Conecte-se conosco

header-top


 






 

31/05/2025
 

Clima

Defesa Civil classifica condições hidrológicas como de “ATENÇÃO” no Estado

Redação

Publicado

em

Defesa Civil classifica condições hidrológicas como de ATENÇÃO no Estado

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil atualiza as condições hidrológicas do Estado para os próximos dias. O status é de ATENÇÃO (amarelo) para as bacias destacadas no mapa, com alagamentos em perímetros urbanos e elevações rápidas de arroios, córregos e pequenos trechos de rios (que não possuem monitoramento), com possibilidade de cheia dos mesmos.

A condição hidrológica atual é de níveis entre limiares de normalidade e críticos para níveis baixos no estado, e apresentando tendências variando entre estabilidade e elevação em praticamente todas as bacias, com uma breve recuperação nos limiares nas regiões que antes apresentavam níveis muito baixos, atenuando esse cenário de baixa disponibilidade hídrica do estado.

Em função dos acumulados previstos, com chuvas pontualmente fortes, é indicada a condição de ATENÇÃO (área em amarelo no mapa hidrológico) em todas as bacias hidrográficas do estado.

Nessa condição, é indicado o risco de respostas rápidas em arroios, córregos, pequenos trechos de rios (que não possuem monitoramento), com possibilidade de alagamentos em áreas urbanas onde a chuva acontecer de forma intensa (elevado volume em pouco tempo).

Devido a estas previsões, espera-se a melhora dos níveis que antes estavam críticos em função da escassez, retornado para os limiares de normalidade.

A Defesa Civil orienta: não atravesse áreas inundadas ou alagadas a pé ou de carro. Se você mora em áreas com alagamentos frequentes, redobre a atenção. Conheça os Planos de Contingência da sua cidade.

Clima

Ciclone traz risco elevado de chuvas intensas e ventos fortes no RS entre esta quarta e quinta-feira

Redação

Publicado

em

Ciclone traz risco elevado de chuvas intensas e ventos fortes no RS entre esta quarta e quinta-feira

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para condições meteorológicas perigosas no Sul e Leste do Rio Grande do Sul, especialmente entre a tarde desta quarta-feira e a quinta-feira. O motivo é uma área de baixa pressão que se transformará em um ciclone extratropical nas proximidades do litoral gaúcho.

De acordo com o alerta, esse sistema de baixa pressão, que já atua sobre o estado, vai intensificar a instabilidade causada por uma frente fria, provocando muita nebulosidade e precipitações, que podem ser localmente fortes ou até muito intensas. De acordo com os meteorologistas, o centro dessa baixa pressão se deslocará do Noroeste do estado em direção ao Oceano Atlântico, passando bem próximo à costa.

A formação do ciclone ocorrerá quando essa baixa pressão em superfície se combinar com uma baixa fria em níveis mais altos da atmosfera. Esse processo, chamado ciclogênese, deve originar um ciclone compacto, porém poderoso, com ventos intensos devido à forte diferença de pressão, especialmente nas áreas entre Mostardas e Tramandaí.

Na quinta-feira, 29, principalmente da tarde em diante, o sistema começa a se afastar e seus efeitos devem perder força. Já na sexta-feira, 30, o tempo deve melhorar, com a chegada de uma área de alta pressão que trará sol e estabilidade ao estado.

Além dos ventos, o ciclone pode causar chuvas volumosas, com potencial para alagamentos e inundações. As regiões mais afetadas incluem o Norte da Lagoa dos Patos, a Grande Porto Alegre, o Litoral Norte e o Leste da Serra, nas proximidades da BR-101. A chuva tende a se intensificar entre a noite desta quarta e a manhã de quinta-feira.

Fonte: https://metsul.com/ciclone-traz-cenario-de-elevado-perigo-por-chuva-forte-e-vento-muito-intenso/ .

Continuar a ler

Clima

Defesa Civil RS prevê avanço de frente fria e temporais isolados com acumulados de 40 mm/dia na Região Metropolitana

Redação

Publicado

em

Defesa Civil RS prevê avanço de frente fria e temporais isolados com acumulados de 40 mmdia na Região Metropolitana

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual atualiza o prognóstico meteorológico para os próximos dias no RS:

Segunda-feira, 19, a atuação de uma área de baixa pressão, aliada ao fluxo de umidade proveniente do Norte do País, favorece o retorno das instabilidades sobre o Estado. Há condição para temporais isolados, com chuva moderada a pontualmente forte, descargas elétricas e eventual queda de granizo.

As rajadas de vento variam entre 50 a 90 km/h, associadas às instabilidades, nas áreas em laranja do mapa. Os acumulados variam entre 40 e 60 mm/dia nas Missões, Centro e parte do Oeste, enquanto nas demais áreas, ficam abaixo de 20 mm/dia.

Entre a madrugada e a manhã da terça-feira, 20, o avanço de uma frente fria, aliado ao transporte de umidade proveniente do norte do País, favorece a ocorrência de temporais isolados, com chuva moderada a pontualmente forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 90 km/h, associadas às instabilidades, especialmente no Norte e Noroeste.

Os acumulados variam entre 40 e 80 mm/dia nas Missões, Norte e Noroeste. No Centro, Serra e Região Metropolitana de Porto Alegre, os volumes ficam entre 20 e 40 mm/dia. Nas demais áreas do Estado, os acumulados devem ser inferiores a 30 mm/dia.

A tendência é que, na quarta-feira, 21, um sistema de alta pressão volte a estabilizar o tempo em grande parte do Rio Grande do Sul. Nas regiões do Norte e Nordeste do Estado, há condição para pancadas isoladas de chuva, com acumulados de até 20 mm/dia.

Ao final deste aviso, os acumulados devem variar entre 40 a 80 mm nas Missões, Noroeste e Norte. Nas demais regiões, os acumulados ficam abaixo dos 40 mm.

Continuar a ler

Clima

Defesa Civil do RS lança canal no WhatsApp para comunicação em tempo real

Redação

Publicado

em

Defesa Civil do RS lança canal no WhatsApp para comunicação em tempo real

Com o objetivo de aprimorar a comunicação com a população, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançou um canal oficial no WhatsApp. A iniciativa visa centralizar e facilitar o acesso às informações emergenciais, disponibilizando em tempo real os mesmos conteúdos que são publicados nas redes sociais do órgão.

O novo canal no WhatsApp oferece uma forma prática e direta para que os cidadãos fiquem atualizados sobre alertas meteorológicos, orientações de segurança, avisos de evacuação e demais comunicados importantes relacionados a situações de risco e desastres naturais.

A criação deste canal é mais um passo para garantir que a informação chegue com rapidez e precisão a quem mais precisa. Com o canal, espera-se que mais pessoas tenham acesso imediato a dados confiáveis, especialmente em momentos críticos como inundações, deslizamentos ou temporais severos.

A adesão é simples: basta acessar o link (também disponível nas redes oficiais da Defesa Civil) e entrar no canal para começar a receber os alertas diretamente no aplicativo.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques