Saúde
Pronto Socorro de Canoas promove visitas virtuais a internados em UTIs

O Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), referência em trauma para 137 municípios, aderiu às chamadas de vídeo como meio de manter as visitas de familiares aos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A iniciativa é realizada por profissionais do Serviço de Psicologia e visa, ainda, o equilíbrio emocional de quem se encontra em um momento de tamanha fragilidade.
“Ela é tudo para mim. Por mais que a situação seja grave, ver com meus próprios olhos que minha mãe está sendo bem cuidada alivia um pouco a saudade e me conforta”, relata a moradora do bairro Santo Operário, Elisângela Maria da Silva. Devido à proximidade de sua casa com o hospital, além de acompanhar o quadro clínico da paciente por telefone, ela agenda uma ou duas visitas por semana. A canoense avalia como positivo o suporte psicológico oferecido pela equipe durante os encontros virtuais. “As gurias são muito prestativas, atenciosas e isso faz toda a diferença para a gente que sente um vazio com a ausência de minha mãe”, conclui.
De acordo com a psicóloga e uma das idealizadoras do serviço, Carla Joseane Branco, as visitas foram amplamente aceitas pela instituição e são um sucesso por reduzir o sofrimento emocional do público. Afinal, trata-se de uma oportunidade para enviar mensagens e afetos a quem está batalhando pela vida. “Naturalmente, estar longe de quem se ama gera ansiedade, angústia e, se não tratarmos com cuidado, pode ocasionar um trauma psíquico. Nós trabalhamos para que o familiar saia daqui com a certeza de que seu amor está sendo tratado e recebendo o melhor cuidado possível da equipe”, revela.
Como as visitas ocorrem
O fluxograma das visitas virtuais inicia com a coordenação das UTIs que lista as internações em uma planilha e a remete ao Serviço de Psicologia. A psicóloga realiza o contato telefônico com o responsável e agenda o encontro virtual. O interessado se desloca até a sala de psicologia no hospital, onde faz a videochamada com suporte emocional do psicólogo, considerando a singularidade do adoecimento do paciente e da estabilidade emocional do familiar no momento da visita.
Saúde
Hospital Nossa Senhora das Graças promove mutirão de colonoscopias a partir do dia 26

O mutirão será realizado sempre aos sábados e domingos. De acordo com a diretora geral do hospital, Daniela Oliveira, serão 30 procedimentos por fim de semana. O objetivo é chegar a 500 exames realizados dentro do mutirão.
“Temos em fila, hoje, mais de 2 mil pacientes. Alguns aguardando há mais de cinco anos”, relata Daniela. “Nosso compromisso é entregar aos pacientes o atendimento que eles merecem.” Pacientes já estão sendo contatados para a marcação dos seus exames.
Saúde
A partir desta segunda-feira, 14, UPA do Idoso em Canoas tem novo horário de atendimento

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Idoso está funcionando com novo horário a partir desta segunda-feira, 14. A unidade, que fica na Rua Brasil, 438, no Centro, realiza atendimentos de urgência e emergência das 8 às 17 horas, de segunda a sábado.
A UPA do Idoso é referência em atendimento humanizado de urgência e emergência para pessoas com 60 anos ou mais em Canoas. O local também oferece a realização de testes rápidos de hepatite B e C, covid, HIV, sífilis e dengue conforme critérios de disponibilização.
“Nesta unidade nós conseguimos fazer testes rápidos com os protocolos assistenciais e alguns tipos de procedimentos, como curativos, sonda vesical de demora, sonda vesical de alívio”, relata o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde, Gustavo Corrêa. “A unidade fica aberta de segunda a sábado com toda a equipe pronta para receber os nossos pacientes.”
Centro de Referência do Idoso
No mesmo endereço, na Rua Brasil, 438, no Centro, também funciona o Centro de Referência do Idoso. Os atendimentos do centro de referência ocorrem a partir de encaminhamentos de pacientes idosos de outras unidades de saúde do Município para consultas com os profissionais no local.
“As unidades de saúde dos bairros realizam o primeiro atendimento do paciente e marcam a consulta no Centro de Referência do Idoso conforme os critérios de encaminhamento”, explica o o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde, Gustavo Corrêa. O Centro de Referência do Idoso funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Saúde
Unidade de saúde Mathias Velho passa a atuar como retaguarda da UPA Liberty com hotário estendido até 22 horas

Horário estendido
“Essa ampliação de horário visa atender os munícipes de Canoas e fortalecer a assistência à saúde durante o período de baixas temperaturas, com foco em síndromes respiratórias e outras doenças típicas do inverno”, explica a secretária adjunta da Atenção Primária e Especializada da Secretaria Municipal da Saúde, Fernanda Varnier Seminoti.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a equipe da unidade Mathias Velho, para o período de atuação como retaguarda da UPA, é composta por dois médicos, duas enfermeiras, três técnicos de enfermagem, um profissional de higienização e um recepcionista.
Medida integra ações do Município recomendadas pelo Programa Inverno Gaúcho
- Executivo1 semana atrás
Novo Centro Administrativo de Canoas vai integrar secretarias e prevê economia de R$ 8 milhões por ano
- Saúde1 semana atrás
Unidade de saúde Mathias Velho passa a atuar como retaguarda da UPA Liberty com hotário estendido até 22 horas
- Sem categoria1 semana atrás
Estão abertas as inscrições para mais de 400 cursos online gratuitos oferecidos pelo IFRS
- Geral1 semana atrás
Comissão da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do RS promovem seminário sobre impacto do assoreamento dos rios nas enchentes do RS
- Comunidade1 semana atrás
Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia no sábado, 12
- Habitação1 semana atrás
Canoas anuncia construção de 1,5 mil moradias populares para afetados pela enchente
- Geral1 semana atrás
Mulheres são 79% dos inscritos para programa CNH Social; sorteio é dia 17 de julho
- Comunidade1 semana atrás
Mais um lote de beneficiários recebe apoio financeiro do programa Volta por Cima