“MEDO DE FALECER EM CASA”: Família acusa hospital de negligência com idoso que precisa de cirurgia urgente

Arquivo pessoal

Idoso de 76 anos, que precisa de tratamento para câncer, tem pedras nos rins e aneurisma, precisa de cirurgia urgente, segundo recomendações médicas apresentadas pela família, mas está em casa, e já aguarda por atendimento há meses. O nome dele é Zilmar Eilert de Moraes, é morador de Canoas, cadastrado na UBS Boa Saúde (bairro Mathias Velho). Ele também teria histórico de problemas graves no coração.

De acordo com relatos, em setembro de 2021, ele chegou a ser internado para exames no Hospital Universitário, quando teve diagnóstico de Aneurisma em estado avançado, com muitas dores, um tumor, e possivelmente pedras na região da bexiga/rins, mas foi liberado.

Desde lá, ele teria emagrecido mais de 20 kg, possui dificuldade de caminhar, tomar banho e se alimentar devido às fortes dores. Sua companheira, Naurélia Ebeling relata que ele caiu algumas vezes em casa por conta da fraqueza, tendo vertigens. “Tentamos mais de três vezes internação após buscar o posto de saúde sem avanço. Temos medo que venha a falecer em casa sem atendimento”, conta Naurélia.

Arquivo pessoal

Um documento apresentado pela família do idoso mostra uma requisição pedindo urgência na cirurgia com data de 19 de janeiro de 2022, mas ele segue sem tratamento de nenhum dos casos citados para avaliação.

Hospital Universitário não responde

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria do hospital na quinta-feira, 28 de abril, e depois, mais uma vez, nesta terça-feira, 3, mas não obteve resposta sobre o caso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here