Geral
Estado libera serviços não essenciais a partir de segunda-feira, 22

Apesar dos números elevados de mortes de novos casos de Covid-19 e grande parte dos hospitais do estado estarem operando acima de 100% de ocupação, o Rio Grande do Sul retomará o modelo de congestão no Distanciamento Controlado, onde os prefeitos podem adotar medidas menos restritivas que as estaduais, e que permitem que os serviços não essenciais voltem a funcionar. O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, após reunião com o governador Eduardo Leite e membros do Comitê Científico, na última desta terça-feira, 16.
De acordo com o presidente da Assembleia, a volta da cogestão se dará mediante a reformulação dos protocolos do modelo de Distanciamento Controlado. A tendência é de que a bandeira vermelha seja mais restritiva, de maneira a brecar flexibilizações exageradas. Além disso, o Executivo, segundo o deputado, se comprometeu a criar linhas de crédito com juros subsidiados através do BRDE, Badesul e Banrisul para auxiliar os empresários. Na sexta-feira, o governador vai se reunir com os prefeitos, por meio da Famurs, para alinhar os próximos passos para a reabertura do comércio. Um novo decreto deve ser publicado nos próximos dias.
Como irá ocorrer o retorno
O comércio não essencial, como lojas de departamentos e salões de beleza, só poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, com permissão de ingresso de clientes até 19h.
Bares e restaurantes, por outro lado, poderão funcionar todos os dias da semana, até 17h, com ingresso de clientes até 16h. Hotéis e pousadas deverão respeitar o critério de lotação máxima de 50%. As aulas presenciais nas escolas públicas e particulares, incluindo educação infantil, continuam vetadas por decisão judicial.
O governo confirma que vai manter o fechamento de atividades das 20h às 5h até 30 de março. A novidade é que essa regra vai vigorar por mais tempo, mas nos finais de semana (sexta, sábado e domingo), durante todo o mês de abril.
Empresários canoenses avaliam reabertura como positivo
Após permanecer quase três semanas fechados, os lojistas aguardam com expectativa a publicação do novo decreto que vai permitir a retomada de serviços não essenciais no estado.
Dona de uma loja de roupas, Patricia Souza, ficou otimista com a informação do Pirratini. “Se eu não trabalhar, não ganho nada. Já estamos sofrendo com o aumento dos preços, está tudo inflacionado, e não poder trabalhar piora tudo. Sem dinheiro não posso alimentar minha família, isso que o governador tem que entender”, finaliza a empresária.
José Antônio, empresário do ramo de beleza, salientou que a volta das atividades essenciais é necessário para a economia, mas não se pode deixar de lado a situação precária da saúde. “ A saúde está colapsada, infelizmente, mas nós precisamos trabalhar. No meu estabelecimento, cuido tudo que posso, me protegendo e protegendo os meus funcionários e clientes. Esse vírus é perigoso demais, e nós empresários temos que fazer nossa parte, respeitando todos os protocolos estabelecidos, para assim continuarmos trabalhando e frear essas mortes e casos”.
RS teve recorde de mortes nesta semana
Na terça-feira, 16, o Rio Grande do Sul bateu recorde de mortes por Covid-19 com 502 óbitos em 24 horas. A média móvel está em 120% nas últimas duas semanas, passando de 115 por dia no dia 3 de março para 253 pelo balanço desta quarta-feira,17. O Estado já contabilizou 15.606 óbitos.
As UTIs continuam com superlotação. Nesta quarta-feira, a rede SUS registra 100% de ocupação, enquanto a rede privada alcança 133% dos leitos de terapia intensiva. Os casos confirmados de Covid-19 chegam a 72% das 3.494 internações em UTIs no estado.
Canoas com 111,48% de ocupação nas UTIS
O município de Canoas, segundo o último Boletim Covid-19, publicado pela prefeitura, tem 136 pacientes ocupando os leitos de UTI Covid-19 na cidade, o que soma 111,48%. Já na enfermeira, dos 267 leitos disponíveis, somente 10 estão livres, os outros 259 estão ocupados. A cidade registrou 43 mortes nesta semana.
Geral
Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas

O Procon de Canoas, a Vigilância Sanitária, a Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e a Guarda Municipal realizaram, na manhã desta terça-feira, 14, uma operação de fiscalização em mercados e lojas de bebidas da cidade. A ação teve como foco principal verificar a procedência e as condições de comercialização de bebidas alcoólicas, além de inspecionar alimentos.
A operação foi motivada pelo recente caso suspeito de intoxicação por metanol registrado em Canoas. Ao todo, quatro estabelecimentos foram fiscalizados. Em um deles, foram apreendidas cerca de 40 garrafas de bebidas alcoólicas por descaminho, ou seja, por não possuírem comprovação de importação legal ou pagamento dos devidos impostos.
O proprietário do local foi nomeado fiel depositário, procedimento legal que o torna responsável pela guarda dos produtos até que a investigação seja concluída. Esse termo significa que o comerciante deve manter as mercadorias sob sua custódia, sem poder utilizá-las, vendê-las ou descartá-las, até decisão das autoridades competentes.
A Delegacia de Polícia será oficialmente comunicada sobre a ocorrência para dar continuidade às apurações. De acordo com os órgãos municipais envolvidos, ações integradas como essa são fundamentais para garantir a segurança dos consumidores e coibir práticas ilegais que colocam em risco a saúde da população.
Geral
Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses

Desde segunda-feira, 13, até sexta-feira, 17, canoenses podem conferir a exposição “Leveza em Tons de Rosa”, promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), por meio da Diretoria da Mulher, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas (LFCC).
A mostra poderá ser visitada na Prefeitura de Canoas, das 9h às 17h e reúne fotografias de mulheres que vivenciaram o processo de diagnóstico do câncer de mama, em diferentes momentos da jornada de tratamento e cura.
A exposição dá visibilidade a histórias reais de coragem, resiliência e superação, destacando mulheres que enfrentaram o câncer com determinação e esperança. Entre elas estão Zilma Biasuz, presidente de honra da LFCC e curada desde 2020; Maria Delourde dos Santos, aposentada e também curada; Ivone Melânia Frare, professora em tratamento oncológico de pulmão desde 2023; Lucia Elisabeth Colombo, professora e atual secretária de Educação, em tratamento oncológico de mama desde 2023; e Marilene Rocho Neumann, empresária em tratamento oncológico de mama desde 2020.
Mais do que um tributo às mulheres retratadas, a iniciativa busca sensibilizar a comunidade sobre a importância do autocuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce. A ação integra as atividades do Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama.
Geral
Drive Solidário em Canoas arrecadará brinquedos para crianças na sexta-feira, 17

Na sexta-feira, 17, os canoenses poderão participar do Drive Solidário – Doe brinquedos, espalhe sorrisos. A ação será das 16h30 às 20 horas, em frente à Prefeitura de Canoas (Rua Quinze de Janeiro, 11 – Centro, Canoas). O objetivo é arrecadar brinquedos novos ou usados em bom estado, que serão destinados ao Hospital Universitário de Canoas
Além disso, o público poderá aproveitar diversas atrações, como música ao vivo, a participação da Prof. Maluquinha, pintura artística, personagens infantis, food trucks e interação com o grupo de escoteiros. O evento é organizado pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão.
Drive Solidário – Doe brinquedos, espalhe sorrisos
Data: Sexta-feira (14)
Horário: Das 19h às 22h
Local: Prefeitura de Canoas – Rua Quinze de Janeiro, 11 – Centro, Canoas
- Saúde1 semana atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião1 semana atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Trânsito1 semana atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Animais4 dias atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Geral1 semana atrás
Unilasalle concede título de Doutora Honoris Causa à jornalista Míriam Leitão
- Sem categoria3 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Educação2 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Cultura1 semana atrás
BRDE participa de reunião com Ancine e RioFilme para fortalecer integração na gestão do Fundo Setorial do Audiovisual