Geral
Dia do Professor é marcado por contínua luta por melhorias

Simone Dutra
O Dia do Professor é comemorado anualmente em 15 de outubro. Neste ano, na última quarta-feira, nossa equipe visitou a sede do Sindicato dos Profissionais em Educação de Canoas (Sinprocan), que completa na próxima quarta-feira, 23, o aniversário de 26 anos de atividades. Na ocasião, conversamos com o presidente da entidade, Julio César dos Santos, que nos falou que esta data marca a consolidação do sindicato de classe, que é referência para outras cidades do Estado e até do país.
Questionado se o Dia do Professor é um momento para ser comemorado, Julio disse que a ocasião deve buscar valorização. “Aqui no município de Canoas estamos há 17 anos sem aumento real de salário. O Governo Federal cortou verbas substanciais na nossa área. Canoas continua investindo, mas o desmonte vem lá de cima. Nos assusta, também, nossa desvalorização dentro desta nova proposta da previdência, que aumentou o tempo de contribuição de homens e mulheres, acabando com a perspectiva de aposentadoria dos profissionais da educação”.
Reclamações
A principal insatisfação hoje, de acordo com o presidente do Sindicato, é o aumento real de salário, “sabemos que isso significaria um impacto muito grande para os cofres do município, pois o aumento deve ser para todos os servidores, mas não entendemos por que não dar a todos, se hoje o que consome a arrecadação em folha dos servidores não chega a 40% da arrecadação do município. Já levamos a proposta para o Prefeito e perguntamos: e a gratificação de resolutividade, que todos os outros servidores recebem, menos o Magistério?”.
A entidade aponta, também, para a falta de profissionais de 20hs; melhorias no auxílio-transporte e auxílio-rancho; a necessidade de maior aporte para atender os alunos especiais e a baixa qualidade de internet na maioria das escolas, o que dificultaria a aplicação das novas ferramentas tecnológicas adquiridas recentemente.
No ano passado, foi necessário fazer um financiamento às presas para pagamento do 13º salário, pois teriam sido investidos cerca de 30 milhões na saúde por falta de repasse do Governo do Estado.
Avanços
Para Julio, é louvável a retomada de duas escolas de Educação Infantil no Mato Grande, que, segundo ele, “eram apenas grandes esqueletos”. “Elogiamos a administração atual pela iniciativa. Mas, nos preocupa a quantidade de profissionais. Até agora não recebemos informações sobre como será feito, se serão nomeados ou indicados”, contou.
Sobre o plano de carreira, modificado na gestão anterior, que o presidente afirma ter trazido grandes prejuízos, relatou que a atual administração se mostrou sensível em estudar os planos, mas que, também, até agora não houve nenhum resultado concreto.
“Há mais diálogo atualmente, e, em reunião recente, com o chefe de gabinete da Prefeitura, nos foi dito que estão sendo juntados esforços para que o pagamento seja em dia, o que é lei, verba do Fundeb, exclusiva para a Educação”, pontuou Julio.
Outros pontos positivos, segundo o profissional, foram a mudança na eleição direta para diretores das escolas e a alteração do plano de carreira do estágio probatório.
Comemoração e resistência
“O nome do Sinprocan está fortalecido e respeitado no município de Canoas. Que possamos representar cada vez mais os anseios da população, o que não tem sido fácil, pois todos têm medo do julgamento, de ser chamado de rebelde por este novo Governo Federal, que tem alcunhado àqueles que têm se posicionado em busca de um maior conhecimento”, destacou o presidente.
Para finalizar, Julio César enfatizou ser preciso fazer valer os direitos conquistados. “A luta continua sempre, pois se nos acomodarmos, seremos para sempre massa de manobra”.

Geral
Governo do Estado lança Programa Estadual de Proteção e Promoção dos Direitos das Mulheres

O Governo do Rio Grande do Sul realiza, nesta terça-feira, 10, o lançamento do Programa Estadual de Proteção e Promoção dos Direitos das Mulheres. O ato está marcado para as 9h30 no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
A proposta reúne ações organizadas em quatro eixos de atuação: governança, acolhimento, capacitação e desenvolvimento, e enfrentamento à violência.
O lançamento ocorre no Salão Negrinho do Pastoreio (Praça Mal. Deodoro, s/n, Centro Histórico – Porto Alegre), na sede do Executivo estadual.
Geral
Prêmio Picucha Milanez será entregue nesta terça-feira, dia 10; saiba quem são as homenageadas

A Câmara Municipal de Canoas realiza, nesta terça-feira, 10, a cerimônia de entrega do Prêmio Picucha Milanez. A homenagem reconhece dez mulheres com trajetórias de destaque em diferentes áreas de atuação e pelo trabalho desenvolvido junto à comunidade.
A premiação é concedida anualmente pelo Legislativo municipal e tem como objetivo valorizar iniciativas e histórias de mulheres que contribuem para o desenvolvimento social, cultural e comunitário da cidade.
Criado em 1997 por meio de decreto legislativo, o prêmio leva o nome de Maria Filomena Rumi Milanez, conhecida como “Vó Picucha”. Nascida em Rivera, no Uruguai, em 1888, ela se mudou ainda criança para a região onde hoje está localizada Canoas.
Picucha ficou conhecida pela forte atuação comunitária, especialmente na mobilização de moradores e no incentivo a ações sociais. Entre suas contribuições está a participação na mobilização que ajudou na construção do Hospital Nossa Senhora das Graças, além do trabalho voltado ao cuidado e apoio de crianças em situação de vulnerabilidade.
Homenageadas
Mara Lúcia Togni Pereira construiu sua trajetória profissional na área da saúde, atuando como Técnica e Instrumentadora Cirúrgica, profissão da qual hoje está aposentada. Há mais de duas décadas também trabalha como podóloga, mantendo o cuidado com a saúde e o bem-estar das pessoas. Inspirada pelos pais, fundadores do Lions Clube Canoas Santa Rita, desenvolveu forte atuação voluntária e há 19 anos participa de ações sociais promovidas pelo Lions, com iniciativas voltadas à saúde, educação e apoio a famílias em situação de vulnerabilidade – indicação da bancada do PSD.
Edna Aparecida Alegro é auditora fiscal aposentada da Receita Federal, com mais de 34 anos de atuação no serviço público federal. Especialista nas áreas de assistência social e certificação de entidades beneficentes, tornou-se referência nacional no fortalecimento de políticas públicas e organizações da sociedade civil. Desde 2015 atua em Canoas, onde liderou a reestruturação da Associação Pestalozzi, garantindo a continuidade do atendimento a pessoas com deficiência e implantando programas de inclusão e aprendizagem profissionalizante – indicação da bancada do PL.
Priscila Rosa dos Santos recebe a homenagem em reconhecimento à sua luta por justiça após a morte de sua irmã, a enfermeira Patrícia Rosa dos Santos, vítima de feminicídio em 2024. Desde então, transformou o luto em mobilização social, dando visibilidade ao caso e reforçando a importância do enfrentamento à violência contra a mulher. Sua atuação tornou-se símbolo de resistência e defesa da memória da irmã e de tantas outras vítimas – indicação da bancada do PV.
Angélica Giovanella Marques é delegada da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e atualmente responde pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Canoas. Formada em Direito pela PUCRS e pós-graduada em Processo Civil, ingressou na Polícia Civil em 2019 e assumiu o cargo de delegada em 2022. Seu trabalho é voltado ao acolhimento das vítimas e ao combate à violência de gênero, contribuindo para a proteção e garantia de direitos das mulheres – indicação da bancada do Progressistas.
Shirley Dilecta Panizzi Fernandes é advogada com atuação na área de Direito do Trabalho Empresarial desde 1992, prestando assessoria jurídica a empresas de diversos segmentos. Também atua como professora convidada em cursos de pós-graduação da Universidade Feevale, nas áreas de Direito do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho, contribuindo para a formação de novos profissionais – indicação da bancada do NOVO.
Claci Lutz Allenbrandt, conhecida como Gladis, reside em Canoas há mais de três décadas e tem forte atuação comunitária no bairro Guajuviras. Desde 2003 dedica-se a atividades de apoio à comunidade e à defesa dos direitos dos usuários do sistema de saúde, participando de conselhos locais e auxiliando moradores em demandas relacionadas ao acesso aos serviços públicos – indicação da bancada do PSDB.
Fernanda Gonçalves Bassôa é jornalista formada pela Unisinos e atua há mais de duas décadas na comunicação. Trabalhou por nove anos como repórter policial no Grupo Editorial Sinos e atualmente é repórter correspondente do jornal Correio do Povo em Canoas, função que exerce há mais de uma década. Seu trabalho é marcado pelo compromisso com a informação e pela cobertura de temas relevantes para a sociedade – indicação da bancada do Republicanos.
Isabel Ferrari é jornalista e comunicadora reconhecida nacionalmente por sua atuação na defesa da inclusão e da neurodiversidade. Mãe de uma criança autista, transformou sua experiência pessoal em trabalho de conscientização social, promovendo debates sobre maternidade atípica, direitos das pessoas com deficiência e políticas públicas de inclusão – indicação da bancada do PDT.
Priscila Pereira é fisioterapeuta e atua há duas décadas em ações sociais em Canoas. Atualmente é gerente geral da Ação Social Santa Isabel, instituição com mais de 60 anos de atuação no município, além de coordenar iniciativas em abrigos e projetos voltados ao acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. Seu trabalho é marcado pela dedicação ao cuidado e à assistência social – indicação da bancada do União Brasil.
Miriam Ribeiro Cabreira é engenheira mecânica e servidora da Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP) desde 2007. Com trajetória marcada pela atuação sindical, tornou-se em 2022 a primeira mulher eleita presidenta do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (Sindipetro-RS). Sua liderança representa um marco na ampliação da participação feminina em espaços de representação da classe trabalhadora – indicação da bancada do PT.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa leva serviços públicos ao bairro Rio Branco neste sábado

A Prefeitura de Canoas promove neste sábado, 7, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, com oferta de diversos serviços públicos para moradores do bairro Rio Branco.
A atividade ocorre das 9h às 12h, na EMEF Nelson Paim Terra, localizada na Rua Primavera, 1676.
Durante a ação, a população poderá acessar atendimentos em áreas como saúde, assistência social, emprego e habitação. Também estarão disponíveis serviços relacionados ao bem-estar animal, orientações do Procon e emissão de documentos de identidade. Além disso, a programação inclui a doação de mudas de plantas e atividades voltadas para crianças.
A iniciativa busca aproximar os serviços da administração municipal da comunidade e facilitar o acesso da população a atendimentos públicos. De acordo com a prefeitura, o evento será cancelado em caso de chuva.

Defesa Civil6 dias atrásDefesa Civil promove drive-thru de arrecadação para vítimas das chuvas em Ubá (MG)
Oportunidade7 dias atrásCaixa Econômica Federal abre inscrições para estágio 2026 nos níveis médio e superior com bolsas de até R$ 1.800

Defesa Civil9 horas atrásCanoas inaugura loja solidária Veste Amor para doação de roupas a famílias em situação de vulnerabilidade

Geral7 dias atrásGovernador do Estado oficializa troca de comando do Corpo de Bombeiros no RS

Sem categoria3 dias atrásBrasil cria Parque Nacional Marinho do Albardão: uma vitória que levou décadas

Esporte1 semana atrásSecretaria de Esporte e Lazer abre inscrição para seleção do programa Talentos do Esporte nesta terça-feira, 3
Política7 dias atrásCachoeirinha e Viamão terão novas eleições para prefeito e vice em 12 de abril de 2026; entenda

Política4 dias atrásDeputada Federal Franciane Bayer destina R$ 2 milhões em emendas para instituições de Canoas

















































