Conecte-se conosco

header-top



 




 

16/04/2024
 

Saúde

Covid-19: Hospital Universitário recebe pacientes de Rondônia

Redação

Publicado

em

A cidade de Canoas receberá, nesta terça-feira, 26, 20 pacientes clínicos com Covid-19 vindos de Porto Velho, RO. Os doentes serão enviados para o Hospital Universitário de Canoas. Outros 30 pacientes ficarão em Porto Alegre.

No último sábado, 23, o prefeito da cidade, Hildon Chaves, afirmou que os leitos para pacientes com Covid-19 na capital de RO estão lotados.

“A solidariedade não tem distância nem fronteiras”, resumiu o governador em exercício Ranolfo Vieira Júnior, nas redes sociais.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) organiza uma operação de transferência desde o aeroporto Salgado Filho, na Capital, onde os pacientes devem desembarcar, até os hospitais.

“Somos todos brasileiros, somos todos SUS, que prevê o atendimento a todos os cidadãos. Então, neste sentido, o RS é solidário e se coloca à disposição do Estado de Rondônia para poder recepcionar, tratar e recuperar pacientes Covid”, disse a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

A decisão foi tomada entre a SES e a secretarias municipais das cidades que vão receber os pacientes. “São pacientes clínicos que precisam de oxigênio e de outras demandas. O governo de Rondônia quer se precaver e evitar que esses pacientes acabem na UTI, porque o estado vive uma situação de pré-colapso. Se forem para a UTI, é possível que não recebam atendimento adequado”, explicou o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade.

Os pacientes ocuparão, em princípio, leitos de enfermaria. No entanto, há possibilidade de que o quadro se agrave e eles precisem de leitos de tratamento intensivo. Mesmo assim, o diretor garante que o RS está preparado para receber essas pessoas.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Três novas salas de hidratação entram em funcionamento em postos de Cachoeirinha

Redação

Publicado

em

Com o avanço dos casos de dengue no município, a Secretaria da Saúde de Cachoeirinha colocou em funcionamento mais três salas de hidratação em postos de saúde a partir desta segunda-feira, 15.

A ESF Canarinho, no bairro de mesmo nome, a UBS Otacílio Silveira, na Vila Anair, e a ESF José Ramos, na Granja Esperança, já estão com estrutura montada para fazer o tratamento dos pacientes que estão com a doença. “Segue sendo a orientação principal: se você apresenta febre e mais dois sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima”, alerta a secretária Bianca Breier.

São sintomas da dengue:

  • febre acima de 38 graus constante
  • dor no corpo e articulações
  • dor atrás dos olhos
  • mal-estar
  • falta de apetite
  • dor de cabeça
  • manchas vermelhas no corpo

Além dos postos que começarão a fazer a hidratação nas salas, a UBS Odil e a USB Osvaldo Cruz já fazem os atendimentos. As unidades de saúde funcionam até as 17 horas, a UBS Décio Martins Costa até as 20 horas e o Odil, devido ao decreto de emergência na cidade, até as 22 horas.

Continuar a ler

Saúde

Dia D contra a gripe vacina 3,9 mil pessoas em Canoas

Redação

Publicado

em

No Dia D da vacinação contra a gripe, promovido no sábado, 13, mais de 3,9 mil pessoas foram imunizadas em Canoas, conforme balanço da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A aplicação do imunizante aconteceu em todas as unidades de saúde da cidade.

Do público imunizado, 1.791 foram idosos, 699 crianças, 21 gestantes, sete puérperas, um quilombola e 1.385 de outros grupos prioritários. Clóvis Vargas da Silva, 70 anos, compareceu à Unidade de Saúde CAIC, acompanhado de outros familiares. “A vacina contra a gripe é importante para a nossa saúde. Eu passei na casa do meu cunhado para pegar ele e meu sobrinho para nos vacinarmos. Hoje é sábado e é rapidinho”, disse.

A mobilização fez parte da campanha nacional de imunização, que vai até 31 de maio. Até o fim do prazo, a meta da Prefeitura de Canoas é vacinar 138.447 canoenses que fazem parte dos grupos prioritários, ou seja, idosos com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas; professores; trabalhadores da saúde, entre outros.

Além disso, outras 466 pessoas aproveitaram o sábado, com postos de saúde de portas abertas, para completar o calendário vacinal contra outras doenças.

A vacinação ocorreu também no Prefeitura na Rua, realizado no bairro Niterói, com 85 pessoas imunizadas (31 idosos e os demais de outros grupos prioritários).

Continuar a ler

Nova Santa Rita

Policlínica de Nova Santa Rita deve ter verbas federais para manter atendimento 24 horas

Redação

Publicado

em

Com a presença e apoio da Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, foram aprovadas, na quinta-feira, 11, pautas para a área da saúde de Nova Santa Rita.
A primeira é a habilitação de uma UPA Ampliada porte I, que possibilitará um incremento financeiro federal para a manutenção da Policlínica 24 horas.
A segunda é o aval do estado para a Gestão Plena dos Serviços de Atenção Especializada de Média e Alta Complexidade, que garantirá uma maior eficiência na aplicação dos recursos dessas áreas.
E a terceira é a aprovação de um pedido de Incremento Financeiro de R$ 11 milhões para ampliação do acesso aos serviços de média e alta complexidade à população de Nova Santa Rita. Isso irá possibilitar um avanço nos serviços disponíveis na rede municipal de saúde.
As pautas agora seguirão para habilitação junto ao Ministério da Saúde.
Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm