Novo modelo de integração para gestão em saúde é apresentado

A Secretaria da Saúde de Nova Santa Rita participou da Oficina do Projeto Regionalização da Saúde. A atividade reuniu gestores de municípios da Região Metropolitana, com o objetivo de organizar, planejar e integrar as ações de saúde regionalmente. “O olhar para os serviços da atenção básica, especializada e rede hospitalar e dos recursos orçamentários”, completou o secretário municipal da Saúde, Célio Piovesan.
A Região Metropolitana de Porto Alegre fará o piloto do Projeto para o Brasil. São 89 municípios que participarão da construção de um novo modelo de organização da Rede Regional de Saúde e sua Governança. “Este processo irá analisar os tipos de doenças, as causas das mortes e quais os problemas que a população da região enfrenta. Através de capacitações, será desenhado um novo modelo de Rede de Atenção à Saúde e por fim um modelo de Governança e de monitoramento”, explicou.
Participam da oficina, além do secretário de Saúde Célio Paulo Piovesan, a coordenadora da Atenção Básica, Rosângela de Oliveira; o coordenador de atendimento Especializado, Lotario Souza; e o coordenador de Regulação, Valdemir Arruda de Lima.