INÍCIO DAS OBRAS
Cooperativa Renascer ganhará novo galpão de reciclagem e Coopmate terá o seu reformado

Acontece, nesta terça-feira, 3, o ato de assinatura do contrato que autoriza o início das obras de construção de um novo galpão para a Cooperativa Renascer e a reforma da Cooperativa Coopcamate. A atividade ocorre às 10h, na sede da Renascer, na Estrada do Nazário, 3303, no bairro Guajuviras, em Canoas.
As intervenções integram o projeto Conexões Sustentáveis, desenvolvido pelo Instituto Caminhos Sustentáveis em parceria com a Petrobras. A programação prevê a presença de representantes do poder público municipal, estadual e federal, além de integrantes das cooperativas e entidades da sociedade civil.
De acordo com os organizadores, as obras têm como objetivo qualificar a estrutura física das cooperativas, parte delas atingida pelas enchentes registradas no Rio Grande do Sul em 2024. A proposta é oferecer espaço adequado para triagem e armazenamento de materiais recicláveis, além de reorganizar o fluxo de trabalho e ampliar a capacidade operacional.
O presidente do Instituto Caminhos Sustentáveis, Dione Manetti, afirmou que a assinatura dos contratos representa uma etapa para a execução das melhorias.
“Este é um momento que renova o ânimo e a confiança das catadoras e catadores para seguirem adiante. A assinatura desses contratos de construções e reformas mostra que o trabalho deles é valorizado e que existem caminhos reais para avançar com mais estrutura, segurança e perspectiva de futuro. Para o projeto Conexões Sustentáveis, esse é um momento marcante, que concretiza o compromisso do projeto em fortalecer a categoria”, declarou.
O projeto atua em Canoas e Esteio com ações voltadas à reestruturação das cooperativas de reciclagem, incluindo investimentos em infraestrutura, capacitação técnica e atividades de educação ambiental. Entre as iniciativas está o Mutirão da Reciclagem, que terá nova edição na quarta-feira, 4, no bairro Mathias Velho.
Além das obras na Renascer e na Coopcamate, o cronograma prevê a construção de mais dois galpões, uma nova reforma e a entrega de quatro caminhões e outros equipamentos ao longo de 2026.


Política4 dias atrásArtur Lemos e Ranolfo Vieira Júnior são empossados em novas funções no governo do RS
Educação1 semana atrásProfissionais da rede municipal de Educação de Canoas aprovam paralisação na próxima terça-feira, 14

Política1 semana atrásCachoeirinha terá nova eleição no próximo domingo após cassação de prefeito e vice
Transporte5 dias atrásTrensurb amplia operação emergencial com trens e ônibus após interrupção na linha

Desenvolvimento2 dias atrásAcelerando Negócios chega à 4ª edição em Canoas com foco em atendimento ao cliente

Desenvolvimento2 dias atrásFeira do Trem abre inscrições para expositores em Canoas

Saúde1 semana atrásCasos graves de influenza quase dobram no Brasil em comparação a 2025

Inclusão1 semana atrásExposição reúne obras de crianças autistas em Canoas neste domingo























































