Conecte-se conosco

header-top


 






 

21/02/2025
 

Geral

Setenta anos de Esteio será comemorado com dois dias de festa

Redação

Publicado

em

Setenta anos de Esteio será comemorado com dois dias de festa

Para marcar os 70 anos do Município, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) está preparando uma festa de dois dias que promete levar milhares de pessoas ao Parque Galvany Guedes, no Bairro Jardim Planalto (Av. Porto Alegre, 505).

No dia 7 de março, uma sexta-feira, bandas e artistas esteienses começam a subir ao palco às 19 horas para o início dos festejos – elas serão selecionadas em edital a ser lançado em breve. Depois, será a vez do DJ Chapeleiro Maluco e seu show performático e, encerrando a primeira noite de evento, a banda Brilha Som promete colocar todo mundo pra dançar.

No outro dia, a festa começa mais cedo, às 14h, com apresentações das baterias das escolas de samba de Esteio e shows com artistas esteienses. Em seguida, será a vez da Banda San Marino, um dos maiores grupos de bailes do estado, embalar a multidão com clássicos como “Foto 3X4” e “Porto Alegre é Longe”, entre tantos outros sucessos nos bailões e oktoberfests do Rio Grande do Sul.

Para encerrar os dois dias de comemoração, o palco será tomado pela voz e pelo carisma da cantora Luiza Barbosa. A “Gauchinha do Brasil”, que ficou conhecida nacionalmente em 2019 ao ser finalista do programa The Voice Kids, da Rede Globo, vai fazer um show mesclando música gaúcha com sertaneja e clássicos do pop nacional.

A entrada para ambas as tardes/noites de festa é gratuita.

Missa católica e evento evangélico

As comemorações de aniversário de Esteio não são completas sem a tradicional missa campal no dia 28 de fevereiro, realizada no número 200 da rua que homenageia a data de emancipação do Município.

A celebração, que esse ano chega a 23ª edição, terá início às 18h e será presidida pelo padre Loivo Kochhann, pároco da Igreja Coração de Maria.

No dia 9 de março, a atividade é voltada para os evangélicos, mas, claro, aberta a esteienses de todas os matizes religiosos. Com saída às 16h da frente da Escola Gustavo Nordlund, no Bairro Olímpica (Rua Taquara, 765), a Marcha para Jesus vai percorrer um trecho de cerca de dois quilômetros até o Parque Galvany Guedes, onde, às 19h30min, o cantor carioca Israel Salazar, ex-vocalista da Banda Diante do Trono, fará um show com músicas gospel.

A emancipação

Esteio está completando 70 anos de emancipação política. Mas a história do Município começa em 1736, quando cerca de 450 km² de terras nas paragens do Cerro de Sapucaia são entregues pelo governo ao português Antônio Fernando de Souza. Passados 140 anos, os operários que trabalhavam na construção da linha férrea entre Porto Alegre e Novo Hamburgo formam junto aos trilhos um pequeno vilarejo na altura das terras da Fazenda do Areião, atravessada pela ferrovia.
Três fatores foram importantes para o crescimento do povoado no início do século passado: a inauguração da estação de trem, a construção de rodovias e a comercialização de lotes na região. Em 1948, Esteio passa à categoria de vila, entrando na década de 1950 com forte mobilização para a transformação em Município. As ações da comunidade resultam na redação, em 22 de novembro de 1952, da primeira convocação oficial do movimento pró-emancipação de Esteio, que pertencia, então, a São Leopoldo.A campanha leva a um plebiscito, em 8 de dezembro de 1953. Nele, a população decide pela opção de formar uma nova cidade. Assim, em 28 de fevereiro de 1955, em frente a Praça do Expedicionário (onde, então, começaria a funcionar a Prefeitura Municipal), o Município de Esteio é instalado, tendo Alécio Frainer (eleito em 1954) como primeiro prefeito.

Comemorações dos 70 anos de Esteio

Missa Campal
Quando: 28 de fevereiro, 18h
Onde: Rua 28 de Fevereiro, 200 – Parque AmadorFesta de aniversário
Quando: 7 e 8 de março
Onde: Parque Galvany Guedes (Av. Porto Alegre, 505 – Jardim Planalto)
Programação:
Dia 7, a partir das 19h: Artistas locais, DJ Chapeleiro Maluco e banda Brilha Som
Dia 8, a partir das 14h: Escolas de samba, artistas locais, banda San Marino e Luiza Barbosa

Marcha para Jesus
Quando: 9 de março, 16h
Saída: Escola Gustavo Nordlund (Rua Taquara, 765 – Olímpica)
Chegada: Parque Galvany Guedes (Av. Porto Alegre, 505 – Jardim Planalto)
Atração principal: Israel Salazar

Meio Ambiente

Novo boletim de balneabilidade da Fepam aponta 85 pontos próprios para banho no RS

Redação

Publicado

em

Novo boletim de balneabilidade da Fepam aponta 85 pontos próprios para banho no RS

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nesta sexta-feira, 21, o décimo e penúltimo boletim do Programa Balneabilidade na temporada 2024-2025. Dos 93 pontos analisados, no litoral e no interior, 85 estão próprios para banho e oito estão impróprios. Conforme as informações do boletim atual, todos os 34 pontos do Litoral Norte estão aptos a receberem os banhistas.

Locais impróprios para banho nesta semana:

  • Arroio Grande Balneário Pontal – Balneário Pontal – Lagoa Mirim
  • Barra do Ribeiro – Praia Recanto das Mulatas – Lago Guaíba
  • Candelária – Balneário Carlos Larger – Rio Pardo
  • Cerrito – Balneário Cerrito – Rio Piratini
  • Pedro Osório – Balneário Pedro Osório – Rio Piratini
  • Rosário do Sul – Praia das Areias Brancas – Rio Santa Maria
  • Tapes – Balneário Rebelo
  • Tapes – Praia do Pinvest

Pontos que seguem com cianobactérias acima de 50.000 cél/ml.

  • Tapes – Balneário Rebelo – 1.300 – 174.944
  • Tapes – Praia do Pinvest – 490 – 69.550

As cianobactérias são micro-organismos (algas azuis) potencialmente produtores de toxinas. Em condições ideais (concentrações de nitrogênio e fósforo aumentadas, temperaturas elevadas e disponibilidade de luz), as cianobactérias reproduzem-se de maneira exagerada, causando florações.

A divulgação dos boletins é feita sempre às sextas-feiras, até o último fim de semana de fevereiro. Os dados atualizados estão disponíveis no site e mídias sociais da Fepam, e no web aplicativo Balneabilidade. Os avisos de local próprio ou impróprio também estão em destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta de água.

O Departamento de Fiscalização da Fepam realiza ações ao longo do veraneio para garantir que não haja descarte irregular de dejetos em diferentes praias e balneários.

Recomendações

  • Entre na água apenas em local com condição própria para o banho.
  • Evite tomar banho em época chuvosa, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em períodos de cheia dos rios ou em canais pluviais, saídas de córregos ou rios que afluem nas praias, pois as águas podem estar contaminadas por esgotos domésticos.
  • Não tome banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde.
  • Tenha atenção especial com crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade.

Como são feitas as análises

O resultado da balneabilidade está condicionado a cinco semanas de monitoramento. Se ao longo desse período duas ou mais amostras do conjunto apresentarem resultado superior a 800 para E.coli ou se a amostra mais recente das cinco avaliadas apresentar resultado maior que 2.000 para E.coli, o ponto será classificado como impróprio. O mesmo ocorre se a contagem de cianobactérias extrapolar 50 mil células.

Quem faz as análises

No Litoral Norte, entre Palmares do Sul (Quintão) e Torres, são 34 pontos de água salgada monitorados. As coletas de amostras na região são feitas semanalmente pela Gerência Regional do Litoral Norte Sema-Fepam (Gerlit), que envia o material para análise microbiológica pela Divisão de Laboratórios (Dilab), em Porto Alegre.

Já o monitoramento dos demais pontos contemplados pelo programa, que inclui águas internas (lagoas) e outras regiões, como Litoral Médio e Sul, é realizado com apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).

Continuar a ler

Geral

Demolição de antiga sede da 1ª Companhia da BM é discutida em reunião

Redação

Publicado

em

Demolição de antiga sede da 1ª Companhia da BM é discutida em reunião

Uma reunião entre representantes das secretarias municipais de Segurança e de Serviços Urbanos, na última quinta-feira, 20, discutiu detalhes para os trabalhos de demolição do prédio desativado da 1ª Companhia da Brigada Militar (BM), no bairro Mathias Velho.

Sem condições estruturais de uso após a enchente histórica de maio do ano passado, o imóvel deteriorado será colocado ao chão e o terreno será limpo possibilitando uma nova construção no endereço da Avenida Rio Grande do Sul.

“A gestão está engajada na missão de reconstrução de uma sede para a Companhia da BM no bairro Mathias Velho. Estamos tendo avanços importantes e nesse momento debatemos a forma como será feita a demolição e a retirada dos entulhos do local. A tendência é que essa intervenção seja feita ainda em fevereiro. O passo seguinte será deixar o terreno em condições de receber uma construção que deverá ser viabilizada por meio de uma parceria com a iniciativa privada, sem onerar os cofres públicos”, destaca o secretário de Segurança de Canoas, Major Alberto Rocha.

Elencada como uma das prioridades da gestão na área da Segurança Pública, a consolidação do novo quartel da 1ª Cia da BM aparece no pacote de medidas em conjunto com os Órgãos de Segurança, como a viabilização de operações integradas e a regularização dos repasses do Município para o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro).

Continuar a ler

Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente de Canoas apresenta à Corsan proposta de fiscalização

Redação

Publicado

em

Secretaria de Meio Ambiente de Canoas apresenta à Corsan proposta de fiscalização

Na manhã da quinta-feira, 20, o Secretário Municipal do Meio Ambiente de Canoas Guilherme Haygert, participou de uma reunião na sede da Controladora da Corsan, em Porto Alegre.

Durante o encontro com a gerente institucional Renata Rohde, foi tratado sobre uma nova gestão de fiscalização da Prefeitura aos serviços prestados pela Corsan ao Município. Na ocasião, apresenta plano de fortalecimento de fiscalização, tendo sido estabelecido os indicadores e metas para a prestação de serviços da Corsan.

“O importante na ação é apresentar imediatamente melhoras no atendimento à população do Município, criando um canal facilitador de demandas”, comenta o secretário Guilherme Haygert. O plano propõe reuniões semanais de alinhamento, com pautas e metas de qualificação.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques