Geral
Canoas inaugura três Escolas Municipais de Educação Infantil

Durante a semana passada, a Prefeitura de Canoas entregou ao município três Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Os bairros Mato Grande, Niterói e Fátima foram contemplados com novas estruturas que atenderão uma demanda histórica na educação, com modernidade, segurança e conforto que as comunidades escolares merecem. Os investimentos fazem parte do pacote de R$ 60 milhões que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (SME), investe na reconstrução e reforma de instituições de ensino e beneficia todos os quadrantes da cidade.
Toda entrega do município ganha o carinho dos canoenses, mas uma em especial era esperada há muitos anos. As obras da EMEI Mato Grande, localizada no bairro de mesmo nome, foram completamente abandonadas em 2014 e, como a administração passada já havia recebido e gasto cerca de R$ 750 mil do Governo Federal, a Prefeitura poderia devolver o valor ao Ministério ou cobrir o gasto com recursos próprios e retomar a construção, o que foi decidido pelo executivo. Concluída, a nova escola vai receber 244 alunos e contribuir com a ampliação de vagas em creches e pré-escolas, uma das principais conquistas da atual gestão quando o assunto é educação.
Outra entrega realizada pela Prefeitura nesta semana foi a EMEI Tia Maria Lucia, no bairro Niterói. A escola, que tem área de 361,8 m², recebeu R$ 835,2 mil para a sua completa reconstrução, incluindo instalações elétricas e hidrossanitárias, adequações para a acessibilidade de crianças, pais, responsáveis e profissionais, climatização e cobertura na parte externa. Com a obra, a EMEI também ganhou novo mobiliário, muro de alvenaria, sanitários exclusivos para os docentes e espaço de convivência.
O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, não escondeu a alegria por, mais uma vez, contribuir com melhorias para as escolas do município. “Fico feliz ao ver que devolvemos a dignidade aos nossos alunos e professores. Os profissionais da educação de Canoas são motivo de muito orgulho para todos nós. É com muito prazer que construímos estruturas melhores para que estes profissionais trabalhem”, conclui.
A conclusão destas obras também fazem parte do trabalho desenvolvido pela vice-prefeita Gisele Uequed, que teve grande participação nos projetos de melhorias na Educação Infantil no município.
Geral
12ª Conferência Municipal de Saúde de Nova Santa Rita ocorre nesta quinta-feira no Centro de Eventos Olmiro Brandão

A 12ª Conferência Municipal de Saúde de Nova Santa Rita será realizada nesta quinta-feira, 25, a partir das 13h30, no Centro de Eventos Olmiro Brandão. O encontro vai reunir moradores, profissionais da saúde, gestores públicos e representantes de entidades para debater propostas relacionadas às políticas de saúde do município.
A programação começa com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial e apresentação dos painelistas responsáveis por conduzir os debates. Na sequência, serão formados grupos de trabalho para discussão dos temas propostos e elaboração de sugestões.
Ao final, também ocorrerá a eleição dos delegados que irão representar o município na etapa estadual da conferência.
A conferência é um espaço previsto para participação da comunidade na construção e avaliação das políticas públicas de saúde.
Policial
Mulher de 23 anos é morta em Porto Alegre; ex do parceiro é apontada como suspeita do crime

Uma mulher de 23 anos foi morta pela ex-companheira do atual parceiro na Rua 3174, no bairro Santa Rosa de Lima, em uma área próxima ao limite com Alvorada, na madrugada desta quarta-feira, 24.
Segundo informações apuradas pela Polícia Civil no local, a suspeita é de que a vítima tenha se envolvido em uma discussão com a ex-mulher do seu companheiro. O homem estaria presente no momento da briga.
Após o desentendimento, a suspeita deixou o local, mas retornou instantes depois e efetuou os disparos contra a vítima. A identidade dos envolvidos ainda não foi divulgada.
O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios.
Policial
Polícia Civil deflagra Operação Notre Dame fase II contra grupo envolvido em roubo a residência em Canoas

A Polícia Civil, por meio da DRACO de Canoas, deflagrou na manhã desta quarta-feira, 24, a Operação Notre Dame – fase II no combate ao crime de roubo à residência, ocorrido no município de Canoas, em 27 de fevereiro do corrente. A ação teve apoio da DISE e do GOE de Taboão da Serra.
Ao todo, foram cumpridos 6 mandados de prisão preventiva e 7 de busca e apreensão nos municípios de Charqueadas, Itapecerica da Serra, Aguaí e Embu das Artes. Até o momento, 5 pessoas foram presas.
Segundo a investigação, a primeira fase da operação havia resultado em quatro prisões temporárias. Com o avanço dos trabalhos, os policiais conseguiram identificar todos os envolvidos no crime, incluindo três executores que teriam invadido a residência, rendido e amarrado as vítimas para subtrair os bens.
Na data do fato, dois indivíduos deram cobertura do lado de fora do imóvel, acompanhando o movimento das vias públicas próximas, além do terceiro indivíduo que organizou, de dentro do presídio de Charqueadas, toda a logística no estado do Rio Grande do Sul, para que os comparsas de São Paulo viessem praticar o crime em solo gaúcho.
O caso teve início após um planejamento detalhado do grupo contra a residência das vítimas. Os suspeitos teriam saído de São Paulo em um veículo locado, com apoio logístico em São Leopoldo antes do crime e em Gravataí após a ação, onde pernoitaram antes de retornar ao estado paulista com os objetos roubados.
Com o auxílio da Brigada Militar, através do setor de inteligência do CPC, de Policiais Civis do Estados (RS e SP), bem como com o auxílio de câmeras de monitoramento das proximidades, acrescido às diversas ferramentas de investigação criminal disponíveis, o serviço de investigação da Draco de Canoas conseguiu chegar a autoria de todos os envolvidos no crime – executores, motoristas dos dois veículos empregados, bem como do responsável pelo apoio logístico.
De acordo com o Delegado Gustavo, trata-se de investigação qualificada que teve por finalidade desarticular grupo criminoso interestadual especializado no roubo a imóveis de luxo, com a descoberta e encarceramento de todos os atuantes no episódio.
“Destaco, por oportuno, a excelente parceria com o Ministério Público e com o Poder Judiciário, os quais acolheram as provas coletadas nos autos, a justificar as segregações cautelares dos criminosos”, declarou o Delegado.
O Delegado Regional, Dr. Cristiano Reschke, ressalta o compromisso da Polícia Civil de Canoas com a comunidade local, destacando, ainda, a queda significativa dos índices criminais de crimes praticados no município. Reforça, ainda, que crimes de natureza grave são prioridade na atual gestão, em consonância com as diretrizes da Secretaria de Segurança Pública.

Canoas 87 anos6 dias atrásProgramação dos 87 anos de Canoas inicia com atrações culturais e show gratuito no Parque Getúlio Vargas

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil de Canoas participa de programa estadual de preparação para eventos extremos

Clima6 dias atrásFrio mais intenso do ano deve atingir o Rio Grande do Sul com temperaturas próximas de 3°C

Clima1 semana atrásGoverno do Estado lança portal com informações sobre prevenção a eventos climáticos extremos

Mobilidade6 dias atrásPrefeitura de Canoas apresenta novo estacionamento rotativo com mais vagas e pagamento digital

Trânsito2 dias atrásPedágios da freeway, BR-101 e BR-386 terão reajuste de 20% a partir de sexta-feira no RS

Clima1 semana atrásGoverno do RS lança programa de preparação para possíveis impactos do El Niño 2026/2027

Comunidade6 dias atrásCPI da Corsan divulga vídeo de possível irregularidade ambiental; empresa diz que está apurando caso






















































