Conecte-se conosco

header-top







 

16/10/2025
 

Geral

Apurado caso de intolerância religiosa e agressão contra aluna evangélica em Canoas

Redação

Publicado

em

De acordo com matéria enviada pela Agência de Notícias, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, na reunião desta quarta-feira, 30, deliberou pelo envio de ofício à direção da Escola Estadual Marechal Rondon, de Canoas, para apurar caso de intolerância religiosa e agressão contra aluna evangélica, fato ocorrido no início de novembro em sala de aula.

O tema, segundo a texto, foi abordado durante o período de Assuntos Gerais, sob a presidência do deputado Airton Lima (Podemos), que foi o autor da solicitação para a oitiva da mãe da menina de 16 anos agredida em sala de aula por colega durante atividade pedagógica denominada Projeto de Vida, quando são abordados temas sobre política, religião, sexualidade e outros assuntos.

Conforme o depoimento de Caroline Moreira de Souza, mãe da menor agredida, o fato ocorreu dentro da sala de aula, depois dela se apresentar como cristã no debate sobre a disciplina Projeto de Vida. Depois dessa manifestação, a menina sofreu perseguição com palavrões e passou a ser chamada de “crente safada”, resultando na agressão por uma colega na sala de aula, no dia 10 de novembro, resultando em ferimentos com sangramento na face e na mão. Caroline disse que a escola canoense não prestou nenhum tipo de serviço à sua filha, que foi orientada para ficar em casa alguns dias e retornar na outra semana, enquanto nenhuma advertência foi dada à agressora. Foi registrado Boletim de Ocorrência e a menina retornou à escola, mas tem medo de permanecer sozinha, temendo nova agressão. A escola registrou caso de racismo há pouco tempo e chegou a convidar o aluno a se retirar da Rondon, mas mobilização dos colegas evitou a transferência.

Por encaminhamento da deputada Sofia Cavedon (PT), a CCDH deverá solicitar manifestação da direção da Escola Estadual Marechal Rondon, uma vez que o depoimento evidencia falhas do estabelecimento no caso denunciado. A deputada Luciana  Genro (PSOL) considerou um “caso típico de intolerância religiosa”, que geralmente é contra as pessoas de religião de matriz africana, mas acontece contra toda as religiões, e defendeu o contato com a direção da escola. A deputada Stela Farias (PT) também orientou para o diálogo com a escola.

O deputado Sergio Peres (Republicanos) disse que “várias crianças, por serem evangélicas, cristãs, são perseguidas”, mas a repercussão é inferior aos casos denunciados que envolvem a comunidade LGBT. Sugeriu que também a Secretaria Estadual da Educação seja ouvida sobre a situação. Airton Lima lembrou do recente episódio no Espírito Santo, onde jovem de 16 anos promoveu massacre com arma de fogo em escola pública e privada. Ele orientou pelo envio de ofício ao governador, Seduc e também à Polícia Civil, para saber se há inquérito sobre o caso.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas

Redação

Publicado

em

Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas

O Procon de Canoas, a Vigilância Sanitária, a Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e a Guarda Municipal realizaram, na manhã desta terça-feira, 14, uma operação de fiscalização em mercados e lojas de bebidas da cidade. A ação teve como foco principal verificar a procedência e as condições de comercialização de bebidas alcoólicas, além de inspecionar alimentos.

A operação foi motivada pelo recente caso suspeito de intoxicação por metanol registrado em Canoas. Ao todo, quatro estabelecimentos foram fiscalizados. Em um deles, foram apreendidas cerca de 40 garrafas de bebidas alcoólicas por descaminho, ou seja, por não possuírem comprovação de importação legal ou pagamento dos devidos impostos.

O proprietário do local foi nomeado fiel depositário, procedimento legal que o torna responsável pela guarda dos produtos até que a investigação seja concluída. Esse termo significa que o comerciante deve manter as mercadorias sob sua custódia, sem poder utilizá-las, vendê-las ou descartá-las, até decisão das autoridades competentes.

A Delegacia de Polícia será oficialmente comunicada sobre a ocorrência para dar continuidade às apurações. De acordo com os órgãos municipais envolvidos, ações integradas como essa são fundamentais para garantir a segurança dos consumidores e coibir práticas ilegais que colocam em risco a saúde da população.

Continuar a ler

Geral

Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses

Redação

Publicado

em

Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses

Desde segunda-feira, 13, até sexta-feira, 17, canoenses podem conferir a exposição “Leveza em Tons de Rosa”, promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), por meio da Diretoria da Mulher, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas (LFCC).

A mostra poderá ser visitada na Prefeitura de Canoas, das 9h às 17h e reúne fotografias de mulheres que vivenciaram o processo de diagnóstico do câncer de mama, em diferentes momentos da jornada de tratamento e cura.

A exposição dá visibilidade a histórias reais de coragem, resiliência e superação, destacando mulheres que enfrentaram o câncer com determinação e esperança. Entre elas estão Zilma Biasuz, presidente de honra da LFCC e curada desde 2020; Maria Delourde dos Santos, aposentada e também curada; Ivone Melânia Frare, professora em tratamento oncológico de pulmão desde 2023; Lucia Elisabeth Colombo, professora e atual secretária de Educação, em tratamento oncológico de mama desde 2023; e Marilene Rocho Neumann, empresária em tratamento oncológico de mama desde 2020.

Mais do que um tributo às mulheres retratadas, a iniciativa busca sensibilizar a comunidade sobre a importância do autocuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce. A ação integra as atividades do Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama.

Continuar a ler

Geral

Drive Solidário em Canoas arrecadará brinquedos para crianças na sexta-feira, 17

Redação

Publicado

em

Drive Solidário em Canoas arrecadará brinquedos para crianças na sexta-feira, 17

Na sexta-feira, 17, os canoenses poderão participar do Drive Solidário – Doe brinquedos, espalhe sorrisos. A ação será das 16h30 às 20 horas, em frente à Prefeitura de Canoas (Rua Quinze de Janeiro, 11 – Centro, Canoas). O objetivo é arrecadar brinquedos novos ou usados em bom estado, que serão destinados ao Hospital Universitário de Canoas

Além disso, o público poderá aproveitar diversas atrações, como música ao vivo, a participação da Prof. Maluquinha, pintura artística, personagens infantis, food trucks e interação com o grupo de escoteiros. O evento é organizado pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão.

Drive Solidário – Doe brinquedos, espalhe sorrisos
Data: Sexta-feira (14)
Horário: Das 19h às 22h
Local: Prefeitura de Canoas – Rua Quinze de Janeiro, 11 – Centro, Canoas

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques