Conecte-se conosco

header-top


 






 

19/05/2025
 

Geral

Depressão e violência escolar são discutidas em Semana da Juventude

Redação

Publicado

em

De acordo com matéria divulgada no site da Prefeitura Municipal, no segundo dia de eventos da Semana da Juventude, foram convidados alunos dos nono anos das escolas do município. Pela manhã, a psicóloga Deise Aquino palestrou sobre “Depressão de jovens em tempos de Pandemia”.

“É importante que os jovens saibam reconhecer os sintomas. Cerca de 18% da população vai apresentar sintomas de depressão em algum momento da vida. A depressão é séria, interfere na vida diária da gente, na rotina da família, na vida escolar. E a gente sabe que, às vezes, os pais não acreditam na existência da depressão, então é importante que os adolescentes estejam cientes. A depressão existe e precisa ser tratada”, lembrou Deise.

Bullying e violência de gênero

Na parte da tarde, a delegada Tatiana Bastos palestrou sobre “Combate e Prevenção à violência contra a juventude”. Foram abordados temas como bullying, violência de gênero, violência escolar e práticas e manifestações discriminatórias.

“Precisamos falar sobre conflito e violência, não são sinônimos. O problema é quando a gente resolve o conflito com violência. Conflitos não são negativos, pelo contrário, nós evoluímos como sociedade porque somos diferentes. Só somos iguais perante a lei. E, quando duas pessoas pensam diferente, pode haver brigas, mas como resolvo uma divergência na escola? Nas escolas temos entendimentos diferentes, no convívio social. Essa é a reflexão que a gente quer trazer aqui, os jovens passam por conflito e divergência e nem por isso precisa ser violento”, concluiu a delegada.

Participaram das palestras as escolas EMEF Professora Nancy Pancera, EMEF Prefeito Edgar Fontoura, EMEF Irmão Pedro, EMEF Farroupilha, EMEF Ceará, EMEF Rio de Janeiro e EMEF Ministro Ruben Carlo Ludvig.

Para a secretária da Coordenadoria da Juventude, Maria Eduarda Moreira, além das ações de promoções e apresentações artísticas e culturais, o período irá possibilitar o debate de temáticas de políticas sociais que são sensíveis para o momento.

A programação completa da 15ª Semana da Juventude pode ser conferida no site https://www.canoas.rs.gov.br/semanadajuventude.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo do Estado e Prefeitura de Canoas se reúnem para tratar sobre obras contra cheias

Redação

Publicado

em

Governo do Estado e Prefeitura de Canoas se reúnem para tratar sobre obras contra cheias

Em reunião realizada na sexta-feira, 16, representantes da Prefeitura de Canoas e do Governo do Estado, discutiram o andamento dos projetos de proteção contra cheias no município.

Segundo o Prefeito de Canoas, Airton Souza, o encontro teve como objetivo acelerar o processo de financiamento estadual para as obras já existentes, essenciais para a segurança da população canoense.

Já a secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura,

“tivemos uma reunião muito produtiva, com a equipe da Secretaria de Projetos e de Obras, entregamos relatórios técnicos com todo o projeto da obra dos diques. Constatamos que todas as exigências do Estado estão sendo seguidas e até o dia 15 de junho acontecerá o repasse do recurso para as obras.”

Além disso, o secretário adjunto de Projetos e Captação de Recursos, Engenheiro Maurício da Rocha também comenta que:

“um dos pontos que o Estado nos cobrou é que se a nossa premissa de ante-projeto está correta, nos exigiram um estudo hidrodinâmico e hidrológico e por isso contratamos duas empresas que apresentaram esses estudos comprovando as nossas premissas de projeto.”

O apoio financeiro será viabilizado por meio do programa Fundo a Fundo Reconstrução, integrante do Plano Rio Grande, iniciativa estadual para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo mais resiliente frente aos eventos climáticos.

Para acessar os recursos, a Prefeitura de Canoas está cumprindo as seguintes etapas:

  • Qualificação técnica das propostas;
  • Consulta das propostas técnicas ao Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática;
  • Envio de documentação formalizando a solicitação de acesso aos recursos do Fundo a Fundo;
  • Aprovação pelo Comitê Gestor do Funrigs.

Os projetos em andamento incluem a manutenção e reconstrução de diques, casas de bombas e estruturas auxiliares de proteção. Desde fevereiro deste ano, o município e o Estado mantêm diálogo constante para viabilizar as obras, que são fundamentais para prevenir novos alagamentos e garantir a segurança da população.

Continuar a ler

Geral

Mais de 400 atendimentos na primeira edição do Prefeitura na Tua Casa neste sábado, 17

Redação

Publicado

em

Mais de 400 atendimentos na primeira edição do Prefeitura na Tua Casa neste sábado, 17

Aconteceu no sábado, 17, a primeira edição do Prefeitura na Tua Casa, na Praça Imaculada, no bairro Rio Branco, das 9 às 13 horas.

Ao longo da manhã, diversos serviços e atendimentos ao cidadão canoense foram oferecidos, com foco de levar até a casa do cidadão os serviços mais procurados: Programa Habita Canoas, com aluguel social e compra assistida, regularização fundiária e laudos da enchente, Minha Casa, Minha Vida; serviços de saúde como vacinação, farmácia popular aberta, testes rápidos, ações contra a dengue e zika vírus; Assistência Social Tá na Área, com CadÚnico e atestado para isenção na emissão de certidões, além de doação de livros, distribuição de mudas, Banco de Oportunidades e entre outros. Ao total, mais de 400 atendimentos foram realizados aos canoenses.

De acordo com a gestão municipal, a ação é realizada sem gastos públicos, apenas com estrutura própria e sem investir nenhum centavo a mais. O projeto será realizado em todos os bairros da cidade, em pontos diferentes, a cada 15 dias. Neste espaço, os moradores poderão levar suas demandas e encaminhar solicitações para a Prefeitura.

Segundo o Prefeito de Canoas, Airton Souza:

“Está sendo muito satisfatório estar aqui no bairro Rio Branco atendendo a população, essa primeira edição está provando que as próximas serão um sucesso. Eu estive nas ruas conversando com a população e percebi a importância que é trazer os serviços para próximo da comunidade, por isso ainda teremos muitas outras edições do Prefeitura na Tua Casa.”

Além disso, durante o ato, foi assinado o termo de fomento entre o Município de Canoas e a Associação Rede Divina Providência de Ação Social e Cidadania, com o objetivo de financiar, através do Fundo Municipal da Criança e Adolescente (FMDCA), o projeto “Reconstruindo Sonhos”, que visa a aquisição de equipamentos para realização de oficinas, fortalecendo os vínculos comunitários e sociais.

Continuar a ler

Geral

MEIs têm até dia 31 de maio para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional

Redação

Publicado

em

MEIs têm até dia 31 de maio para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional

O Microempreendedor Individual (MEI) deve apresentar, até 31 de maio de cada ano, a Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI), relativa ao ano anterior. A declaração deve ser enviada mesmo que a empresa não tenha tido faturamento durante o ano.

Entregar a declaração de faturamento em atraso gera “Multa por Atraso na Entrega da Declaração – MAED”. A multa é de 2% x o número de meses em atraso. Caso o percentual encontrado seja superior a 20%, a multa será fixada em 20%, pois este é o percentual máximo aplicável.

Aplica-se a redução de 50% para entrega espontânea e, caso o valor seja inferior a R$ 50,00, o valor da multa será de R$ 50,00, pois este é o valor mínimo. Caso extrapole o limite permitido de faturamento do MEI, será preciso buscar o apoio de um(a) profissional de contabilidade e realizar seu desenquadramento do regime do MEI, pois a empresa passará a recolher impostos como Simples Nacional.

Caso não entregue a DASN-SIMEI, o CNPJ poderá ser declarado inapto por omissão de declarações, e isso poderá restringir o uso do seu CNPJ. Na hipótese de extinção do CNPJ MEI, a DASN-Simei relativa à situação especial deverá ser entregue até o último dia do mês de junho, quando o evento de extinção ocorrer no primeiro quadrimestre do ano-calendário ou no último dia do mês subsequente ao do evento, nos demais casos.

Para os interessados, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) disponibiliza a Sala MEI para auxiliar e orientar sobre as obrigações, pendências e direitos dos empreendedores individuais de Canoas, na sede da SMDEI, Rua Doutor Barcelos, 969, Centro.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques