Empresas & Negócios
Parque Canoas de Inovação receberá empresa de soluções para o agronegócio no Guajuviras

Um novo empreendimento está confirmado no Parque Canoas de Inovação (PCI), no bairro Guajuviras. Especializada em soluções para o agronegócio, a Eirene Solutions chega ao município com uma projeção de investimento de cerca de 50 milhões ao longo dos próximos anos e a geração de 100 empregos diretos.
Em uma cerimônia no final da manhã da terça-feira, 18, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), oficializou a cedência de dois lotes a partir da assinatura do termo de permissão de uso.
O diretor da Eirene Solutions, Gabriel Borges, detalha os investimentos previstos por parte da empresa que desenvolve e fabrica equipamentos tecnológicos inovadores para a agricultura.
“Nossa média de crescimento nos últimos três anos foi de 100%. A entrada no PCI é um marco muito importante para continuar esta expansão e aqui estamos iniciando uma nova etapa. Nós faremos um total de 50 milhões de investimentos para os próximos anos, sendo 15 milhões na primeira fase para a obra de 2.000 metros quadrados e mais de 17 milhões de reais em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Com isso, iremos gerar 100 empregos diretos e contribuir para o desenvolvimento da cidade de Canoas”, detalha.
O prefeito de Canoas, Airton Souza, defende que o município possui uma localização privilegiada dentro da Região Metropolitana.
“Canoas está situada em um lugar privilegiado e é a atração de empresas que faz uma cidade crescer e se desenvolver. Essa terra é boa e vai produzir muitas alegrias para a nossa gente. Acredito que Canoas vai sair das dificuldades com um trabalho de austeridade e bastante comprometimento”, disse.
A secretária da SMDEI, Patrícia Augsten, lembrou que o Parque Canoas de Inovação (PCI) foi inaugurado em 22 de novembro de 2018 com a instalação de três empresas.
“O complexo conta com 250 hectares e a capacidade para abrigar 90 empresas, gerar 10 mil empregos diretos e indiretos e acrescentar cerca de 20% no PIB de Canoas. A partir do nosso plano de retomada econômica com a inovação no centro da estratégia de desenvolvimento, a SMDEI vem trabalhando para a criação de um ambiente favorável à atração de novos negócios e fomentar esse crescimento”, acrescenta.
Patrícia reconhece que a chegada da nova empresa agrega no projeto de tornar a cidade de Canoas um polo de inovação, impulsionando o crescimento econômico, social e sustentável.
“Além do investimento anunciado e a geração de empregos, a chegada da empresa Eirene representará ainda mais retorno de ICMS para o município, investimentos em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e fortalecimento do ecossistema de inovação do PCI”, afirma a secretária.
Sobre a empresa
A Eirene Solutions é uma empresa especializada em soluções para o agronegócio, responsável pelo SaveFarm, um sistema inovador de sensores que, instalado em pulverizadores agrícolas, otimizam a aplicação de agroquímicos.
A tecnologia possui um acessório em formato de bico que identifica a planta de determinada cultura e a partir da análise do tamanho pulveriza apenas onde há necessidade, resultando em uma economia de 50% a 95% em todas as etapas.
A Eirene fará um investimento inicial de mais de R$ 6 milhões em infraestrutura e equipamentos, com a geração de 100 empregos diretos.
Empresas & Negócios
Ativação imersiva da Coca-Cola FEMSA Brasil leva o público para dentro do ciclo das garrafas retornáveis

A utilização de garrafas retornáveis é um modelo que fomenta a economia circular, proporcionando mais sustentabilidade na cadeia de consumo, porém o ciclo desse tipo de embalagem ainda gera dúvidas no público. A partir disso, a Coca-Cola FEMSA Brasil, maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, idealizou a ação itinerante “Da fábrica para a sua mesa!”, um circuito com foco em educação ambiental, composto por jogos e espaços interativos para explicar todo o curso desses produtos. No último final de semana, a ação foi realizada na Praça México, Zona Norte de Porto Alegre.
Na ativação, o público conferiu toda a jornada das garrafas retornáveis, que além do benefício ambiental, proporcionam economia financeira aos consumidores. Iniciando pela retirada dos recipientes em uma simulação real de estabelecimento, o circuito segue por um game com o carregamento dos caminhões e o retorno às unidades operacionais, seguindo com as etapas de inspeção, higienização e envase do produto, e finalizando na nova disponibilização dos refrigerantes nos pontos de venda. A próxima ação será realizada em São Paulo, nos dias 12 e 13 de outubro.
Os retornáveis fazem parte da estratégia da Coca-Cola FEMSA Brasil na frente de Economia Circular, que também envolve gestão de resíduos e utilização de resina reciclada, entre outras atuações.
“A economia circular é um pilar fundamental para a Coca-Cola FEMSA Brasil. Por isso, para além das nossas próprias práticas, sempre buscamos as melhores formas de disseminar o tema. Unindo ações lúdicas à educação ambiental, essa ativação contribui na conscientização sobre sustentabilidade e aproxima o público de um importante modelo de consumo”, afirma Fabiana Taislam, Head de Comunicação Externa e ESG da companhia.
Empresas & Negócios
Iguatemi S.A. amplia parceria com a H&M e anuncia chegada inédita da marca ao Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e interior de São Paulo

Após a inauguração histórica da primeira loja da H&M no Brasil em agosto, no Iguatemi São Paulo, a Iguatemi S.A. dá sequência a este movimento e anuncia a chegada da gigante sueca a três novas localidades: Rio de Janeiro, Porto Alegre e Sorocaba, com aberturas previstas para 2026.
No Rio de Janeiro, a marca sueca fará sua estreia no RIOSUL, shopping ícone da cidade que faz parte do portfólio da Iguatemi desde 2024. Em Porto Alegre, a H&M chega com duas operações, no Iguatemi Porto Alegre e no Praia de Belas Shopping, marcando também sua primeira entrada no Sul do país.
Já em Sorocaba, a inauguração da loja será no Iguatemi Esplanada, reforçando o potencial crescente do interior paulista, cada vez mais conectado às tendências globais. As novas operações terão áreas que variam de 1.700 m², com coleções femininas e masculinas, até 2.300 m², com portfólio incluindo linhas feminina, masculina e infantil.
“A chegada da H&M nestas praças é um marco que reforça a confiança da marca tanto em nosso modelo de negócio quanto o papel da Iguatemi como a principal porta de entrada para grandes operações internacionais no Brasil. Mais do que ampliar presença, estamos consolidando destinos completos de lifestyle, com um mix que contempla todos os momentos da jornada do consumidor e gera valor para todo o ecossistema”, afirma André Moreno, Vice-Presidente Comercial da Iguatemi S.A.
Uma das marcas de moda mais famosas do mundo, fundada em 1947, o Grupo H&M opera atualmente cerca de 4.400 pontos de venda em 79 países em todo o mundo. A marca abriu a primeira unidade na América Latina em 2012, no México.
Sobre a Iguatemi
A Iguatemi S.A. é uma das maiores empresas full service no setor de shopping centers do Brasil. Suas atividades englobam a concepção, o planejamento, o desenvolvimento e a administração de shopping centers regionais, outlets e complexos imobiliários de uso misto com torres comerciais.
A Iguatemi detém participação em 15 shopping centers, 2 Premium Outlets e quatro torres comerciais que juntos totalizam 751.052 mil m² de ABL total, sendo a sua ABL própria correspondente à 479.246 mil m², além do seu marketplace, o Iguatemi 365, operação que nasceu conectada ao espaço físico para a entrega de uma experiência multicanal.
A Companhia participa da administração de todos os seus shoppings centers, de seus premium outlets e das suas torres comerciais. As ações da Iguatemi estão listadas na B3 [IGTI11] e fazem parte do índice Ibovespa.
Empresas & Negócios
Marca gaúcha Termolar lança campanha para o Mês Farroupilha

No Mês Farroupilha deste ano, a Termolar lança campanha com o objetivo de celebrar a diversidade cultural e os novos perfis que compõem a identidade contemporânea dos gaúchos.
Intitulada “Gaúcho que é Gaúcho usa Termolar”, a ação dá continuidade ao posicionamento inovador que a marca tem adotado nos últimos anos e apresenta uma leitura atual do que é ser gaúcho hoje: alguém que preserva tradições, mas que também está aberto a novas ideias, hábitos e formas de viver.
Assinada pela agência Amanita, a campanha traz frases de impacto como “Gaúcho que é gaúcho também come xis vegano”, “Gaúcho que é gaúcho também toma café gourmet” e “Gaúcha que é gaúcha também toma chimarrão em cuia de inox”. A mensagem central da iniciativa reforça que a identidade regional não está restrita a estereótipos e pode ser vivida de maneiras múltiplas, sem perder a essência.
“A maioria dos gaúchos é como a Termolar. Valorizamos a tradição, mas também estamos abertos à inovação. Nossa campanha quer mostrar exatamente isso. O orgulho de morar no Rio Grande do Sul pode coexistir com novos estilos de vida, com diversidade, autenticidade e liberdade de expressão”, explica Roberto Wickert, Gerente de Marketing, Produto e E-commerce da Termolar.
Além do manifesto, a campanha se materializa em uma série de conteúdos visuais inspirados em cenas do cotidiano, desde o churrasco no fim de semana até o chimarrão pré-treino, utilizando produtos da marca.
Além disso, com estética natural, figurinos regionais e atuações espontâneas, os retratos reforçam a conexão emocional da marca com o público. A proposta é dar visibilidade a um Rio Grande do Sul mais inclusivo, urbano e rural, tradicional e, ao mesmo tempo, moderno, representando todos os tipos de gaúchos e gaúchas.
Sobre a TERMOLAR
Com sede em Porto Alegre (RS) e Centro de Distribuição em Serra (ES), a empresa está presente no mercado desde 1958, exportando para Espanha, África do Sul, Noruega, Argentina, Uruguai, entre outros tantos países da América Latina, Europa e África.
Anualmente, a Termolar produz cerca de 11 milhões de unidades, que integram uma ampla linha de soluções térmicas voltadas para casa, escritório e lazer, como, por exemplo, garrafas, copos, bules, cuias, ampolas e caixas.
A empresa conta com mais de 700 colaboradores integrados em uma cultura humanizada e com o propósito de fabricar produtos que facilitem a vida e ofereçam conveniência aos consumidores. Para saber mais, acesse: www.termolar.com.br.

Habitação1 semana atrásCaixa divulga lista de 478 contemplados pelo programa Compra Assistida em Canoas

Política1 semana atrásCâmara de Canoas aprova aumento do IPTU em ruas centrais e fim de zona rural no perímetro urbano

Política1 semana atrásVereadores de Canoas articulam em Brasília busca por R$ 33 milhões para a saúde

Fazenda1 semana atrásMotoristas do RS ainda podem garantir desconto no IPVA 2026 até 31 de outubro

Trânsito5 dias atrásObras no Viaduto da Boqueirão alteram trânsito na BR-116 em Canoas

Geral5 dias atrásPrefeito anuncia vale-alimentação para servidores municipais e redução de horário da administração municipal

Trânsito6 dias atrásTrânsito na BR-116 em Canoas terá desvios neste sábado, 25, por obras no viaduto

Cultura1 semana atrásCanoas recebe a 6ª edição do Dia Internacional da Animação entre os dias 25 e 28 de outubro



























































