Geral
ProUni divulga resultado da 1ª chamada nesta terça-feira, 18

O resultado da 1ª chamada do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni) vai ser disponibilizado no site do programa a partir das 15h desta terça-feira, 18 de junho. Os candidatos contemplados com as bolsas terão até o dia 25 de junho para confirmar as informações junto às instituições de ensino.
A segunda edição de 2019 do ProUni contabilizou 797.615 inscrições, o que representa o número de vezes que candidatos registraram o interesse em participar de algum curso ofertado na seleção.
Se for levar em conta o número de pessoas que se inscreveram no sistema, este chega a 417.102 inscritos. O resultado da segunda chamada ficará disponível em 2 de julho. Neste caso, os requisitantes devem apresentar a comprovação das informações até 8 de julho.
Quem não conseguir uma bolsa nas duas chamadas pode ainda tentar uma vaga remanescente na lista de espera, que será divulgada entre 15 e 16 de julho. Os resultados serão divulgados em 18 de julho.
Público – Podem ter acesso às bolsas os estudantes que tiverem feito ao menos 450 pontos na média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 e não ter zerado a redação. Além disso, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal entre 1,5 e 3 salários mínimos.
Nesta edição, foram ofertadas 68.087 bolsas integrais (100%) e para quem tem renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas de 50%, foram mais 101.139 no total. Nesse caso, é para estudante com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos.
Condições – Além da renda comprovada e a média de nota do Enem 2018, o candidato não deve possuir diploma de ensino superior e preencher, pelo menos, uma dessas condições:
– ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
– ser pessoa com deficiência;
– ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não há restrição de renda.
Documentação – Também nesta terça-feira, 18, se inicia o prazo para a comprovação de informações da 1ª chamada. No processo, o estudante deve apresentar original e cópia dos seguintes documentos:
– documento de identificação próprio e dos demais membros do grupo familiar;
– seu comprovante de residência e dos membros do grupo familiar;
– comprovante de separação ou divórcio dos pais ou certidão de óbito;
– comprovante de rendimentos individual e dos integrantes de seu grupo familiar;
– cópia de decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pública determinando o pagamento de pensão alimentícia, caso esta tenha sido abatida da renda bruta de membro do grupo familiar;
– comprovantes dos períodos letivos referentes ao ensino médio cursados em escola pública, quando for o caso;
– comprovante de bolsa de estudo integral durante os períodos letivos referentes ao ensino médio, cursados em instituição privada, emitido pela respectiva instituição, quando for o caso;
– comprovante de efetivo exercício do magistério na educação básica pública integrando o quadro de pessoal permanente da instituição, quando for o caso;
– laudo médico atestando a espécie e o grau da deficiência, quando for o caso, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID;
– quaisquer outros documentos que o coordenador do ProUni eventualmente julgar necessários à comprovação.
Para validar a conclusão do ensino médio, o estudante poderá apresentar certificado com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou dos exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.
A comprovação de informações deve ser feita até 25 de junho. E vale lembrar que é responsabilidade do candidato observar o local, a data e o horário de atendimento e processo seletivo da instituição.
Geral
Canoas lança Portal da Reconstrução com transparência total nas obras pós-enchente

A Prefeitura de Canoas deu um passo importante rumo à transparência e a reconstrução da cidade com o lançamento do Portal da Reconstrução, uma plataforma digital de código aberto e custo zero desenvolvida pela equipe da Secretaria de Comunicação. O objetivo é garantir o acesso livre e claro às informações sobre os investimentos e o andamento das ações realizadas após a enchente histórica que atingiu o Município.
O portal reúne uma série de dados detalhados sobre as frentes de trabalho em andamento, com acompanhamento fotográfico das obras, valores investidos e status em tempo real apresentado em infográfico e porcentagem de execução para que a população possa acompanhar cada passo da reconstrução da cidade com transparência e facilidade. Além disso, a plataforma conta com um canal direto de comunicação entre o cidadão e a Prefeitura, onde é possível esclarecer dúvidas sobre as obras e ações em execução. A ferramenta reforça o compromisso do Município em manter um diálogo aberto e constante com a comunidade.
O prefeito Airton Souza destacou a importância da iniciativa ser amplamente divulgada para que toda a população tenha conhecimento sobre o restabelecimento da cidade após a enchente de 2024.
“Nosso objetivo é trocar a frase ‘Canoas é uma cidade em reconstrução’ por ‘Canoas é uma cidade reconstruída’.” O vice-prefeito Rodrigo Busato ressaltou a agilidade do Município em se reconstruir. “Canoas já é a cidade mais avançada do Estado na reconstrução e, agora, também será a cidade mais bem informada sobre o tema.”
O secretário municipal de Comunicação, Edson Gandolfi, enfatizou o compromisso da gestão com a transparência:
“quero destacar a transparência que Canoas vem tendo, e isso faz parte do compromisso dessa administração”.
Ele explicou que a inspiração para a plataforma veio de sites de construtoras:
“Queríamos ainda mais transparência em relação às reformas, então criamos um site para mostrar o passo a passo de todas as obras que vão reconstruir Canoas.”
O secretário municipal de Obras e Reconstrução, Guido Bamberg, ressaltou a evolução positiva das obras de proteção da cidade.
“Canoas será a primeira cidade do Rio Grande do Sul a concluir suas obras.”
Geral
Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas

O Procon de Canoas, a Vigilância Sanitária, a Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e a Guarda Municipal realizaram, na manhã desta terça-feira, 14, uma operação de fiscalização em mercados e lojas de bebidas da cidade. A ação teve como foco principal verificar a procedência e as condições de comercialização de bebidas alcoólicas, além de inspecionar alimentos.
A operação foi motivada pelo recente caso suspeito de intoxicação por metanol registrado em Canoas. Ao todo, quatro estabelecimentos foram fiscalizados. Em um deles, foram apreendidas cerca de 40 garrafas de bebidas alcoólicas por descaminho, ou seja, por não possuírem comprovação de importação legal ou pagamento dos devidos impostos.
O proprietário do local foi nomeado fiel depositário, procedimento legal que o torna responsável pela guarda dos produtos até que a investigação seja concluída. Esse termo significa que o comerciante deve manter as mercadorias sob sua custódia, sem poder utilizá-las, vendê-las ou descartá-las, até decisão das autoridades competentes.
A Delegacia de Polícia será oficialmente comunicada sobre a ocorrência para dar continuidade às apurações. De acordo com os órgãos municipais envolvidos, ações integradas como essa são fundamentais para garantir a segurança dos consumidores e coibir práticas ilegais que colocam em risco a saúde da população.
Geral
Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses

Desde segunda-feira, 13, até sexta-feira, 17, canoenses podem conferir a exposição “Leveza em Tons de Rosa”, promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), por meio da Diretoria da Mulher, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas (LFCC).
A mostra poderá ser visitada na Prefeitura de Canoas, das 9h às 17h e reúne fotografias de mulheres que vivenciaram o processo de diagnóstico do câncer de mama, em diferentes momentos da jornada de tratamento e cura.
A exposição dá visibilidade a histórias reais de coragem, resiliência e superação, destacando mulheres que enfrentaram o câncer com determinação e esperança. Entre elas estão Zilma Biasuz, presidente de honra da LFCC e curada desde 2020; Maria Delourde dos Santos, aposentada e também curada; Ivone Melânia Frare, professora em tratamento oncológico de pulmão desde 2023; Lucia Elisabeth Colombo, professora e atual secretária de Educação, em tratamento oncológico de mama desde 2023; e Marilene Rocho Neumann, empresária em tratamento oncológico de mama desde 2020.
Mais do que um tributo às mulheres retratadas, a iniciativa busca sensibilizar a comunidade sobre a importância do autocuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce. A ação integra as atividades do Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama.
- Animais5 dias atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Sem categoria4 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Educação4 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Geral1 semana atrás
Unilasalle concede título de Doutora Honoris Causa à jornalista Míriam Leitão
- Gastronomia7 dias atrás
Inscrições abertas food trucks que irão participar da Corrida Outubro Rosa 2025
- Geral6 dias atrás
Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas
- Cultura1 semana atrás
BRDE participa de reunião com Ancine e RioFilme para fortalecer integração na gestão do Fundo Setorial do Audiovisual
- Saúde5 dias atrás
Nova lei garante reconstrução mamária pelo SUS e Planos de Saúde