Educação
Pé-de-Meia: parcela de R$ 1.000 começa a ser paga nesta terça-feira, 25

O Governo Federal começa a pagar nesta terça-fe, 25, a parcela de R$ 1.000 aos alunos participantes do Pé-de-Meia que passaram de ano em 2024. Também serão depositados R$ 200 aos que finalizaram o 3º ano e participaram dos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
- 25/2: nascidos em janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho
- 26/2: nascidos em julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro
Os estudantes que concluíram o 1º e o 2º ano recebem o incentivo de R$ 1.000 no dia 27 de fevereiro, independentemente da data de nascimento. Para ter direito a receber a parcela referente à conclusão de cada ano, é necessário que o aluno tenha sido aprovado. Os estudantes que já terminaram o 3º ano podem sacar o valor. Os que ainda estão cursando o ensino médio poderão retirar a poupança quando concluírem ( confira infográfico abaixo )
Alunos de escolas que ainda não terminaram o ano letivo de 2024 vão receber o incentivo quando tiverem as aprovações informadas pelas redes de ensino. Aqueles que tiveram uma ou mais parcelas bloqueadas no ano passado também podem receber os valores nos próximos meses, desde que cumpram os requisitos exigidos. A contrapartida para recebimento mensal das parcelas é frequência média de 80%.
COMBATE À EVASÃO — Na última quarta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou, em entrevista à Rádio Tupi FM, do Rio de Janeiro, que o programa se consolidou como política essencial para combater a evasão escolar e ampliar o leque de oportunidades para adolescentes de baixa renda .
“São quase quatro milhões de alunos que estão recebendo. E este mês a gente vai entregar os primeiros mil reais para os alunos. Isso é um compromisso, porque se a gente não investir no jovem quando ele precisa, depois a gente vai investir para combater o crime organizado, construir cadeia, e prefiro investir em sala de aula”, pontuou o presidente.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância do programa ao ressaltar que, além de incentivar a permanência dos jovens na escola, o Pé-de-Meia funciona como poupança que gera rendimento aos estudantes.
“No programa Pé-de-Meia, o aluno pode ganhar até R$ 9.200 como incentivo. Esse é o grande programa do governo para garantir a permanência dos jovens na escola”, afirmou, numa referência ao somatório potencial acumulado ao longo dos três anos do Ensino Médio.
Santana ainda enfatizou que essa é uma das principais iniciativas do governo Lula para assegurar que os mais jovens concluam o ensino médio no Brasil.
“Quase 480 mil jovens, por ano, abandonam a escola pública. E nós sabemos que o principal motivo é financeiro. O Pé-de-Meia veio para não deixar ninguém para trás. Queremos que todo jovem conclua o ensino médio e tenha um futuro melhor por meio da Educação”, defende.
Educação
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA

A estudante de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Anna Carolina Silveira, foi selecionada para apresentar seu trabalho, que tem como coautora a também estudante da Ulbra Júlia Oriques Bersch, no Congresso Internacional de Neurologia e Neurociência, em novembro, na Flórida (EUA). Ela será a única brasileira e também a única estudante de Medicina entre os palestrantes do evento.
O estudo foi desenvolvido sob orientação do neurologista e professor da Ulbra William Alves Martins e teve origem no acompanhamento de um caso raro atendido no Centro de Especialidades da Universidade, em Canoas. Durante o estágio curricular em Pediatria, Anna Carolina acompanhou uma criança diagnosticada com a síndrome do cromossomo 14 em anel, condição genética descrita pela primeira vez em 1971 e com pouco mais de 80 registros relatados mundialmente até hoje.
O trabalho foi desenvolvido em parceria pelas estudantes Anna e Júlia. As duas realizaram um amplo levantamento na literatura científica, analisando os 13 artigos existentes até o momento sobre o assunto, que serviram de base para a pesquisa. Júlia ficou encarregada da leitura e do resumo desses estudos, compondo a fundamentação teórica, enquanto Anna assumiu a redação e o relato do caso, tornando-se a autora principal e responsável por apresentar o trabalho no congresso.
Síndrome do cromossomo 14 em anel
De acordo com publicações científicas internacionais, a síndrome pode causar epilepsia de difícil controle, deficiência intelectual, traços de autismo, alterações imunológicas e infecções de repetição. Outros sintomas descritos são atraso no desenvolvimento, hipotonia e problemas oculares.
Por sua raridade, cada novo relato clínico é considerado valioso, pois contribui para ampliar o conhecimento médico e orientar futuros diagnósticos e tratamentos.“Durante meu estágio curricular obrigatório em Pediatria, acompanhei o caso de uma criança com essa condição rara. Esse envolvimento me motivou a aprofundar o tema e desenvolver um trabalho científico em forma de relato de caso associado a revisão de literatura. Cada descrição clínica contribui para acrescentar uma nova peça no quebra-cabeça da doença”, contou Anna Carolina.
Relevância internacional
Para o professor e neurologista William Alves Martins, orientador da pesquisa, a participação da estudante representa muito mais do que uma conquista pessoal. “No caso da síndrome do cromossomo 14 em anel, compartilhar observações clínicas, como a epilepsia grave, e genéticas não apenas amplia a compreensão global sobre esse distúrbio, mas também instiga novas perguntas: há padrões que possam orientar diagnóstico precoce ou manejo terapêutico? A cirurgia da epilepsia pode ser uma opção?”, relatou.
Ele ainda destaca que “quando estudantes mergulham em pesquisas clínicas, exercitam sua curiosidade como motor da aprendizagem e também uma postura investigativa crítica, essencial ao bom médico e cientista. Para a ciência, esse olhar fresco e curioso dos estudantes é muitíssimo valioso, pois ideias inovadoras muitas vezes surgem da inquietação de quem ainda não está preso a paradigmas e dogmas.”
A conquista também leva a Universidade, junto da estudante, para um um cenário de relevância internacional. De acordo com o professor, “é o reflexo de uma cultura acadêmica que valoriza a curiosidade investigativa como alicerce do ensino e da ciência. Para a Ulbra, é a confirmação de que estimular o olhar questionador dos estudantes gera frutos que alcançam o cenário global.”
Congressos internacionais de neurologia reúnem especialistas de todo o mundo para compartilhar descobertas recentes, debater diagnósticos complexos e discutir terapias inovadoras. Mais informações sobre o congresso estão no link: https://neurologyconference2025.com
Trajetória acadêmica
Anna Carolina Santos da Silveira é estudante no penúltimo ano do curso de Medicina na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). Tem forte interesse em Neurologia e dedicação à pesquisa científica. Já contribuiu com mais de 120 publicações em congressos, periódicos e capítulos de livros, tanto no Brasil quanto no exterior.
Além disso, atua em grupos de pesquisa e desenvolve projetos relacionados à Neurologia e áreas correlatas.
Educação
EMEF Jacob Longoni celebra Semana da Criança com o Dia do Brega nesta quinta

Nesta quarta-feira, 15, a EMEF Jacob Longoni realizou o Dia do Brega, em comemoração à Semana da Criança. Durante o recreio no turno da manhã, os alunos puderam dançar, ouvir música e participar de atividades integrativas entre professores e alunos.
O objetivo da ação era que todos fossem à escola com roupas coloridas, diferentes e criativas que normalmente não usariam no dia a dia.
Uma das alunas, Sofia Teixeira Soares, de 11 anos e estudante do sexto ano, inovou com uma peruca: “eu escolhi sozinha a minha roupa, peguei várias peças diferentes e escolhi também uma peruca e óculos de sol para ficar diferente”.
Já a aluna do terceiro ano, Giovana Cavalheiro, de nove anos explicou: “Eu vim com essa meia de quando eu tinha três anos, que tá até furada no dedão, mas ainda serve e é bem colorida”.
Educação
Governo do RS anuncia uniformes escolares para professores da rede estadual em 2026

Em comemoração ao Dia do Professor, o governo do estado anunciou a distribuição de uniformes escolares para os professores da Rede Estadual no ano letivo de 2026, com investimento de R$ 6 milhões. É a primeira vez que o Estado oferece uniformes aos docentes, atendendo a um pedido das equipes escolares após a entrega dos uniformes aos estudantes. Além disso, o governo já havia aprovado o pagamento do 14º salário por metas alcançadas. Serão beneficiados professores, orientadores, supervisores, vice-diretores e diretores das escolas estaduais.
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