Conecte-se conosco

header-top







 

30/07/2025
 

Esporte

Começa a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023 com participação inédita de 32 seleções

Redação

Publicado

em

Começou a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023/Reprodução

A bola rolou na madrugada de quarta para quinta-feira, 20, com vitória das anfitriãs desta edição, Nova Zelândia e Austrália. Ambas equipes confirmaram o favoritismo e venceram as partidas de estreia por 1 a 0.

A competição vai até o dia 20 de agosto e terá a participação de 32 seleções de futebol feminino.

Às 4h da manhã, a Nova Zelândia enfrentou a Noruega após cerimônia de abertura que durou quase duas horas e garantiu recorde de público no país, tanto para jogos femininos como masculinos: mais de 42 mil pessoas.

Arbitragem brasileira

A segunda partida da madrugada, entre Austrália e Irlanda, teve a participação da equipe de arbitragem brasileira, comandada pela árbitra central Edina Alves Batista, que foi auxiliada por Neuza Back e Leila Moreira; a árbitra de vídeo foi a também brasileira Daiane Muniz.

Transmissão

Os jogos da Copa serão transmitidos na Globo na TV aberta, SporTV na TV fechada e CazéTV no youtube.

Os jogos da seleção brasileira serão transmitidos ao vivo na Globo. O Canal CazéTV irá transmitir todos os 64 jogos e o SporTV apenas algumas partidas.

Jogos do Brasil

BRASIL x PANAMÁ – 1ª rodada do grupo F

Data: 24 de julho de 2023 (segunda-feira)
Horário: 8h (de Brasília)
Local: Hindmarsh Stadium, em Adelaide (AUS)
Onde assistir: Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV

BRASIL X FRANÇA – 2ª rodada do Grupo F

Data: 29 de julho de 2023 (sábado)
Horário: 7h (de Brasília)
Local: Brisbane Stadium, em Brisbane (AUS)
Onde assistir: Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV

BRASIL X JAMAICA – 3ª rodada do Grupo F

Data: 2 de agosto de 2023 (quarta-feira)
Horário: 7h (de Brasília)
Local: Melbourne Rectangular, em Melbourne (AUS)
Onde assistir: Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV

Jogadoras convocadas

A técnica Pia Sundhage convocou 23 de jogadoras, dentre elas 11 estreantes em Mundiais —, com mais três suplentes em caso de lesão (que acabou acontecendo com a jogadora Nycole, que foi substituída por Angelina). Os nomes da goleira Bárbara e a zagueira Mônica surpreenderam.

Goleiras: Letícia Izidoro (Corinthians), Bárbara (Flamengo) e Camila (Santos);

Defensoras: Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC), Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF), Rafaelle (Orlando Pride) e Tamires (Corinthians);

Meio-campistas: Duda Sampaio (Corinthians), Kerolin (North Carolina Courage), Angelina (OL Reign), Luana (Corinthians), Adriana (Orlando Pride), Ana Vitória (PSG) e Ary Borges (Racing Louisville);

Atacantes: Andressa Alves (Houston Dash), Geyse (Barcelona), Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Gabi Nunes (Levante) e Marta (Orlando Pride).

As suplentes são: Tainara (Bayern de Munique) e Aline Gomes (Ferroviária).

Esporte

Canoas recebe evento esportivo sustentável para jovens aprendizes nesta sexta-feira

Redação

Publicado

em

Canoas recebe evento esportivo sustentável para jovens aprendizes nesta sexta-feira

O Parque Capão do Corvo, em Canoas, será palco, na sexta-feira, 1º, do Eco Atleta, evento esportivo com foco em sustentabilidade e solidariedade. A atividade reunirá mais de 250 jovens do programa Partiu Futuro Reconstrução, e é promovida pela Demà Aprendiz – tecnologia social da Renapsi – em parceria com as Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e do Meio Ambiente.

Com início previsto para as 8h30min, a programação contará com jogos de vôlei, futsal, skate, kickingball, oficinas com materiais recicláveis, trilha ecológica para coleta de resíduos e atividades adaptadas para pessoas com deficiência visual. Os participantes também poderão visitar o Mini Zoo, que terá uma exposição fotográfica sobre o descarte correto de resíduos e seus impactos no meio ambiente.

Para participar das atividades esportivas, os jovens deverão doar materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro ou metal. Os itens arrecadados serão destinados a instituições sociais do município que atuam na reconstrução de Canoas após as enchentes de 2024.

Segundo a organização, o objetivo do evento é promover práticas esportivas, consciência ambiental e ações solidárias entre os jovens aprendizes.

O programa Partiu Futuro Reconstrução atende adolescentes e jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social, especialmente aqueles atingidos pelas enchentes. Por meio da Demà Aprendiz, os participantes recebem capacitação teórica e prática para inserção no mercado de trabalho, atuando como aprendizes em órgãos públicos municipais e estaduais, com todos os direitos garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Continuar a ler

Esporte

Copa Integração de Futsal reuniu 12 equipes nas categorias Feminino e Masculino em Canoas

Redação

Publicado

em

Copa Integração de Futsal reuniu 12 equipes nas categorias Feminino e Masculino em Canoas

Canoas sediou, no sábado, 26, e domingo, 27, a Copa Integração de Futsal. Organizado pela Federação Gaúcha de Futsal, o torneio reuniu 12 equipes nas categorias Feminino e Masculino. Ao final do torneio, um jogo festivo colocou frente a frente a Seleção Gaúcha de Masters e a Seleção Canoense de Masters.

Na categoria Feminino, a equipe campeã foi a FacSogipa, de Porto Alegre, e Imigrantes, de Bento Gonçalves, foi o time vice-campeão. No Masculino, o time vencedor foi o combinado Los Bravos / Alaf, de Triunfo e Lajeado, e os canoenses do 7 de Outubro foram os vice-campeões.

O presidente da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS), Ivan Rodrigues dos Santos, aprovou a organização e o andamento do torneio em Canoas.

“Esta foi a primeira de muitas competições deste tipo que vamos fazer”, disse o presidente. “A Copa Integração de Futsal foi importante para as pessoas conhecerem cada vez mais a nossa cidade e ver que Canoas é referência em esporte e tem muito para crescer”, comentou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira.

Após o final da Copa Integração de Futsal foi realizado um jogo festivo entre a Seleção Gaúcha de Masters e a Seleção Canoense de Masters. A seleção gaúcha contou com a participação de atletas de destaque no esporte, como Jorginho, eleito melhor jogador do mundo em 1992, e Índio.

“Fiquei muito feliz com o convite”, disse Jorginho. “Foi muito legal poder mostrar um pouco da nossa história.” O selecionado canoense para a partida festiva foi formado por secretários municipais, vereadores e servidores municipais. O jogo terminou com vitória da seleção gaúcha por 2 a 0 sobre os canoenses.

Continuar a ler

Esporte

Auxílio Esportivo 2025 é concedido a atletas promissores de Canoas

Redação

Publicado

em

Realizado ato de assinatura dos termos de compromisso do Auxílio Esportivo 2025 a promessas canoneses

Atletas e representantes de entidades esportivas participaram, na sexta-feira, 25, do ato de assinatura dos termos de compromisso dos editais do Auxílio Esportivo 2025. A atividade ocorreu no Auditório Sady Schivitz, na Rua Quinze de Janeiro, 11, e simboliza o início de mais uma etapa de incentivo ao esporte canoense. A ação foi promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

O Auxílio Esportivo tem como objetivo oportunizar a participação de atletas em competições oficiais, nacionais e internacionais, além de apoiar entidades esportivas na realização de eventos. Por meio dos editais de chamamento público, a iniciativa viabiliza repasses de recursos financeiros para garantir a representação de Canoas em diferentes modalidades e categorias.

O prefeito Airton Souza reforçou o papel estratégico do esporte nas políticas públicas do município.

“Contemplar os atletas com este auxílio é valorizar o talento local. Através da Lei de Incentivo, conseguimos fortalecer ações e garantir o protagonismo de Canoas nas competições. Seguiremos firmes na reestruturação da cidade, com atenção especial à saúde, ao esporte e a todas as áreas que precisam de cuidado.”

A atleta de jiu-jítsu Katryni Mota, campeã da Copa Prime e 3º lugar no Campeonato Brasileiro de 2025, celebrou o apoio recebido.

“Agradeço à minha família, à equipe e ao município por me darem essa oportunidade. Realizei o sonho de ser uma atleta medalhista”, afirmou emocionada.

Também contemplada pelo auxílio, a judoca Joice Panizzi Dombrowski, campeã da Copa São Paulo, lembrou que sua trajetória teve início nas Competições Escolares Canoenses (CECA).

“Se hoje estou aqui, é porque tive uma oportunidade. O incentivo ao esporte transforma vidas e inspira sonhos.”

Representando o esporte inclusivo, o atleta Gabriel Penedo, bicampeão brasileiro e campeão da Copa São Paulo de Futsal, destacou a importância dos recursos para a Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (AGAFUG) . “Esse apoio é fundamental para a continuidade dos nossos projetos. A inclusão também precisa de investimento e visibilidade.”

O secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, ressaltou o simbolismo do momento. “

Hoje estamos entregando, de fato, recursos ao esporte canoense. Depois de um ano sem investimentos, retomamos esse compromisso, ampliando as oportunidades para os nossos atletas. Isso é resultado do trabalho conjunto da nossa equipe, do adjunto Marcinho e de todos da SMEL.”

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques