Conecte-se conosco

header-top







 

31/01/2026
 

Clima

Defesa Civil classifica condições hidrológicas como de “ATENÇÃO” no Estado

Redação

Publicado

em

Defesa Civil classifica condições hidrológicas como de ATENÇÃO no Estado

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil atualiza as condições hidrológicas do Estado para os próximos dias. O status é de ATENÇÃO (amarelo) para as bacias destacadas no mapa, com alagamentos em perímetros urbanos e elevações rápidas de arroios, córregos e pequenos trechos de rios (que não possuem monitoramento), com possibilidade de cheia dos mesmos.

A condição hidrológica atual é de níveis entre limiares de normalidade e críticos para níveis baixos no estado, e apresentando tendências variando entre estabilidade e elevação em praticamente todas as bacias, com uma breve recuperação nos limiares nas regiões que antes apresentavam níveis muito baixos, atenuando esse cenário de baixa disponibilidade hídrica do estado.

Em função dos acumulados previstos, com chuvas pontualmente fortes, é indicada a condição de ATENÇÃO (área em amarelo no mapa hidrológico) em todas as bacias hidrográficas do estado.

Nessa condição, é indicado o risco de respostas rápidas em arroios, córregos, pequenos trechos de rios (que não possuem monitoramento), com possibilidade de alagamentos em áreas urbanas onde a chuva acontecer de forma intensa (elevado volume em pouco tempo).

Devido a estas previsões, espera-se a melhora dos níveis que antes estavam críticos em função da escassez, retornado para os limiares de normalidade.

A Defesa Civil orienta: não atravesse áreas inundadas ou alagadas a pé ou de carro. Se você mora em áreas com alagamentos frequentes, redobre a atenção. Conheça os Planos de Contingência da sua cidade.

Clima

Defesa Civil emite alerta para chuva intensa, vento forte e granizo na Região Metropolitana e Costa Doce

Redação

Publicado

em

A Defesa Civil emitiu um alerta para instabilidades climáticas que atuam na região da Costa Doce e na Região Metropolitana de Porto Alegre. A previsão indica chuva intensa, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo.

De acordo com o órgão, o risco é considerado alto para alagamentos e destelhamentos. O aviso é válido até as 14h desta quinta-feira, 29.

A orientação é para que a população evite áreas de risco e redobre os cuidados durante o período de instabilidade. Em caso de emergência, os telefones 190 e 193 devem ser acionados.

A Defesa Civil também reforça a importância de buscar informações junto ao órgão municipal e conhecer os Planos de Contingência de cada cidade, que indicam os principais riscos e como agir em situações de desastre.

Continuar a ler

Clima

Defesa Civil emite novo alerta para ciclone extratropical com atuação no interior do RS

Redação

Publicado

em

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual emitiu um aviso meteorológico alertando para o aprofundamento de uma área de baixa pressão que deve dar origem a um ciclone extratropical no Uruguai, com reflexos diretos no Rio Grande do Sul. O fenômeno deve favorecer a ocorrência de tempestades entre sexta-feira, 9, e sábado, 10.

De acordo com a Defesa Civil, na sexta-feira, 9, especialmente durante a tarde, há previsão de temporais severos em praticamente todo o Estado. As instabilidades podem provocar chuva forte em curto período de tempo, rajadas de vento intensas e queda de granizo de forma isolada. O risco é maior nas regiões Centro e Oeste, onde os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 milímetros em até 6 horas e os ventos podem superar 90 km/h. Os volumes diários de precipitação devem variar entre 15 e 60 milímetros, com pontos que podem alcançar até 120 milímetros.

No sábado, 10, a previsão indica a ocorrência de temporais isolados em quase todo o Rio Grande do Sul, com exceção do Extremo Oeste. A chuva pode ser localmente intensa, acompanhada de rajadas de vento fortes. Os acumulados previstos ficam entre 15 e 60 milímetros por dia, podendo chegar a 90 milímetros em áreas pontuais.

Para o domingo, 12, a tendência é de que os temporais isolados se concentrem apenas nas regiões Norte e Nordeste do Estado. Nas demais áreas, a previsão é de chuva fraca a moderada, com tempo mais estável no Oeste. Os acumulados devem permanecer abaixo de 50 milímetros ao longo do dia.

A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os avisos oficiais e adotar medidas de prevenção diante do risco de eventos meteorológicos severos.

Continuar a ler

Clima

Defesa Civil emite novo alerta para instabilidade em todo o RS com chance de temporais no Interior

Redação

Publicado

em

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual emitiu um aviso meteorológico alertando para a ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul entre sábado, 27, e domingo, 28, em razão do avanço de uma frente fria sobre o Estado.

De acordo com o órgão, há previsão de tempestades isoladas com chuva forte a pontualmente intensa, queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 90 km/h.

No sábado, 27, os temporais devem se formar inicialmente nas regiões da Campanha, próximo à fronteira com o Uruguai, e no Sul. Ao longo da manhã, as instabilidades avançam sobre a Campanha, Sul, Costa Doce e Litoral Médio, com possibilidade de chuva intensa e granizo isolado. Já durante a tarde e a noite, as tempestades se espalham para as demais regiões gaúchas, mantendo o risco de ventos fortes e granizo.

Os acumulados de chuva previstos para o sábado variam entre 20 e 75 milímetros por dia, com volumes pontuais que podem ultrapassar os 100 milímetros em áreas da Campanha, Centro e Sul do Estado. Em alguns pontos, a chuva pode superar 80 milímetros em apenas três horas.

No início da madrugada de domingo, 28, ainda há condição para tempestades no Oeste e nas Missões. A partir da tarde, os temporais voltam a ganhar força nessas regiões e avançam em direção ao Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre e áreas da metade Norte. Nessas localidades, há risco de chuva intensa, rajadas de vento acima dos 90 km/h e queda de granizo.

Para o domingo, os acumulados devem oscilar entre 20 e 75 milímetros por dia, com volumes pontuais de até 90 milímetros no Oeste, Missões, Noroeste e Centro. Assim como no sábado, há possibilidade de acumulados superiores a 80 milímetros em curto período.

A Defesa Civil também aponta que, na tarde da segunda-feira, 29, temporais isolados com chuva forte e queda de granizo podem retornar às regiões Noroeste e Norte, com acumulados entre 20 e 40 milímetros, podendo chegar a 75 milímetros em pontos isolados do Norte.

Ao final do período do aviso, os acumulados totais de chuva no Estado devem variar entre 20 e 120 milímetros, podendo ultrapassar os 150 milímetros no Oeste, Missões, Noroeste, Centro e em áreas da Costa Doce e da Campanha.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques