Conecte-se conosco

header-top


 






 

09/05/2025
 

Geral

Hospital da Ulbra recebe cápsulas para proteção de profissionais da saúde no tratamento da Covid-19

Redação

Publicado

em

O Timoneiro Online, cobertura em vídeo produzida pelo Timoneiro em parceria com a produtora canoense Prosa Filmes, esteve, nesta segunda-feira, 25, no Hospital Universitário da Ulbra, de Canoas, para registar o recebimento de 15 cápsulas, ou tendas de tratamento, que tem o princípio de proteger os profissionais que estão no atendimento de pacientes do coronavírus que não estiverem em respirador invasivo.

Criação dos protótipos

Os equipamentos foram desenvolvidos pelo professor de Física, Jair Carlos Müller, de Novo Hamburgo. A cápsula evita que o vírus saia do ambiente, uma vez que é filtrado através de uma ventilação forçada, que fica no topo da estrutura. “Nesta ventilação há um filtro, que é descartável e retém entre 97% a 99 % os vírus e bactérias”, sintetiza. A tenda pode ser utilizada em pacientes que estiverem com sintomas iniciais ou no respirador BIPAP (aparelho compressor de ar utilizado para tratar doenças pulmonares).

A entrega contou também com a presença de representantes do HU, do Rotary Club – que doou recursos financeiros para a execução do projeto, da primeira dama de Canoas e da diretoria da Termaco sistemas Hidráulicos.

Para o pneumologista Roberto Tonietto, que atua no setor de atendimento a Covid-19, a cápsula é mais uma medida adicional de proteção, que vem se somar às demais pesquisas e inovações para evitar o contágio. Ele agradeceu o empenho do professor e dos demais envolvidos.

A produção das cápsulas contou com o apoio da Termaco, empresa de Novo Hamburgo, que apostou no projeto de Jair, devido ao vínculo de amizade. Agora, conforme o diretor Gilmar Vargas de Souza, estão sendo estudados novos materiais para a sua composição. Cada cápsula é composta por um kit, que contém as hastes em PVC, lona de plástico ultra fino e filtro que faz a ventilação e troca de ar, retendo as bactérias de vírus e que depois é descartado.

Professor Jair Müller

Jair também está desenvolvendo um respirador mecânico de baixo custo para possibilitar o acesso a todos. Ele pode ser instalado em UTI´s, hospitais de campanha e até mesmo ser usado em ambulâncias durante o processo de deslocamento do paciente até uma unidade de pronto socorro.

O professor Jair iniciou estas pesquisas a partir do isolamento social que impactou a sua família. Divide seu tempo entre as aulas de Físico on-line para os alunos do Colégio Concórdia de São Leopoldo e nos cuidados do filho Vitor, de cinco anos.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Começa nesta quarta-feira, 7, a Feira de Dia das Mães da Economia Solidária na Antiga Estação de Trem

Redação

Publicado

em

Começa nesta quarta-feira, 7, a Feira de Dia das Mães da Economia Solidária na Antiga Estação de Trem

A partir desta quarta-feira, 7, até sábado, 10, das 9 às 19 horas, acontece a tradicional Feira de Dia das Mães da Economia Solidária (Ecosol), na Antiga Estação de Trem de Canoas, na Avenida Victor Barreto, 2301, em frente ao Colégio La Salle.

Segundo o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Odavir de Melo Júnior, Juninho, “Além da feira teremos também parceria com diversas atividades de outras secretarias, como a Educação, com atividades infantis, a Saúde, com vacinação e testes rápidos e também participação da Cultura, com várias atrações para os visitantes.”

Já para Dauto Pacheco, expositor da Ecosol, “Conseguimos um espaço muito bom aqui na Antiga Estação de Trem de Canoas e estamos fazendo o possível para que a Feira aconteça, por isso convidamos todos os canoenses a nos visitar e prestigiar o nosso evento”.

Continuar a ler

Geral

Canoas conclui reforma elétrica das casas de bombas e reforça proteção contra cheias

Redação

Publicado

em

Canoas conclui reforma elétrica das casas de bombas e reforça proteção contra cheias

A Prefeitura de Canoas entregou, na manhã desta terça-feira, 6, a reforma elétrica das oito casas de bombas do município, essenciais para o sistema de drenagem da cidade. Todas foram atingidas pela enchente de 2024 e passaram por um processo completo de recuperação elétrica. A cerimônia simbólica ocorreu na Casa de Bombas 6, no bairro Mathias Velho.

As obras incluíram o envio dos equipamentos a uma oficina especializada, onde passaram por testes, substituição de componentes danificados e atualização dos sistemas de segurança. Também foi restabelecida a dupla alimentação elétrica em parte das casas de bombas, aumentando a confiabilidade do sistema. Com os reparos, todas voltaram a operar conectadas à rede elétrica da concessionária, o que reduz os custos operacionais — os geradores seguem disponíveis apenas como backup.

O prefeito em exercício, Airton Souza, destacou o empenho da gestão desde o primeiro dia.

“As obras não pararam um segundo desde que assumimos o governo. Quem passar pela região vai ver: são dezenas de caminhões e máquinas trabalhando diariamente para elevar os diques e garantir a segurança da população”, afirmou.

Para o vice-prefeito Rodrigo Busato, a obra representa mais que infraestrutura: é um avanço na reconstrução da cidade.

“A prioridade sempre foi a proteção de Canoas. Agora, para que possamos continuar avançando nas obras dos diques, tão importantes para nossa cidade, precisamos que o governo estadual libere com celeridade os recursos necessários. Temos lutado diariamente para que o repasse ocorra o mais rápido possível”, declarou.

Moradora da região, Maria Madalena Renner, de 67 anos, que vive em frente à Casa de Bombas 6, reconheceu o trabalho. “Eu moro aqui e vejo que está sendo bem feito. Eles socaram, reforçaram tudo com camadas e mantas. A gente sente mais segurança”, disse.

Segundo o secretário de Obras e Reconstrução, engenheiro Victor Hampel, o restabelecimento da energia elétrica representa um marco na operação do sistema.

“Tivemos que operar com geradores, o que tem custo alto e é arriscado. Agora, com a rede restabelecida, ganhamos em eficiência, segurança e capacidade de resposta. As casas de bombas estão em pleno funcionamento”, garantiu.

Continuar a ler

Comunidade

Entidades canoenses recebem certificado de inscrição no Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas

Redação

Publicado

em

Entidades canoenses recebem certificado de inscrição no Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas

Na quarta-feira, 30, o cadastro das entidades inscritas no Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas (COMDI-CANOAS) foi atualizado. As organizações que receberam o certificado de inscrição são: Grupo Chimarrão da Amizade, Associação Vanilda Faviero, Conselho Municipal do Bairro Rio Branco (CONSECOM), Lar da Solidariedade, Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas, Lar Vicentino Décio Rosa, Lar Nossa Casa, ACADEF, Lar Vó Picurrucha.

O COMDI-CANOAS é um órgão permanente coletivo, paritário, articulador, consultivo, deliberativo, fiscalizador e avaliador da Política Social dos Direitos do Idoso, além de gestor do Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

O certificado é renovado a cada dois anos, um critério para que as Instituições de Longa Permanência para Idosos obtenham o alvará sanitário de funcionamento, já para as entidades, o certificado é uma obrigatoriedade para que possam participar de editais de financiamento de projetos.

O processo para obter o certificado inclui visita dos conselheiros para verificação das atividades desenvolvidas em prol da longevidade dos idosos.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques