Esporte
Começa a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023 com participação inédita de 32 seleções
A bola rolou na madrugada de quarta para quinta-feira, 20, com vitória das anfitriãs desta edição, Nova Zelândia e Austrália. Ambas equipes confirmaram o favoritismo e venceram as partidas de estreia por 1 a 0.
A competição vai até o dia 20 de agosto e terá a participação de 32 seleções de futebol feminino.
Às 4h da manhã, a Nova Zelândia enfrentou a Noruega após cerimônia de abertura que durou quase duas horas e garantiu recorde de público no país, tanto para jogos femininos como masculinos: mais de 42 mil pessoas.
Arbitragem brasileira
A segunda partida da madrugada, entre Austrália e Irlanda, teve a participação da equipe de arbitragem brasileira, comandada pela árbitra central Edina Alves Batista, que foi auxiliada por Neuza Back e Leila Moreira; a árbitra de vídeo foi a também brasileira Daiane Muniz.
Transmissão
Os jogos da Copa serão transmitidos na Globo na TV aberta, SporTV na TV fechada e CazéTV no youtube.
Os jogos da seleção brasileira serão transmitidos ao vivo na Globo. O Canal CazéTV irá transmitir todos os 64 jogos e o SporTV apenas algumas partidas.
Jogos do Brasil
BRASIL x PANAMÁ – 1ª rodada do grupo F
Data: 24 de julho de 2023 (segunda-feira)
Horário: 8h (de Brasília)
Local: Hindmarsh Stadium, em Adelaide (AUS)
Onde assistir: Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV
BRASIL X FRANÇA – 2ª rodada do Grupo F
Data: 29 de julho de 2023 (sábado)
Horário: 7h (de Brasília)
Local: Brisbane Stadium, em Brisbane (AUS)
Onde assistir: Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV
BRASIL X JAMAICA – 3ª rodada do Grupo F
Data: 2 de agosto de 2023 (quarta-feira)
Horário: 7h (de Brasília)
Local: Melbourne Rectangular, em Melbourne (AUS)
Onde assistir: Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV
Jogadoras convocadas
A técnica Pia Sundhage convocou 23 de jogadoras, dentre elas 11 estreantes em Mundiais —, com mais três suplentes em caso de lesão (que acabou acontecendo com a jogadora Nycole, que foi substituída por Angelina). Os nomes da goleira Bárbara e a zagueira Mônica surpreenderam.
Goleiras: Letícia Izidoro (Corinthians), Bárbara (Flamengo) e Camila (Santos);
Defensoras: Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC), Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF), Rafaelle (Orlando Pride) e Tamires (Corinthians);
Meio-campistas: Duda Sampaio (Corinthians), Kerolin (North Carolina Courage), Angelina (OL Reign), Luana (Corinthians), Adriana (Orlando Pride), Ana Vitória (PSG) e Ary Borges (Racing Louisville);
Atacantes: Andressa Alves (Houston Dash), Geyse (Barcelona), Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Gabi Nunes (Levante) e Marta (Orlando Pride).
As suplentes são: Tainara (Bayern de Munique) e Aline Gomes (Ferroviária).
Esporte
Festival de Esporte e Lazer de Canoas marca encerramento do ano no Parque Getúlio Vargas
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) já confirmou a data e o local do Festival de Esporte e Lazer de Canoas (Fesla) 2024, que marca o encerramento das atividades e projetos da secretaria. O evento será realizado no dia 8 de dezembro, no Parque Getúlio Vargas.
Fesla 2024
Neste ano, o Fesla também celebra os 44 anos do Parque Municipal Getúlio Vargas. Com entrada gratuita e aberto à comunidade, o festival reunirá alunos, famílias, usuários das unidades esportivas de Canoas e o público em geral.
Durante o evento, haverá partidas em diversas modalidades esportivas, como futebol de campo, câmbio e bocha, além de outras atividades.
“O Fesla é um grande evento de integração entre esporte, meio ambiente, cultura e diversos parceiros. Nosso principal objetivo é valorizar a prática esportiva e o lazer, oferecendo um dia repleto de atividades no parque”, afirma a secretária da SMEL, Letícia Boll Vargas.
Esporte
Canoas sediará a 6ª edição dos Jogos Pan-americanos de Surdos 2024, com a participação de 18 países
Em novembro, Canoas irá se transformar na capital do surdodesporto. Isso porque a cidade receberá a 6ª edição dos Jogos Pan-americanos de Surdos 2024.
O evento internacional será realizado entre os dias 10 e 17 de novembro e reunirá cerca de 1000 surdoatletas de 18 países, que disputarão 12 modalidades.
Começo de tudo
A primeira edição dos Jogos Pan-americanos de Surdos aconteceu no ano de 1975, em Caracas, na Venezuela. Desde então, os Jogos já foram realizados em Cuba (1999); na Argentina (2003); e na Venezuela (2007).
Esta será a segunda edição no Brasil. Isso porque a última edição do evento, realizada em 2012, aconteceu na cidade de Praia Grande (SP).
Ulbra
Para o presidente do Comitê Organizador (OC) do Pan-Americano, Alexandre Dale Couto, o evento é muito importante para o surdodesporto.
“Há uma grande disposição da ULBRA em sediar o evento, que é uma oportunidade importante para realizar eliminatórias em modalidades coletivas como Futebol, Vôlei e Futsal.”
Quem também comemora a realização do evento é o presidente da Organização Pan-americana Desportiva de Surdos (PANAMDES), Pedro Bonnassiolle.
“Estou profundamente orgulhoso dos atletas que se prepararam para participar do nosso evento pan-americano, que não é realizado há 12 anos. Desejo-lhes que, com esforço e dedicação, alcancem todas as suas metas e se preparem para os próximos desafios.”
Apoio
Para sua realização a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) e a PANAMDES contam com o apoio da Federação Desportiva de Surdos do Rio Grande do Sul (FDSRS), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Prefeitura de Canoas, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), do ICOM-Libras, do Comando Militar do Sul e da Brigada Militar.
Confira as modalidades:
- Atletismo (M | F)
- Badminton (M | F)
- Basquete 3×3 (M)
- Futsal (M | F)
- Futebol (M)
- Karatê (M)
- Natação (M | F)
- Taekwondo (M | F)
- Tênis (M)
- Tênis de mesa (M | F)
- Vôlei (M | F)
- Xadrez (M | F)
Confira os países participantes:
- Argentina
- Bolívia
- Brasil
- Canadá
- Chile
- Costa Rica
- Colômbia
- Cuba
- Equador
- Estados Unidos
- Jamaica
- México
- Paraguai
- Peru
- Uruguai
- República Dominicana
- Trinidad & Tobago
- Venezuela
Esporte
COPA ELAS EM QUADRA: Torneio de futsal feminino sub-15 reúne projetos sociais em Canoas
No sábado, 2 de novembro, às 16 horas, vai rolar a Copa Elas em Quadra, torneio de futsal feminino sub-15, na Escola Nancy Pansera (Área Verde 13 – Setor 6, Guajuviras), em Canoas.
De acordo com o organizador do evento, o treinador do time Anjos Unidos, Marcelo Cabral, a ideia do campeonato é incentivar projetos sociais atuantes nas comunidades e o futsal feminino.
Apoio
De acordo com Cabral, o torneio não tem fins lucrativos e todas as meninas receberão medalha, além de uma bola, que será dada a todas as equipes participantes.
Para que isso seja possível, a coordenação do campeonato está aceitando apoio de empresas parceiras que queiram contribuir colocando a sua marca em evidência.
Empresas apoiadoras:
- Yep Profissional
- Salgados Nicoletti
- RM eventos esportivos
- JJ Pintura
- Escola Nancy Pansera
- JC Serviços Automotivos
- Vianas Vendas
- Irmão Diogo
Equipes
- Unidas (Poa, Rubem Berta)
- Porto (Poa, Rubem Berta)
- Atlético Israel (Safira/Mario Quintana)
- Anjos Unidos (Canoas, Guajuviras)
Mais informações, entrar em contato com Marcelo Cabral (51) 9860.78716 WhatsApp.
- Coluna3 dias atrás
ECONOMIA: ‘Caminhos para a Inclusão e o Empoderamento’ (por Cristiane Souza)
- Coluna7 dias atrás
PSICOLOGIA: Tenho esquizofrenia, e agora? (por Marianna Rodrigues)
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Atingidos pela enchente em Canoas recebem orientação para a compra assistida de imóveis
- Eleições 20241 semana atrás
Airton Souza se manifesta sobre decisão do STJ que mantém condenação
- Empresas & Negócios1 semana atrás
Grupo Passarela segue firme em seu plano de expansão e inaugura mais uma loja no Rio Grande do Sul
- Empresas & Negócios7 dias atrás
Confirmada a instalação de uma unidade das lojas Havan em Canoas
- Artigo2 dias atrás
‘400 DIAS, O FIM DO MITO’ (por Carlos Marum – Ex-Ministro de Estado)
- Emprego1 semana atrás
Feirão de Emprego em Canoas oferta vagas na empresa JBS