Política
Felipe Martini filia-se ao Podemos em evento na sede estadual do partido

O advogado e empreendedor Felipe Martini oficializou, nesta quarta-feira, 20, sua filiação ao Podemos. O ato foi celebrado com um almoço realizado na sede estadual do partido, em Porto Alegre, reunindo lideranças, como o ex-deputado Maurício Dziedricki, o deputado estadual Prof. Claudio Branchieri e o vereador Hamilton Sossmeier.
No mesmo ato o Presidente Everton Braz nomeou Felipe Martini Presidente do PODEMOS Canoas ressaltando sua capacidade de comunicação e gestão e confiando no seu preparo político para fortalecer a sigla em um dos maiores municípios do estado.
Liderança de trajetória reconhecida em Canoas, Martini foi Secretário de Desenvolvimento Econômico em 2017, Diretor Executivo do Procon RS em 2019, Secretário Municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia em 2021 e Secretário Municipal de Saúde em 2023. Para o presidente estadual do Podemos, Everton Braz, a filiação soma ao projeto coletivo de crescimento do partido que, nas últimas eleições, aumentou em quase 10 vezes a participação nas Câmaras Municipais.
Política
Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias é aprovado na Câmara de Vereadores de Canoas

A LDO contém as diretrizes gerais, metas e prioridades da área pública, que orientam a elaboração e a execução da Lei Orçamentária Anual (LOA). O intuito é promover maior integração entre a LOA e o planejamento de longo prazo. Ela também dispõe sobre alterações na legislação tributária; fixa limites para os orçamentos dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, em especial sobre os gastos com pessoal, dívida pública, entre outras aplicações.
A próxima discussão que a prefeitura fará na Câmara será sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA)
Política
Canoas terá monitoramento em tempo real em áreas com risco de alagamentos

Por unanimidade, os vereadores de Canoas aprovaram, na sessão ordinária desta terça-feira, 23, o projeto de lei de autoria do vereador Eric Douglas (União), que institui um sistema de monitoramento informatizado em tempo real em áreas de risco de enchentes. A proposta determina a instalação de câmeras nas casas de bombas, nas beiradas de rios e arroios do município, além da realização de inspeções técnicas bimestrais nesses locais.
A medida surge como resposta direta aos eventos climáticos extremos que atingiram Canoas nos últimos anos, em especial à enchente histórica de maio de 2024, que alagou aproximadamente dois terços da cidade e deixou milhares de pessoas desabrigadas. Conforme destacou Eric Douglas durante a sessão, o projeto foi construído a partir da escuta da comunidade.
“Quem viveu, sabe o que aconteceu, a gente quase teve outra enchente meses atrás e os próprios moradores instalaram uma câmera com recursos próprios, e funcionou”. “A partir disso, conversamos com o Executivo, apresentamos a ideia e agora ela se concretiza com este projeto que é do povo, não meu”, afirmou o vereador, que também preside a Câmara.
Pelo texto aprovado, o sistema deverá contar com sensores, equipamentos de coleta e transmissão de dados e publicação das informações no site da Prefeitura, garantindo acesso público e em tempo real à situação dos pontos monitorados. O objetivo é permitir que tanto os moradores quanto os órgãos responsáveis possam acompanhar, de forma transparente, o comportamento dos corpos hídricos da cidade.
Além da instalação das câmeras, o projeto obriga a realização de inspeções técnicas a cada dois meses. As equipes deverão avaliar o nível de assoreamento, poluição e erosão dos arroios, identificando pontos críticos e recomendando ações corretivas ou preventivas. Os relatórios dessas vistorias também deverão ser divulgados de forma pública.
A justificativa da proposta reforça que o comportamento das chuvas mudou, com registros de até 300 mm de precipitação em um único mês, e que o município precisa se adaptar a essa nova realidade climática. “Essa é uma realidade que veio para ficar. Precisamos evitar novas tragédias”, defende o texto.
Eric Douglas também destacou a importância da união entre os parlamentares na aprovação da proposta: “Agradeço aos colegas que entenderam a urgência. Hoje o projeto foi aprovado por unanimidade, porque é da Casa do povo. Que sirva como mais um passo na reconstrução de Canoas”.
Ainda durante sua fala, o vereador antecipou que deve apresentar outro projeto voltado à transparência na saúde pública. Segundo Eric, a ideia é instalar câmeras nas recepções das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), permitindo à Secretaria Municipal de Saúde monitorar a lotação das unidades em tempo real e aprimorar o atendimento. O projeto aprovado agora segue para sanção do prefeito Airton Souza. Caso sancionado, entra em vigor na data de sua publicação.
Política
União Brasil realiza encontro com lideranças e militância em Canoas

O partido União Brasil promoveu, na segunda-feira, 15, um encontro no CTG Rancho Crioulo, em Canoas, reunindo cerca de 200 pessoas, entre lideranças políticas e militantes de diversas cidades do Rio Grande do Sul. O evento teve como objetivo discutir estratégias para as eleições de 2026 e fortalecer a presença da sigla no cenário político estadual e federal.
Durante o encontro, foram apresentados balanços de atuação parlamentar, perspectivas de crescimento do partido e articulações visando ampliar a representação do União Brasil na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.
O deputado federal Luiz Carlos Busato, presidente estadual da legenda, destacou o desempenho do partido na última eleição, na qual foram eleitos quatro parlamentares federais e estaduais, e apontou a meta de ampliar essa participação. Segundo ele, o fortalecimento das bases e a formação de novas lideranças são prioridades para o próximo ciclo eleitoral.
O vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, ressaltou a parceria com o atual governo municipal e defendeu a proximidade com a população como forma de atuação política. Já o presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, Eric Douglas, comentou sobre os desafios do Legislativo e a busca por políticas públicas que estimulem o desenvolvimento do município.
O presidente municipal do União Brasil em Canoas, Ricardo Spiercart, avaliou o evento como um indicativo de mobilização da militância e afirmou que a cidade tem potencial para ampliar a representatividade do partido. Lideranças de outros municípios também participaram do encontro, entre elas o presidente do União Brasil em Alvorada, Professor Borba, e o deputado estadual Dr. Thiago, presidente do diretório de Porto Alegre.
O evento foi encerrado com manifestações de apoio à ampliação da bancada do partido no Estado e na Câmara Federal, além de reafirmações sobre a importância de articulação conjunta para o fortalecimento da legenda nos próximos pleitos.
- Canoas3 dias atrás
Prefeitura propõe aumento de IPTU em vias valorizadas, fim da zona rural urbana e isenção agropecuária
- Cultura1 semana atrás
Começa o 3º Festival de Cinema de Canoas; programação gratuita vai até domingo, 28
- Educação1 semana atrás
Concurso Público da Educação tem inscrições abertas em Canoas
- Saúde1 semana atrás
Hospital Nossa Senhora das Graças perde título de filantropia e acende alerta sobre impacto fiscal em Canoas
- Geral6 dias atrás
Câmara de Canoas concede Título de Cidadão Canoense a Francisco Biazus
- Cultura1 semana atrás
Festival Banho de Amar – 1ª Edição chega a Canoas com programação gratuita na Casa das Artes Villa Mimosa
- Empresas & Negócios1 semana atrás
Iguatemi S.A. amplia parceria com a H&M e anuncia chegada inédita da marca ao Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e interior de São Paulo
- Transporte4 dias atrás
Mudanças no transporte público no Centro de Canoas entram em vigor em outubro