Saúde
Pesquisa estima que RS tenha mais de 15 mil infectados por Covid-19

Os números da segunda etapa da pesquisa por amostragem para estimar o percentual da população do Rio Grande do Sul infectada pelo novo coronavírus estimam que o Estado tenha 15.066 pessoas com anticorpos – ou seja, que já tiveram contato com a Covid-19 –, equivalente a um infectado a cada 769 habitantes, taxa de 0,13%. Dos 4,5 mil testes aplicados entre os dias 25 e 27 de abril, seis testaram positivo.
Na primeira fase da pesquisa, entre 11 e 13 de abril, dois casos deram positivo para a Covid-19, o que representa 0,05%. A estimativa, portanto, era de que existissem 5.650 pessoas contaminadas pelo coronavírus no Estado – um caso a cada 2 mil habitantes.
O que diz o Governador
“O resultado dessa pesquisa é um dos parâmetros utilizados para traçarmos nossa estratégia de enfrentamento ao coronavírus no Estado. Com apoio da comunidade científica e acadêmica e da sociedade, podemos traçar um plano de distanciamento social controlado, com base nas realidades particulares de cada região, que seja sustentável a longo prazo”, explicou o governador Eduardo Leite.
Casos positivos
Os seis casos positivos foram identificados em Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria e Canoas. As pessoas que dividem residência com os seis casos positivos também foram testadas – 12 familiares, dos quais nove também tiveram resultado positivo para a Covid-19. (Esses familiares não fazem parte dos 4,5 mil selecionados para a pesquisa e, por isso, não ficam contabilizados no resultado.)
Nove cidades
As nove cidades onde foram realizadas as coletas – Caxias do Sul, Canoas, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana- representam 31% da população gaúcha, ou seja, 11,3 milhões de habitantes. O estudo reflete uma realidade do avanço da doença de duas semanas atrás.
Os resultados da pesquisa foram apresentados, nesta quarta-feira, 29, durante transmissão ao vivo pela internet, com participação do governador Leite, das secretárias de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, e da Saúde, Arita Bergmann, e do reitor Hallal.
Distanciamento social
Responsável por coordenar o trabalho da epidemiologia da Covid-19, o reitor da UFPel abordou também os aspectos que evidenciam uma mudança no comportamento dos gaúchos para se prevenirem contra o contágio. Segundo a pesquisa, houve um aumento significativo das pessoas que passaram a sair de casa diariamente: eram 20,6% dos pesquisados na primeira consulta e, agora, esse percentual saltou para 28,3%.
O contingente de pessoas que declaram sair apenas para as necessidades essenciais caiu de 58,3% para 53,4% dos entrevistados. Recuo semelhante ocorreu neste intervalo de duas semanas entre aqueles que disseram cumprir o isolamento total: eram 21,1% e, agora, são 18,3%.
Pesquisa de campo
O Ministério da Saúde enviou 20 mil kits para viabilizar a aplicação dos testes e já programa replicar o mesmo estudo no restante do país. A próxima etapa está prevista para ocorrer entre os dias 9 e 11 de maio.
Além da UFPel, a pesquisa mobiliza uma rede de 12 universidades federais e privadas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Uruguaiana), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Imed Passo Fundo, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Passo Fundo), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade La Salle (Unilasalle-Canoas).
Números da segunda etapa da pesquisa:
- Para cada 1 milhão de habitantes no RS, estima-se que existam 1.300 infectados reais, 108 notificados.
- Para cada caso notificado nas nove cidades da pesquisa, existem cerca de 12 casos não notificados.
- A letalidade da Covid-19 no RS está em 3,6% dos casos notificados (49 óbitos/1.350 casos até 28/4).
Saúde
Sábado é Dia D de Vacinação contra a gripe em Canoas

O próximo sábado, 10, será marcado pelo Dia D da Vacinação contra a Gripe em todo o Rio Grande do Sul para públicos de todas as idades, das 8 às 17 horas.
Confira as unidades básicas abertas:
- Guajuviras
- Olaria
- São Vicente
- Prata
- Niterói
- Praça América
- Mathias Velho
- Santo Operário
- Ubs CAIC
- UBS CERNE
- UBS CONCOBAN
- CSF ESTÂNCIA VELHA
- UBS FÁTIMA
- UBS FERNANDES
- UBS HARMONIA
- UBS IGARA
- CFS MATO GRANDE
- UBS NATAL
- UBS NOVA NANCY
- UBS RIO BRANCO
- UBS SANTA ISABEL
- UBS SÃO JOSÉ
- UBS SÃO LUIS
- CSF UNIÃO
Saúde
Canoas tem mais de 1260 notificações de casos suspeitos de dengue; 310 confirmados

De acordo com a atualização do Painel de Casos de Dengue do Rio Grande do Sul, neste momento, em Canoas, o número de notificações é de 1268, sendo 310 casos confirmados, 15 inconclusivos, 168 em investigação e 775 descartados. Até o momento, não há registro de óbitos em função da doença em 2025 no município.
Principais sintomas da dengue:
- Febre
- Vômito
- Dor no corpo
- Dor de cabeça
Cuidados redobrados:
- Evitar água parada em qualquer recipiente;
- Descartar o lixo corretamente;
- Manter caixas d’água e lixeiras bem tampadas;
- Limpar calhas e colocar telas nos ralos;
- Tratar adequadamente a água de piscinas;
- Evitar acúmulo de água em piscinas plásticas e brinquedos.
Saúde
Canoas promove mutirão de cardiologia pediátrica

O mutirão de cardiologia pediátrica promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas, iniciado na manhã da segunda-feira, 5, busca, de acordo com a administração municipal, diminuir a fila de espera pelo atendimento desta especialidade no Município e, ao mesmo tempo, representa um alívio para muitas famílias.
Mães, pais ou responsáveis que estão no aguardo começam a ser chamados para as consultas pela SMS, a partir de convênio com a Clínica Médica Previsa (Avenida Santos Ferreira, 871, bairro Marechal Rondon).
Natural do Piauí, a hoje moradora do bairro Cinco Colônias, Laura Raquel de Almeida, de 27 anos, descreve a sensação de ver o filho Pedro Henrique, de 3 anos, recebendo a atenção de um especialista. Foram três longos anos de espera.
“O coração de mãe está em paz agora. Ele nasceu com um probleminha no coração, que tinha uns quatro centímetros, e precisou fazer o acompanhamento de um cardiologista. A gente buscou a Prefeitura para ter essa ajuda e fazer os exames de reavaliação”, afirma. O menino foi atendido pelo cardiologista adulto e infantil Abud Homsi Neto.
A SMS de Canoas está dando agilidade em uma série de consultas com especialistas a fim de acabar com a demanda de filas de espera.
“Há muitas pessoas aguardando e que fizeram até já exames há mais de 5, até 8 anos, e que ainda não conseguiram chegar ao médico. O bom seria que todas as cidades conseguissem trazer os pacientes aos especialistas desta forma, algo muito difícil no Brasil”, destaca o cardiologista.
Desde o início do ano, a SMS já proporcionou ações relacionadas com especialidades como cardiologista adulto e pediatra, cirurgião cardiovascular, gastroenterologista, endocrinologista, neurologista adulto e pediatra, pneumologista, dermatologista e otorrinolaringologista.
- Saúde2 dias atrás
Canoas tem mais de 1260 notificações de casos suspeitos de dengue; 310 confirmados
- Saúde1 semana atrás
Passam de 900 notificações de casos de suspeita de dengue em Canoas
- Saúde1 semana atrás
Cremers interdita ensino de medicina da Ulbra no HU; universidade contesta
- Cultura1 semana atrás
Cantora Simone traz nova turnê a Porto Alegre no dia 23 de maio
- Geral1 semana atrás
Abertas inscrições gratuitas para qualificação na construção civil focada na reconstrução em Canoas
- Esporte1 semana atrás
Programa Talentos do Esporte realiza peneira de basquete masculino nesta quarta-feira, 30
- Saúde1 semana atrás
Rio Grande do Sul recebe mais 964 mil doses de vacina contra a gripe
- Empresas & Negócios1 semana atrás
Susana Kakuta palestra em reunião ampliada da CICs Canoas nesta terça-feira, 29