Polícia de Trânsito
Agentes de trânsito de Tijucas (SC) visitam Canoas para conhecer uso do dispositivo Spark

Na quarta-feira, 29, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Canoas recebeu a visita de agentes de trânsito de Tijucas, em Santa Catarina, interessados em conhecer de perto o uso do dispositivo Spark, adotado pelo município desde 2025.
A comitiva buscou informações sobre os protocolos de utilização do equipamento, a capacitação dos agentes e os resultados obtidos até o momento. O dispositivo é utilizado como ferramenta de apoio à segurança dos profissionais e da população.
O agente de trânsito de Tijucas, Santana, afirmou que a visita tem como objetivo a troca de experiências e o aprimoramento das práticas no município catarinense.
“Canoas tem se consolidado como referência nacional, especialmente pelo uso de armamento menos letal e pela estruturação da Polícia de Trânsito, respaldada pela Lei Federal 14.599. O trabalho desenvolvido na cidade vem sendo bem avaliado pela sociedade e repercutido de forma positiva”, disse.
Já o agente da Polícia de Trânsito de Canoas, Jean, explicou que o uso do dispositivo começou em janeiro de 2025 e representa um avanço na proteção dos profissionais e dos usuários das vias.
“Para portar o equipamento, os agentes passam por avaliação psicológica e treinamento prático, garantindo o uso responsável da tecnologia”, afirmou.
Jean ressaltou ainda que, desde a implementação, o equipamento contribuiu para aumentar a segurança nas abordagens e reduzir conflitos.
“O uso efetivo ocorreu apenas uma vez até agora, o que demonstra o caráter preventivo da ferramenta”, destacou. Segundo ele, a visita de representantes de outros municípios demonstra o reconhecimento do trabalho desenvolvido em Canoas na área de segurança viária e gestão do trânsito.
Polícia de Trânsito
Canoas registra atuação intensa da Polícia de Trânsito no 1º trimestre de 2026

A segurança no trânsito de Canoas registrou reforço nas ações de fiscalização e prevenção no primeiro trimestre de 2026. O balanço da Polícia de Trânsito aponta 8.348 atividades realizadas no período, com foco na redução de acidentes e no combate a irregularidades.
Foram 1.848 abordagens a veículos e condutores, além da remoção de 200 veículos em situação irregular. Também houve 143 registros de embriaguez ao volante e 14 prisões e conduções relacionadas a infrações mais graves.
Segundo a Prefeitura, no total, o relatório contabiliza 370 acidentes com danos materiais e 33 com vítimas com lesões. Durante as operações, duas pessoas foram resgatadas em situações de risco. As equipes ainda retiraram 27 pontos considerados de perigo nas vias.
A fiscalização incluiu 45 ações de controle de trânsito, 15 escoltas e 10 operações de barreira.
Outro destaque foi a atuação em escolas, com 101 ações de policiamento em estabelecimentos de ensino, reforçando a presença das equipes junto a estudantes e profissionais da educação.

Cultura6 dias atrásAssociação Canoense de Escritores promove atividade da Semana do Livro

Clima1 semana atrásChuva forte e risco de temporais colocam o Rio Grande do Sul em alerta nesta quinta-feira

Cultura6 dias atrásSemana da Dança de Canoas movimenta a cidade com programação gratuita até dia 29 de abril

Habitação2 dias atrásPrefeitura de Canoas publica lista com mais 100 suplentes para o Residencial Quero-Quero

Sem categoria1 semana atrásPagamento da 1ª parcela do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS começa nesta sexta-feira

Feminicídio1 semana atrásRS registra 28º feminicídio de 2026 após morte de jovem em Sapucaia do Sul

Saúde3 dias atrásAnvisa suspende venda de xarope para tosse por risco de arritmia grave

Política6 dias atrásPrefeita de Estrela é alvo de operação da PF por suspeita de crimes eleitorais



























































