Saúde
Em Canoas, agentes de segurança acompanham vacinação de idosos nas casas


A campanha de vacinação contra a gripe iniciou nesta segunda-feira (23) em Canoas e, com o objetivo de evitar aglomerações por causa da pandemia do novo coronavírus e combater a proliferação do vírus, os profissionais de saúde estão realizando a vacina na casa dos idosos. Para garantir a segurança do público-alvo e das equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Guarda Municipal, a Polícia Civil e a Polícia Militar estão acompanhando a ação.
O guarda municipal Lindomar Cardoso afirma que todas as equipes são acompanhadas de um agente de segurança para dar mais tranquilidade à população. “Queremos que os canoenses se sintam mais seguros em abrir suas portas para os profissionais de saúde. Normalmente, em período de crise como este, algumas pessoas se aproveitam para aplicar golpes, então, queremos inibir a ação de criminosos. Fico feliz em poder ajudar a comunidade canoense nesse momento tão delicado”, destaca.
A alegria de receber a vacina em casa estava estampada no rosto dos idosos, como é o caso de Dalva de Oliveira Freitas, de 67 anos, que achou a ação muito eficaz para evitar que os idosos corram risco. “Essa iniciativa da Prefeitura é louvável, fico muito agradecida com essa preocupação com a população”, comenta.
As equipes são recebidas com muito carinho pelos idosos, como fez Luisa Maria de Oliveira, de 67 anos, que também recebeu a vacina em sua residência, no bairro Guajuviras, e afirma que se sentiu protegida com a presença dos agentes de segurança. “Fiquei muito feliz com essa ideia, porque muitos idosos não podem sair de casa, outros ficariam esperando na fila. Assim, somos atendidos nas nossas casas e com toda a proteção que necessitamos nesse momento”, ressalta.
Ao todo, são 27 equipes percorrendo as ruas de Canoas para imunizar pessoas com mais de 60 anos, primeiro público a ser vacinado. Desta forma, não serão aplicadas doses da vacina naqueles pacientes que procurarem as Unidades Básicas de Saúde, já que os técnicos estarão em visitas domiciliares. Não é necessário agendar ou entrar em contato com as unidades, as equipes irão em todas as casas dos bairros de Canoas.
Entenda como ocorrerá a vacinação em Canoas
– 1ª fase (a partir do dia 23/03): idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;
– 2ª fase (a partir do dia 16/04): professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
– 3ª fase (a partir do dia 09/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental.
Saúde
Campanha leva testagem de Hepatite C ao Calçadão de Canoas neste sábado

Os quatro Rotary Clubs de Canoas promovem, neste sábado, 8, uma ação de conscientização e prevenção à Hepatite C. A atividade faz parte da campanha mundial Hepatite Zero e será realizada no Calçadão de Canoas, das 9h às 16h.
Durante a ação, serão disponibilizados testes rápidos, gratuitos e seguros para identificação da doença. A Hepatite C é uma infecção que pode evoluir sem apresentar sintomas, o que pode dificultar o diagnóstico precoce.
Segundo especialistas da área da saúde, a identificação da doença em estágio inicial aumenta as possibilidades de tratamento e cura. A testagem é uma das principais formas de detectar a infecção e encaminhar os pacientes para acompanhamento adequado.
A iniciativa é organizada pelos Rotary Clubs Canoas Industrial, Canoas, Canoas Nordeste e Canoas Integração, com o objetivo de ampliar o acesso à informação e estimular a realização do diagnóstico.
Saúde
Começou a campanha de multivacinação para atualizar cadernetas de crianças e adolescentes
Saúde
Anvisa determina interdição de três repelentes após laudos apontarem irregularidades

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira, 3, a interdição cautelar de três repelentes de insetos após análises do Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência do Estado de São Paulo, apontarem resultado insatisfatório no ensaio de DEET.
O DEET é uma substância ativa utilizada em repelentes para afastar mosquitos, carrapatos e outros insetos. O componente atua bloqueando os sentidos dos insetos, dificultando que eles identifiquem o odor da pele humana.
A medida impede temporariamente a fabricação, comercialização, distribuição, uso ou funcionamento dos produtos afetados até a conclusão das investigações e a adequação às normas sanitárias.
Os produtos e lotes interditados são:
• Repelente com filtro solar FPS 30 Above Protec
Lote: 189952
• Above Protect Repelente de Insetos
Lote: 205688
• Repellere Repelente de Insetos Aerossol
Lote: 2601001449
Segundo a Anvisa, a interdição cautelar é uma ação preventiva e temporária, com prazo de até 90 dias, conforme previsto na legislação. Durante esse período, os produtos ficam impedidos de serem vendidos ou utilizados até que a situação seja avaliada.

Eventos7 dias atrásCidade da Advocacia 2026 projeta reunir 40 mil profissionais em cinco dias no Cais

Defesa Civil7 dias atrásDefesa Civil do RS atualiza alerta hidrológico e mantém aviso vigente até o próximo domingo, 2

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil de Canoas instala bombas para reforçar escoamento da água no bairro São Luís

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil de Nova Santa Rita emite alerta para possível enchente após mais de 300 mm de chuva

Clima1 semana atrásNovo alerta vermelho do INMET prevê tempestades no RS até quarta-feira, 29

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil emite alerta vermelho para São Leopoldo por risco muito alto de inundação do Rio dos Sinos

Defesa Civil3 dias atrásDefesa Civil do RS alerta para tempestades severas com ventos acima de 90 km/h a partir de quinta-feira, 6

Política1 semana atrásRossano Gonçalves deixa cargo de secretário de Relações Institucionais de Canoas























































