especial nesta terça-feira

Confira dados do Boletim Epidemiológico HIV/AIDS e Sífilis 2015 da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul

Avatar

Publicado

em

Foto: Divulgação/ebc

Foto: Divulgação/ebc

 

A AIDS, ou Síndrome de Imunodeficiência adquirida, como é de conhecimento geral, é causado pelo retrovírus HIV classificado na subfamília dos Lentiviridae. Ele ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Alterando o DNA dessa célula que o vírus faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Porém, ter HIV não é o mesmo que ter AIDS. Há soropositivos que convivem anos sem apresentar sintomas da doença. O HIV pode ser transmitido através de relações sexuais sem preservativos, seringas usadas e ou de mãe para filho.

 

Canoas: Quarta cidade do estado em infectados

Em junho deste ano, O Timoneiro publicou o dado da Câmara Municipal de Vereadores de Canoas, em argumento para aprovar o Projeto de Lei (PL) de autoria do legislador Ivo Lech (PMDB), que estabelece a obrigatoriedade de danceterias, boates, casas noturnas e congêneres disponibilizar, gratuitamente, preservativo aos clientes. Este ano, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, comemorado nesta terça-feira, 1, tem programação organizada pelo Departamento de Políticas e Ações em Saúde do Município.

Em uma tenda montada em frente à sede Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento, haverá a realização de testes rápidos e distribuição de material informativo e preservativos com profissionais caracterizados. O SAE/CTA fica na rua Frei Orlando, 14, no Centro. A mesma ação acontecerá nas UBS União, Fernandes, Niterói e Nova Niterói.

Às 19 horas, a Escola Municipal Nancy Pansera, no bairro Guajuviras, sediará o encerramento anual da Caravana da Diversidade. No mesmo horário, haverá mobilização na avenida Inconfidência, com distribuição de material informativo e preservativos, com a participação de profissionais da Secretaria de Saúde e alunos da Escola O Acadêmico.

Na sexta-feira, 4, às 14 horas, ocorrerá uma Roda de Terapia Comunitária, intitulada “A prevenção abraçando Canoas”. Na ocasião, os moradores serão informados sobre as formas de prevenção, os riscos e o tratamento da AIDS.

 

RS tem o dobro da taxa de mortalidade do país

O estado de 497 municípios não dá esperanças aos interessados sobre o assunto. “Embora em 2014 se tenha observado uma redução da taxa de detecção da Aids no Rio grande do Sul (38,3 casos para cada 100.000 habitantes), o estado ainda registra uma taxa superior aquela encontrada no país (19,7 casos/100.000 habitantes). A expectativa do governo do estado não é estimulante. Segundo o Boletim, o governo espera que até o ano de 2020, “90% das pessoas diagnosticadas com HIV recebendo tratamento”, Segundo o Boletim Epidemiológico HIV/AIDS e Sífilis 2015 da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul.

Assinado pelo secretário estadual de saúde, João Gabbardo dos Reis, o estudo mostra que o estado do Rio Grande do Sul tem o dobro da taxa de mortalidade do Brasil. O mesmo tem como objetivo “divulgar informações sobre a vigilância epidemiológica desses agravos, a partir da consolidação dos dados disponibilizados nos sistemas nacional de notificação”.

A estimativa dos órgãos do governo é que milhares de pessoas convivem com Aids em todo o território nacional. “Segundo estimativas de 2014 pelo DDAHV (Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais)/SVS (Secretaria de Vigilância em Saúde)/MS (Ministério da Saúde), 734 mil pessoas vivem com HIV/Aids no país, correspondendo a uma prevalência de 0,4%”. A maioria dos casos é em homens de 15 a 49 anos (0,7%). Nas mulheres, de mesma faixa etária, o número é um pouco menor (0,4%).

Boletim Epidemiológico 2015. Foto: Divulgação/Internet

Boletim Epidemiológico 2015. Foto: Divulgação/Internet

86 mil Gestantes infectadas

O número é pior com as gestantes. Segundo dados da secretaria, “de 2000 a junho de 2015, o Brasil notificou 86.732 casos de gestantes infectadas com o HIV. Destes casos, 31,0% (26.895) foram identificados na região Sul, sendo que o estado do RS, neste período, notificou 16.011, representando 18,5% do total de casos”.

 

Menores de 5 anos

Segundo o documento, “no período de janeiro de 1982 a junho de 2014 foram notificados 1.939 casos de Aids em menores de 5 anos no estado do RS, sendo 38,5% (746) residentes no município de Porto Alegre, 4,5% (88) em Canoas e 3,5% (68) em Viamão”. Ou seja, 88 crianças menores de 5 anos, até junho do ano passado, foram notificadas com Aids.

 

Mortalidade por Aids

No país, de 2003 a 2014 foram registrados “141.182 óbitos por causa básica de Aids, sendo deste total, 30.108 (21,3%) associados à Região Sul”. No RS foram 16.788 óbitos, representando 55,7% das mortes de toda a região Sul.

 

Taxa de detecção

No ranking da taxa de detecção (por 100.000 hab.) de casos de Aids notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificações (SINAN) declarados no Sistema de Informação de Mortalidades (SIM) e registrados no SISCEL (Sistema de Controle de Exames Laboratoriais)/SICLOM (Sistema de Controle Logístico de Medicamentos) nos 64 municípios de residência prioritários por ano de diagnóstico de 2003 a 2013, Canoas ficou em 11ª lugar.

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul adverte, no entanto, que “outras atividades sociais – como beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas – não transmitem a doença e não há risco desses tipos de contato com uma pessoa soropositiva”.

Para maiores informações, o estado disponibiliza um número, apelidado de “Disque-Aids”, disponível em 0800-54-10-197 gratuitamente. Também através da rede social facebook com o nome “Sem Camisinha Não Dá” e no portal do Ministério da Saúde em www.aids.gov.br.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

Redação

Publicado

em

Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

O governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 20, o resultado final dos municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG). A iniciativa é destinada à implantação de cozinhas comunitárias e apoio ao custeio de refeições para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio de 2024.

Foram selecionados 52 municípios, sendo 35 para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem espaço de refeitório e 17 para a modalidade que conta com refeitório no local.

edital do PPG foi publicado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para encaminhar manifestação de interesse. A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 14 de outubro.

Continuar a ler

Comunidade

Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Redação

Publicado

em

Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.

Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.

Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.

Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.

“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.

Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.

“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.

Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.

“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.

Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.

A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.

Continuar a ler

Comunidade

26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

Redação

Publicado

em

26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.

O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques