COVID-19: Casos de infectados voltam a crescer significativamente e duas escolas suspendem aulas

Foto: Tony Capellão

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Canoas, nos últimos dias, o número de testes positivos aumentou significativamente. Na segunda-feira, 2 de maio, foram registrados 48 novos casos da doença. Nesta segunda, 9, o registro diário foi de 194.

Quem passa pelos centros de testagem da cidade também nota o aumento das filas.

Duas escolas interrompem aulas

Nesta terça-feira, 10, a Secretaria Municipal da Educação de Canoas informou que, diante dos casos de Covid-19 na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Paulo I, localizada no Bairro Harmonia, as aulas presenciais estavam suspensas até quinta-feira, 12, podendo ser prorrogada até sexta-feira, 13, como medida de segurança e passado o período de quarentena dos professores positivados.

Conforme orientação, todas as medidas sanitárias foram tomadas. A suspensão das atividades na escola se deve à necessidade de isolamento dos profissionais e a sanitização de toda a instituição. Ao total, 16 servidores da escola positivaram para a Covid-19. Os demais servidores continuam cumprindo as atividades pedagógicas e os alunos com ensino remoto.

Todos os professores e estudantes que tiveram contato estão sendo monitorados e acompanhados pela Secretaria Municipal da Saúde.

Gabinete de Crise

Na tarde desta quarta-feira, 11, o governador Ranolfo Vieira Júnior coordenou a reunião do Gabinete de Crise desta quarta-feira, de acordo com informações da assessoria de imprensa do governo do Estado, que terminou sem emissão de Alertas ou Avisos no Sistema 3As de Monitoramento, responsável pelo gerenciamento da pandemia no Rio Grande do Sul. É a nona semana sem Alertas ou Avisos no Estado.

Segundo a nota, o Gabinete de Crise teria identificado um leve aumento no número de casos confirmados no Estado. Embora não haja, neste momento, preocupação em relação a internações, o governo do Estado aponta a importância de que a população busque a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Cerca de 79,5% da população residente no RS está com o esquema vacinal primário (duas doses) completo, mas apenas 49,9% tomou a dose de reforço, completando o esquema vacinal.

Até o momento, 93,1% da população vacinável do Estado já recebeu pelo menos uma dose ou dose única; 84,8% está com o esquema primário completo (com a segunda dose ou dose única); e 53,2% das pessoas já receberam três doses do imunizante.

Na última semana, a média móvel de casos confirmados de Covid-19 cresceu em 15%. Com isso, a incidência semanal no Estado é 132,2 casos a cada 100 mil habitantes.

No mesmo período, o número de pacientes internados, entre suspeitos e confirmados, aumentou em 13 –  23 a mais, em leitos clínicos, e 10 a menos, em UTI. No momento, a taxa de ocupação das UTIs do RS é de 67,5%. Houve 44 óbitos na semana, média de 6,3 óbitos por dia.

A média móvel dos últimos sete dias de internados em leitos clínicos, entre suspeitos e confirmados, é de 341. Isso representa uma estabilidade percebida desde 25 de abril, embora exista elevação nos últimos três dias. Já a média móvel do mesmo período de internados em UTIs, entre suspeitos e confirmados, é de 139, o que também evidencia uma estabilidade nas últimas três semanas.

Números em Canoas

Atualmente, 82,75% da população geral do município está com o esquema vacinal completo e o objetivo da Secretaria da Saúde é aumentar ainda mais este percentual.

Desde o início da pandemia, Canoas já registrou 76.979 casos da doença, de 275.874 testes realizados. Ao todo, 73.245 pessoas se recuperaram da doença e 1.804 perderam a vida.

Dos dias 25 a 28 de abril, foram registrados, ao todo, 401 testes positivos. Já nos relatos dos dias 4, 5, 9 e 10 de maio, houve um aumento de cerca de 54%, chegando a marca de 619 casos positivos.

No gráfico abaixo, é possível comparar a variação de casos positivos da última semana de abril com o aumento de casos desta semana.

Números de testes

De acordo com os relatórios dos dias 04, 05, 09 e 10 de maio, foram realizados, ao todo, 2.263 testes em Canoas.  Dos dias 25 a 28 de abril, foram realizados 1.661 testes.

O aumento (do mês de maio em relação a abril) foi de 36,24%.


Onde vacinar

A vacinação em Canoas acontece na Central de Vacinas, de segunda a sexta, das 7h às 19h e aos sábados das 8h às 17h. Também pode ser feita em algumas unidades de saúde, estas, com horários específicos. Acompanhe nas redes sociais e no site da Prefeitura os horários e locais de vacinação e mantenha seu esquema vacinal em dia. Assim você protege a sua saúde e a das pessoas que você ama.

Onde testar

Em caso de suspeita da doença, a orientação é para que realize o teste. O exame pode ser feito gratuitamente na Central de Testagem, localizada na Estação Canoas da Trensurb. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados, das 8h às 17h.

Onde buscar atendimento

Caso apresente sintomas como febre alta, tosse e dores de cabeça, busque atendimento em uma unidade de pronto atendimento. Em Canoas, a UPA Hugo Simões Lagranha (UPA Rio Branco) e a UPA Carlos Giacomazzi (UPA Boqueirão) são referência para atendimentos de sintomas respiratórios, tanto para adultos, como para crianças. As unidades funcionam diariamente, inclusive aos finais de semana, com atendimento 24 horas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here