Clima
Termômetros de rua marcam 50°C em Quaraí; temperaturas batem recorde no Estado e ligam alerta

Exatamente nove meses após a enchente que assolou o Rio Grande do Sul, o Estado registra o que pode ser a maior temperatura da história em mais de 100 anos. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja, vigente até quarta-feira, 6, às 18 horas. Durante esse período, os termômetros podem marcar até 5°C acima da média, elevando os riscos à saúde.
De acordo com a MetSul Meteorologia, as maiores temperaturas têm sido registradas no Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul, incluindo Quaraí, cujos termômetros registaram 42,5ºC, o que marca recorde de calor em 115 anos. Termômetros de rua registraram 50°C. A previsão indica a continuidade do calor extremo nos próximos dias, com mínimas variando entre 22°C e 26°C e máximas que podem ultrapassar os 40°C.
Diante desse cenário, as autoridades orientam a população a tomar precauções, como manter-se bem hidratado, evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes e buscar locais frescos e ventilados. Para emergências, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199.
Há possibilidade de tempestades isoladas nos próximos dias, o que pode proporcionar um alívio temporário, mas sem reduzir de forma significativa as altas temperaturas na região.
Clima
Defesa Civil RS prevê avanço de frente fria e temporais isolados com acumulados de 40 mm/dia na Região Metropolitana

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual atualiza o prognóstico meteorológico para os próximos dias no RS:
Segunda-feira, 19, a atuação de uma área de baixa pressão, aliada ao fluxo de umidade proveniente do Norte do País, favorece o retorno das instabilidades sobre o Estado. Há condição para temporais isolados, com chuva moderada a pontualmente forte, descargas elétricas e eventual queda de granizo.
As rajadas de vento variam entre 50 a 90 km/h, associadas às instabilidades, nas áreas em laranja do mapa. Os acumulados variam entre 40 e 60 mm/dia nas Missões, Centro e parte do Oeste, enquanto nas demais áreas, ficam abaixo de 20 mm/dia.
Entre a madrugada e a manhã da terça-feira, 20, o avanço de uma frente fria, aliado ao transporte de umidade proveniente do norte do País, favorece a ocorrência de temporais isolados, com chuva moderada a pontualmente forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 90 km/h, associadas às instabilidades, especialmente no Norte e Noroeste.
Os acumulados variam entre 40 e 80 mm/dia nas Missões, Norte e Noroeste. No Centro, Serra e Região Metropolitana de Porto Alegre, os volumes ficam entre 20 e 40 mm/dia. Nas demais áreas do Estado, os acumulados devem ser inferiores a 30 mm/dia.
A tendência é que, na quarta-feira, 21, um sistema de alta pressão volte a estabilizar o tempo em grande parte do Rio Grande do Sul. Nas regiões do Norte e Nordeste do Estado, há condição para pancadas isoladas de chuva, com acumulados de até 20 mm/dia.
Ao final deste aviso, os acumulados devem variar entre 40 a 80 mm nas Missões, Noroeste e Norte. Nas demais regiões, os acumulados ficam abaixo dos 40 mm.
Clima
Defesa Civil do RS lança canal no WhatsApp para comunicação em tempo real

Com o objetivo de aprimorar a comunicação com a população, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançou um canal oficial no WhatsApp. A iniciativa visa centralizar e facilitar o acesso às informações emergenciais, disponibilizando em tempo real os mesmos conteúdos que são publicados nas redes sociais do órgão.
O novo canal no WhatsApp oferece uma forma prática e direta para que os cidadãos fiquem atualizados sobre alertas meteorológicos, orientações de segurança, avisos de evacuação e demais comunicados importantes relacionados a situações de risco e desastres naturais.
A criação deste canal é mais um passo para garantir que a informação chegue com rapidez e precisão a quem mais precisa. Com o canal, espera-se que mais pessoas tenham acesso imediato a dados confiáveis, especialmente em momentos críticos como inundações, deslizamentos ou temporais severos.
A adesão é simples: basta acessar o link (também disponível nas redes oficiais da Defesa Civil) e entrar no canal para começar a receber os alertas diretamente no aplicativo.
Clima
Defesa Civil de Canoas alerta para risco de temporais e chuva forte entre a tarde e início da noite de sexta-feira, 9

A Secretaria de Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas está em alerta para as previsões meteorológicas que apontam para risco de temporais e chuva de forte a torrencial, entre a tarde e o início da noite de sexta-feira, 9, com potenciais de transtornos no município.
Os prognósticos dos institutos de meteorologia indicam que, a partir do final da tarde, os volumes podem oscilar de 50 a 70 milímetros de precipitações, enquanto as rajadas de vento, já na metade da tarde, podem atingir velocidade entre 70 a 100 km/h, o que pode resultar em problemas como destelhamentos, queda de árvores e falta de energia elétrica. O nível de chuva, mesmo que de forma torrencial, não deve refletir em nova situação de enchente nas bacias do Rio do Sinos, do Rio Gravataí ou mesmo da Delta do Jacuí.
Em reunião ainda na manhã desta quinta-feira, 8, na sede da Segurança Pública de Canoas, com presença do prefeito Airton Souza e do secretário da Defesa Civil, Vanderlei Marcos, o gabinete de crise junto ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) discutiu o cenário e organizou ações para combater possíveis danos resultantes do evento climático por meio da mobilização de diversas secretarias.
O encontro contou ainda com a presença de um representante da RGE, a fim de alinhar canais e formas de contato com a companhia caso sejam demandados diante de quedas de árvores na rede ou fios caídos necessitando desligamento da energia.
“Quero dizer que as nossas Casas de Bombas estão funcionando e receberam recentemente reforma e manutenção de todas elas. Aqui está nosso grupo do governo, com secretarias e Subprefeituras, se organizando e preparando para estar atendendo e auxiliando nossa comunidade. Nada de pânico. É uma previsão de chuva densa, que não irá nem surtir efeito se esses volumes de chuva previstos forem diluídos em dois dias. Se ela tiver uma densidade espalhada e não cair num momento apenas, não teremos problemas”, afirma o prefeito Airton, acrescentando a importância do monitoramento dos prognósticos.
“A Defesa Civil e a Prefeitura estão com todos os seus órgãos preparados para dar uma resposta rápida para a população, caso seja necessário. É importante informar que o volume que está previsto para a nossa cidade, para a Região Metropolitana, não causará evento de inundação ou enchente das bacias dos rios como no mês de maio do ano passado. Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras passarão o dia (quinta) juntamente com os subprefeitos fazendo ações de prevenção naqueles pontos que tradicionalmente alagam”, afirma o secretário Vanderlei.
Emergências
Situações de emergência relacionados a chuva, ventos, quedas de árvores ou outras intempéres podem ser comunicados nos telefones 190, 193 ou no (51) 98255 0805. A Guarda Municipal (GM) de Canoas também estará de prontidão no telefone 153, enquanto que as demandas de sinalização devem ser comunicadas à Diretoria de Trânsito, no número 156.
Os canoenses que tiverem problemas com desabastecimento de energia elétrica podem entrar em contato com a RGE pelo telefone WhatsApp (51) 99955 0002, aplicativo CPFL Energia ou então enviar um SMS com o código (presente na conta), para o número 27350.
- Saúde6 dias atrás
Canoas registra primeira morte por dengue; notificações de casos se aproximam de 1.800
- Saúde1 semana atrás
Canoas registra primeira morte por dengue; notificações de casos se aproximam de 1.500
- Saúde1 semana atrás
Marcelo Reis, servidor público de Canoas há 19 anos, é o novo Secretário de Saúde do município
- Geral1 semana atrás
Programa CNH Social tem 3 mil vagas para formação gratuita de motoristas no RS
- Educação1 semana atrás
Estudantes de Canoas representam a cidade na feira científica MILSET em Fortaleza
- Empresas & Negócios1 semana atrás
2° Conexão da Inovação de Canoas será no dia 22 de maio na Unilasalle
- Trânsito1 semana atrás
DNIT alerta para mudanças no trânsito na rua lateral sob o viaduto da Metrovel, na BR-116 nesta segunda-feira, 12, e terça-feira, 13
- Tecnologia1 semana atrás
Florianópolis sediará etapa do AI Summit Brasil 2025, um dos maiores eventos de Inteligência Artificial da América Latina