Geral
ATENÇÃO, CANOENSES – 932 vagas disponíveis e Feirão de Empregos

A Prefeitura de Canoas, através do Banco de Oportunidades, mantém ofertas regulares de trabalho para a população. Na plataforma, são oferecidas 932 ocupações, nos mais variados segmentos profissionais. Interessados em participar da seleção devem manter o currículo atualizado no site da Prefeitura.
Ao preencher o formulário, o candidato deve responder ao máximo de itens solicitados e, principalmente, assinalar as vagas as quais deseja concorrer, de acordo com sua experiência ou conhecimento profissional. Atualmente, o Banco de Oportunidades possui 26.816 currículos ativos e 1.138 empresas cadastradas.
A diretora de Emprego, Trabalho, Renda e Formação Profissional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Smdeti), Gislaine Silveira, salienta que as informações fazem diferença na hora da seleção. “Os currículos mais completos tendem a ter mais chance. Também é fundamental selecionar a maior quantidade de ofícios para concorrer, nosso site permite registrar até seis funções”, explicou.
Gislaine ainda reforça a importância de manter uma periodicidade nas consultas e no acesso ao cadastro. “É fundamental que o candidato entre, pelo menos, a cada 60 dias na sua conta, para mantê-la ativa, seja para pesquisa ou para acrescentar novas informações. Quanto mais buscas por vagas ocorrer, mais chances de o currículo ser apreciado”, destacou.
Veja as vagas com maior número de ofertas:
- Operador de telemarketing: 768
- Técnico em eletromecânica: 70
- Eletricista: 33
- Estágio: 24
- Auxiliar de produção: 21
Feirão de Emprego acontece nesta quarta-feira, 7, no bairro Niterói
O Feirão de Emprego promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Smdeti) estará, nesta quarta-feira, 7, na Subprefeitura Sudeste (Marechal Rondon, 100), no bairro Niterói. O atendimento começará às 9h e prosseguirá até às 16h. Haverá acolhimento e o preenchimento de currículos durante o evento.
Para a diretora de Emprego, Trabalho, Renda e Formação Profissional da Smdeti, Gislaine Silveira, esse período de final de ano é importante para que os trabalhadores desempregados possam ir até o Feirão para atualizar seus cadastros para melhorar as chances de seleção. “Para quem for no Feirão desta quarta-feira terá uma boa oportunidade de conversar, se informar e ainda, melhorar o currículo, pois 2023 promete ser um ano de muitos empregos”, afirmou a diretora.
Super Feirão dia 14
O último Super Feirão de Emprego do ano de 2022 ocorrerá no bairro Guajuviras, dia 14, na Praça Antônio Carlos Teixeira Viana, ao lado da Brigada Militar. Para este evento, a Smdeti conta com empresas que farão seleção de vagas e irá comemorar um ano de sucesso na realização dos Feirões.
O secretário da Smdeti, Marcus Vinicius Machado, salienta que, ao completar um ano de eventos nos bairros, o Feirão de Emprego já intermediou mais de 4.200 entrevistas facilitando o acesso de trabalhadores para mais de 70 empresas. “A iniciativa dos Feirões é um sucesso e será ainda mais intensificada em 2023. Alcançamos um crescimento de 74% nos empregos desse ano, comparado ao mesmo período de 2022. Isso é uma grande notícia, mas podemos crescer ainda mais”, reforçou.
Geral
Jovens do Partiu Futuro Reconstrução desembarcam na Espanha para missão internacional

Cinco jovens aprendizes de Porto Alegre e Canoas, do Partiu Futuro Reconstrução, chegaram nesta segunda-feira, 20, a Barcelona, na Espanha, para participar de uma missão Internacional para compartilhar experiências de reconstrução climática e social. O grupo representa os demais integrantes do programa, que foram diretamente impactados pelas enchentes de 2024 e, hoje, são protagonistas no processo de reconstrução das suas casas, comunidades e cidades.
Foram selecionados três de Porto Alegre e dois de Canoas, com base em critérios como desempenho escolar e participação no programa, considerando assiduidade, presença nas aulas teóricas e comportamento. Eles permanecerão em Barcelona até quinta-feira, 23, onde participarão de workshops, encontros e roteiros com foco em trocas culturais e de experiências de reconstrução social e climática.
Na sequência, entre os dias 24 e 28 de outubro, o grupo visitará Valência, onde conhecerá áreas afetadas pelo DANA (fenômeno climático extremo que atingiu a região em 2024) e o Plano Valenciano de Recuperação e Resiliência, voltado a políticas públicas e medidas de reconstrução. A agenda inclui encontros com lideranças políticas, conselharias (órgãos públicos locais) e ONGs envolvidas na recuperação social e ambiental da região.
O objetivo é fortalecer o processo de desenvolvimento de novas lideranças e conhecer a experiência espanhola de reconstrução social e climática. O intercâmbio é parte do projeto pedagógico do projeto, consolidando os conhecimentos construídos em sala de aula e nas experiências práticas.
Segundo o diretor da Demà, Vinícius Ribeiro, o intercâmbio representa um passo importante na formação integral dessa juventude.
“Essa missão internacional é uma oportunidade de aprendizado transformador. Ao conhecerem experiências de reconstrução em outros países, esses jovens fortalecem sua visão de mundo e se tornam protagonistas na reconstrução do Rio Grande do Sul. A educação, quando conectada à prática e ao diálogo global, gera impacto real nas comunidades”, destaca Ribeiro.
“A política pública tem um papel fundamental na formação dos nossos jovens, porque é por meio dela que conseguimos abrir caminhos concretos para o desenvolvimento pessoal e profissional. O Partiu Futuro é um exemplo disso: ao proporcionar experiências como o intercâmbio para a Espanha, mostramos que investir na juventude é investir na reconstrução do futuro do nosso Estado, com mais oportunidades, conhecimento e perspectivas reais de transformação”, ressalta o titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel.
Primeiras impressões
Chegando a Barcelona, os participantes demonstraram entusiasmo e gratidão pela oportunidade.
Evelin Staczak de Oliveira, de 18 anos, de Porto Alegre: “Essa missão internacional representa a oportunidade de representarmos todos os jovens gaúchos afetados pelas enchentes e de compartilharmos experiências com os espanhóis”.
Lukas Scheibler Kalkmann, de 15 anos, da capital: “Essa viagem representa um marco em minha vida porque estamos representando todos os jovens gaúchos nesta missão”.
Monica Letícia da Rosa Schmidt, de 19 anos, de Canoas: “Essa viagem representa pra mim uma oportunidade de viver uma nova experiência”.
Nyara Victória Prudêncio Romero, de 17 anos, de Porto Alegre: “Eu sempre quis fazer intercâmbio, então o que estou vivendo é a realização de um sonho”.
Vitor Eduardo Moraes dos Santos, de 16 anos, de Canoas: “Minha expectativa é compartilhar conhecimentos com os jovens espanhóis e trazer aprendizados para o Rio Grande do Sul”.
Roteiro
20/10 – Chegada e acolhimento em Barcelona, com os primeiros contatos com europeus
21/10 – Imersão em workshops e diálogos com instituições da Catalunha, com temas de clima, juventude e políticas públicas
22/10 – Contato com a arte, a arquitetura e a cultura da Catalunha.
23/10 – Visita à Sagrada Família, ao Hospital de Sant Pau e a espaços urbanos inovadores
24/10 – Chegada a Valência e visita a um território que também sofreu uma tragédia climática
25/10 – Experiência no Bioparc e reflexões sobre biodiversidade e consciência ambiental
26/10 – Imersão na Cidade das Artes e das Ciências, com foco em inovação científica e tecnológica, além das mudanças climáticas
27/10 – Encontro com organizações comunitárias para compartilhar experiências de superação e reconstrução, entre eles, a Fundació Horta Sud (https://fundaciohortasud.org/
). 28/10 – Viagem de retorno ao Brasil
Sobre o Partiu Futuro Reconstrução
O programa Partiu Futuro Reconstrução é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A promoção do intercâmbio é uma ação da entidade qualificadora Renapsi, por meio da tecnologia social Demá Aprendiz.
Todas as despesas de viagem, hospedagem, alimentação, traslados e atividades são custeadas pela instituição. A Renapsi conduz a capacitação de 750 estudantes em Porto Alegre e Canoas. Além das aulas teóricas, desenvolvem atividades práticas atuando como aprendizes, com carteira assinada, em órgãos públicos municipais e estaduais.
Destinado a jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social, especialmente os afetados pelas enchentes de 2024, matriculados ou egressos da rede pública de ensino e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), o projeto oferece formação profissional e inserção no mercado de trabalho.
Comunidade
Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

O governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 20, o resultado final dos municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG). A iniciativa é destinada à implantação de cozinhas comunitárias e apoio ao custeio de refeições para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio de 2024.
Foram selecionados 52 municípios, sendo 35 para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem espaço de refeitório e 17 para a modalidade que conta com refeitório no local.
O edital do PPG foi publicado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para encaminhar manifestação de interesse. A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 14 de outubro.
Geral
Corsan destina R$ 162 mil para reconstrução de ONG atingida pela enchente

A Corsan destinou R$ 162 mil, por meio do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, para reconstruir a sede da Associação Comunitária Beneficente e Cultural Mãos Dadas, destruída pela enchente de 2024. O investimento foi para compra do mobiliário do espaço restaurado e de equipamentos eletrônicos, como computadores.
A reinauguração do prédio, em seu endereço original, ocorreu na sexta-feira, 17, garantindo a retomada das atividades sociais para a população no local.
O analista de responsabilidade social da Corsan Jaison Belíssimo participou da cerimônia e ressaltou a importância da iniciativa para a comunidade.
“Essas ações sociais que a Corsan realiza são uma forma de gerar impacto positivo nas comunidades que a gente atende, para além do serviço de saneamento, que já é essencial”, destacou.
Esta é a quarta e última entrega realizada com aporte da Companhia ao Fundo Municipal do Idoso de Canoas, que recebeu o total de R$ 1 milhão em recursos para recuperação de ONGs atingidas pela enchente.
- Habitação1 dia atrás
Caixa divulga lista de 478 contemplados pelo programa Compra Assistida em Canoas
- Animais7 dias atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Sem categoria6 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Educação6 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Gastronomia1 semana atrás
Inscrições abertas food trucks que irão participar da Corrida Outubro Rosa 2025
- Geral1 semana atrás
Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas
- Saúde7 dias atrás
Nova lei garante reconstrução mamária pelo SUS e Planos de Saúde
- Geral1 semana atrás
Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses